Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
1º BTT XCO Os Braguinhas - Troféu Manuel Ferreira
Campeonato Regional do Minho de BTT (XCO)

O 1º BTT XCO “Os Braguinhas” - Troféu Manuel Ferreira, disputado em Padim da Graça (Braga), definiu as classificações finais do Campeonato Regional do Minho de BTT XCO. Os Campeões do Minho de 2011 são:  Rúben Nunes (elites), Ilda Pereira (femininos), Aurélio Reis (veteranos A), Mário Fernandes (veteranos B+C), Diogo Figueiredo (juniores), João Santos (cadetes), Rui Pereira (juvenis), Miguel Sousa (infantis), JUM / Sanipóvoa / Bike Seven (equipas) e CRC / Planicosta / Bikeworld (equipas - escolas).

Organizado em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação de Cicloturismo BTT Os Braguinhas, o 1º BTT XCO Os Braguinhas - Troféu Manuel Ferreira registou a participação de cerca de duas centenas de atletas.
Na presença de bastante público, a 11ª e última prova do Campeonato Regional do Minho de BTT XCO, definiu as classificações finais da competição, entre as quais os vencedores dos escalões de juniores, cadetes e juvenis já que os restantes títulos regionais estavam decididos à partida.

 

Na categoria de Juniores, José Dias (Casa do Povo da Retorta), conseguiu em Braga a primeira vitória no regional do Minho, apesar da sua prestação ao longo da época lhe ter valido o segundo lugar na classificação final e ter adiado a atribuição do título até a última prova. Diogo Figueiredo (JUM/Sanipóvoa/BikeSeven) sagrou-se Campeão Regional do Minho em juniores depois de garantir o segundo lugar em Padim da Graça, enquanto Daniel Anes (Rompe Trilhos c. BTT) concluiu a prova na terceira posição. Na geral do Campeonato, Diogo Figueiredo terminou em primeiro, José Dias em segundo e Carlos Leal (JUM / Sanipóvoa / Bike Seven) em terceiro.

 

Em Veteranos A, Aurélio Reis (Creixomil – Bike Zone – Pestronix) , com o título de Campeão minhoto desde a prova de Creixomil, terminou o Campeonato com mais uma vitória, deixando Carlos Rocha (Saertex Portugal – Bicicletas Lavarinhas) em segundo e Jorge Sousa (Joane BTT/Trilhos Bike) em terceiro. Na classificação final, atrás de Aurélio Reis classificaram-se Hugo Castro (Rodabike / Centro Ciclista de Gondomar) e Carlos Rocha (SAERTEX Portugal - Bicicletas Lavarinhas).

 

Nos veteranos B+C, Rui Lavarinhas (Saertex Portugal – Bicicletas Lavarinhas), Campeão Nacional de BTT XCO e XCM, regressou às provas do regional minhoto e para averbar nova vitória, deixando nas posições seguintes Rodolfo Lopes (ASC – Bravus Curas) e António Passos (Rompe Trilhos C BTT). Mário Fernandes (Rodabike / Centro Ciclista de Gondomar) - que tinha garantido o título regional na prova de Joane -  ficou em 9º lugar na última prova , acompanhando-o no pódio da classificação geral final do campeonato dois atletas da JUM / Sanipóvoa / Bike Seven, João Araújo e Abel Machado, respectivamente, Vice-Campeão Regional e terceiro classificado.

 

Ilda Pereira (BTT Torcatense Liberty Seguros), com o título de Campeã do Minho revalidado desde a prova de Góios, voltou a vencer, relegando para a segunda posição a Campeã Nacional de juniores Joana Monteiro (Escola Famalicão BTT), enquanto Ana Vale (Team Oliveira/Lapierre/Mavic) terminou no terceiro lugar. Em femininos, o Campeonato terminou com Ilda Pereira (BTT Torcatense Liberty Seguros) em primeiro, Ana Vale (Team Oliveira / Lapierre / Mavic) em segundo e Tânia Lima (BTT Torcatense Liberty Seguros) em terceiro.

 

Nos Cadetes, João Santos (N.D. Travanca/Bicicletas Andrade) voltou a vencer e só na última prova conseguiu conquistar o titulo de Campeão do Minho, enquanto Fábio Abreu (JUM/Sanipóvoa/BikeSeven) foi segundo classificado e José Teixeira (Lousada BTT/Gémeos Ferreira/Bike4you) encerrou o pódio. Tiago Amorim (SAERTEX Portugal - Bicicletas Lavarinhas) terminou o campeonato em segundo e Mário Barroso (JUM / Sanipóvoa / Bike Seven) em terceiro.

 

Nos escalões de Escolas, Rui Pereira (ND Travanca/Bicicletas Andrade), com a vitória conseguida na última prova conquistou o título minhoto, enquanto o seu colega de equipa Rui Sousa, com o segundo lugar em Padim da Graça, conseguiu terminar o campeonato na terceira posição. João Antunes (CRC/Planicosta/BikeWorld), terceiro na última prova, confirmou o segundo lugar da classificação geral.

 

Em Infantis, Miguel Sousa (CRC/Planicosta/BikeWorld) , que já tinha revalidado  o título de campeão minhoto na prova de Góios, conseguiu mais um triunfo da derradeira prova. Nelson Pereira (BTTeatro – ATC) voltou a ser segundo classificado e João Batista (Joane BTT/Trilhos Bike) foi terceiro, confirmando idênticas classificações na geral do campeonato.

 

Na categoria de Promoção, Hugo Costa (Vez Bike Team), José Carneiro (ASC – Bravus Curas) e Hélder Braga (Matias & Araújo /ACR Roriz BTT) ocuparam as três prodições do pódio.

 

Colectivamente a grande vencedora do 1º BTT XCO Os Braguinhas - Troféu Manuel Ferreira foi a formação da Saertex Portugal – Bicicletas Lavarinhas que terminou o Campeonato do Minho na quarta posição. Partindo para a última prova com o título regional garantido, a equipa JUM/Sanipóvoa/BikeSeven foi terceira classificada em Braga, ficando em segundo o Team Oliveira/Lapierre/Mavic. Nas contas finais do Campeonato, atrás da JUM / Sanipóvoa / Bike Seven ficaram o Team Oliveira / Lapierre / Mavic e o BTT Torcatense Liberty Seguros.
Na classificação colectiva de Escolas, a CRC/Planicosta/BikeWorld obteve novo triunfo, relegando novamente para a segunda posição a formação da Escola Famalicão BTT e para o terceiro a Joane BTT/Trilhos Bike, coincidindo esta com a classificação final do Campeonato Regional do Minho de BTT XCO.

 

O 1º BTT XCO Os Braguinhas - Troféu Manuel Ferreira teve o apoio da Câmara Municipal de Braga, Junta de Freguesia de Padim da Graça, António Peixoto Dias & Cª., Lda., Aurélio Correia Ferreira & Filhos, Lda., ASR, JOS, Electrograça, Jotinfor, Sapataria Lucy, Avia, Reclamos VitóriaCision e da Bike Magazine (revista oficial do Campeonato Regional do Minho de BTT).
 

Os prémios finais e as camisolas de Campeões Regionais (Troféu Revelações ACM e dos Campeonatos Regionais do Minho de BTT - XCO, DHI e XCM), serão entregues na Gala de Encerramento da Época desportiva agendada para o dia 26 de Novembro, em Viana do Castelo, numa iniciativa em que também serão homenageados pela ACM os atletas minhotos que se sagraram Campeões Nacionais em 2011. 
Depois de Guimarães e de Fafe, será agora a vez de Viana do Castelo acolher a Gala de Encerramento da época desportiva da Associação de Ciclismo do Minho, estando a iniciativa programada para o auditório Professor Lima de Carvalho (Praça General Barbosa, Viana do Castelo). O programa da Gala incluirá vários momentos de animação e a entrada é livre (até ao limite da capacidade do espaço).

Xdoc patrocina Campeonato Regional do Minho de BTT - XCO de 2012

A Xdoc será a patrocinadora do Campeonato Regional do Minho de BTT - Cross Country de 2012, na sequência de um acordo estabelecido com a Associação de Ciclismo do Minho (ACM). A Xdoc é concessionária exclusiva Xerox no Minho.


A Xdoc, concessionária exclusiva Xerox no Minho, comercializa equipamentos de escritório, nomeadamente, impressoras e multifuncionais, soluções de impressão e consumíveis.

Em 2012 a competição organizada pela ACM assumirá a designação oficial de "Campeonato Regional do Minho de BTT XCO - Xdoc".

“O desporto representa e promove princípios e valores nobres que a Xdoc assume na sua actuação quotidiana e o Campeonato Regional do Minho de BTT é uma competição prestigiada, com impacto na comunidade e impulsionador da prática desportiva salutar”, justifica Rui Sol da Silva, da Xdoc, o apoio ao campeonato da ACM.

Com escritórios em Guimarães e Braga, a concessionária exclusiva Xerox no Minho actua exclusivamente no mercado empresarial, acompanhando em permanência a evolução das novas tecnologias e procurando corresponder às necessidades do mercado, antecipando ofertas e soluções.

A Xdoc esteve no início de vários grandes projectos - como a criação do Xerox PrintExpress, e a solução para a área médica de imagiologia XMIS – e assume preocupações sociais e ambientais que permitem reduzir até 90% os resíduos, como são os caso da gama de equipamentos Xerox Colorqube e os consumíveis de tinta sólida.

Centrando a sua actuação em equipamentos de grande produção, equipamentos A4 e A3, consumíveis originais compatíveis, software de impressão e serviço de pós-venda, a Xdoc proporciona soluções que estabelecem boas relações entre a qualidade e o preço.

A Xdoc é concessionária exclusiva no Minho da Xerox, uma multinacional americana, fundada em 1906. Líder mundial nas tecnologias de informação e documentação, a Xerox está presente em mais de 30 países e foi pioneira no sistema de impressão e cópia (no Brasil chama-se “Xerox” à cópia), apostando constantemente na inovação e evolução através do investimento em centros de investigação e desenvolvimento.

A última e decisiva prova do Campeonato Regional do Minho de BTT XCO de 2011 será disputada no dia 16 de Outubro em Padim da Graça (Braga). Denominada 1º BTT XCO Os Braguinhas - Troféu Manuel Ferreira a prova definirá as classificações finais do Campeonato do Minho de BTT Cross Country.

O 1º BTT XCO Os Braguinhas - Troféu Manuel Ferreira integrará provas para as categorias de infantis, juvenis, femininos, cadetes, promoção, juniores, seniores e veteranos.
Organizado em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cicloturismo BTT Os Braguinhas, o programa inclui um período para treinos entre as 10 e as 13h00. Pelas 13h30 terão início as provas para as categorias de infantis, juvenis, cadetes, femininos e promoção. Os atletas das categorias de juniores, seniores e veteranos começarão a competir às 15h00. A cerimónia protocolar está marcada para as 17h00.
O 1º BTT XCO Os Braguinhas - Troféu Manuel Ferreira tem o apoio da Câmara Municipal de Braga, Junta de Freguesia de Padim da Graça, António Peixoto Dias & Cª., Lda., Aurélio Correia Ferreira & Filhos, Lda., ASR, JOS, Electrograça, Jotinfor, Sapataria Lucy, Avia, Reclamos VitóriaCision e da Bike Magazine (revista oficial do Campeonato Regional do Minho de BTT).
Após a disputa de dez provas, será o 1º BTT XCO Os Braguinhas - Troféu Manuel Ferreira a definir as classificações finais do competitivo Campeonato Regional do Minho de BTT XCO de 2011.
Recorde-se, entretanto, que os prémios finais e as camisolas de Campeões Regionais (Troféu Revelações ACM e dos Campeonatos Regionais do Minho de BTT - XCO, DHI e XCM), serão entregues na Gala de Encerramento da Época desportiva agendada para o dia 26 de Novembro, numa iniciativa em que também serão homenageados pela ACM os atletas minhotos que se sagraram Campeões Nacionais em 2011.