Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
3º BTT-XCO / Joane BTT
Campeonato Regional do Minho de BTT (XCO)

Ruben Nunes (Team Oliveira/Lapierre/Mavic) venceu de forma categórica o 3º BTT XCO de Joane, reforçando a conquista do título de Campeão Regional do Minho que já tinha garantido na prova anterior. Quando falta disputar apenas uma prova e algumas classificações finais continuam por definir, Mário Fernandes garantiu em Joane a vitória no Campeonato minhoto em veteranos B+C.
O 3º BTT XCO de Joane, organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Clube de Cicloturismo Joane BTT, estreou um circuito de BTT nas imediações do Centro Hípico de Joane (Vila Nova de Famalicão), local que se revelou com excelentes condições para a prática da modalidade e que futuramente poderá acolher novas actividades.
Disputado por cerca de 130 atletas, o 3º BTT XCO de Joane registou a presença de muito público, tendo-se também associado à iniciativa diversas individualidades, destacando-se a presença de Leonel Rocha (Vereador da Educação e Desporto da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão), Ângela Oliveira (membro do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Ciclismo) e representantes da Junta de Freguesia e do Centro Hípico de Joane.

Na corrida de elites, Ruben Nunes (Team Oliveira/Lapierre/Mavic) - apesar de alinhar à partida com a conquista do título regional garantida - não esteve com veleidades e impôs-se de forma a conseguir a quinta vitória no campeonato. Em Joane, na disputa da décima prova do regional minhoto de BTT Cross Country, András Herczog (AMVE - Garantir Norte) foi o segundo classificado em elites e Francisco Azevedo (Escola Famalicão BTT) o terceiro.

Na categoria de Juniores, Diogo Figueiredo (Vice-Campeão nacional de BTT XCO em 2011, Campeão Regional do Minho em 2010 e 77º nos Mundiais de BTT) não conseguiu garantir em Joane a liderança definitiva da classificação geral. O atleta da JUM/Sanipóvoa/BikeSeven foi o terceiro classificado, ficando a apenas um ponto de garantir a vitória final. Carlos Leal (JUM/Sanipóvoa/BikeSeven) foi o vencedor do 3º BTT XCO de Joane (primeira vitória no regional do Minho) e José Dias (Casa do Povo da Retorta) foi o segundo classificado, mantendo idêntica posição no Campeonato.

Carlos Rocha (Saertex Portugal – Bicicletas Lavarinhas ) foi o vencedor na categoria de veteranos A, conseguindo com os pontos arrecadados em Joane reentrar na luta pelo terceiro lugar do Campeonato. Com o título regional garantido na prova anterior disputada em Góios, Aurélio Reis (Creixomil – Bike Zone – Pestronix) foi o segundo classificado, classificando-se em terceiro Fabio Angiolucci (CDC Navais/Póvoa de Varzim).
Campeão Regional do Minho de Veteranos A em 2010, Mário Fernandes (Rodabike/Centro Ciclista de Gondomar) soma agora ao curriculum o título na categoria de veteranos B e C, depois de mais uma vitória no campeonato que lhe permitiu assegurar a liderança. António Silva (Rodabike/Centro Ciclista de Gondomar) foi o segundo classificado e João Araújo (JUM/Sanipóvoa/BikeSeven) o terceiro.

Deolinda Carracena (Team Bicivendas / ADS Maia), venceu na categoria feminina, deixando nas posições seguintes Liliana Lopes (Team Oliveira/Lapierre/Mavic) e Ana Vale (Team Oliveira/Lapierre/Mavic). Com o título feminino já entregue a Ilda Pereira, ausente em Joane, a discussão do segundo e terceiro lugares continua acesa.

Nos Cadetes, João Santos (ND Travanca/Bicicletas Andrade), com novo triunfo, está perto de conquistar o título de Campeão do Minho, embora a luta continue apertada. Tiago Amorim (Saertex Portugal – Bicicletas Lavarinhas) conseguiu o segundo lugar na décima prova do campeonato e Mário Barroso (JUM/Sanipóvoa/BikeSeven) encerrou o pódio.

Nos escalões de Escolas, João Antunes (CRC/Planicosta/BikeWorld), voltou aos triunfos em juvenis e encurtou para um ponto a distância para o primeiro classificado no campeonato, Rui Pereira (ND Travanca/Bicicletas Andrade) que foi segundo em Joane. Rui Sousa (ND Travanca/Bicicletas Andrade) terminou a prova na terceira posição, tal como tinha acontecido na última prova.

Com o título de Campeão revalidado, Miguel Sousa (CRC/Planicosta/BikeWorld), em infantis, também regressou aos triunfos, enquanto Nelson Pereira (BTTetro – ATC) foi segundo e confirmou o segundo lugar da classificação geral. João Dinis (Escola  Famalicão BTT) concluiu o circuito no terceiro posto.
Por último, na categoria de promoção venceu José Freitas (Firstbike Focus/BTT Braguinhas), classificando nas posições seguintes Luís Freitas (Afim de BTT) e Ricardo Costa (Individual).

Colectivamente a vencedora foi a formação da Team Oliveira/Lapierre/Mavic , que assim assegurou o segundo lugar do campeonato. A JUM/Sanipóvoa/BikeSeven, já consagrada Campeã do Minho foi segunda classificada e a Rodabike/Centro Ciclista de Gondomar a terceira. Em Escolas a CRC/Planicosta/BikeWorld alcançou novo triunfo, relegando novamente para a segunda posição a Escola Famalicão BTT e para a terceira o Joane BTT/Trilhos Bike, realçando-se o facto de todos os lugares do pódio de Escolas terem sido ocupados por equipas do concelho de Vila Nova de Famalicão.

O 3º BTT XCO - Joane BTT teve o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Centro Hípico de Joane, Unimoda, Padaria Carvalho, Serralharia Carvalho, Reclamos VitóriaCision e da Bike Magazine (revista oficial do Campeonato Regional do Minho de BTT).

O Campeonato Regional do Minho de BTT Cross Country termina no próximo dia 16 de Outubro com a realização 1º BTT XCO - AC BTT Os Braguinhas.

A vila de Joane recebe no dia 18 de Setembro o 3º BTT - Clube de Cicloturismo Joane BTT, décima prova do Campeonato Regional do Minho (Cross Country). A competição decorrerá nas imediações do Centro Hípico de Joane ( Vila Nova de Famalicão) e será determinante na definição das classificações finais do campeonato minhoto.
O 3º BTT XCO - Joane BTT integrará provas para as categorias de infantis, juvenis, femininos, cadetes, promoção, juniores, seniores e veteranos.
Organizado em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Clube de Cicloturismo Joane BTT, o programa inclui um período para treinos entre as 10 e as 13h30. Pelas 14 horas terão início as provas para as categorias de infantis, juvenis, cadetes, femininos e promoção. Os atletas das categorias de juniores, seniores e veteranos começarão a competir às 15h30. A cerimónia protocolar está marcada para as 17h30.
O 3º BTT XCO - Joane BTT tem o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Centro Hípico de Joane, Unimoda, Padaria Carvalho, Serralharia Carvalho, Reclamos VitóriaCision e da Bike Magazine (revista oficial do Campeonato Regional do Minho de BTT).
No ano passado, em elites, Rúben Nunes foi o grande vencedor do 2º BTT XCO - Joane BTT, penúltima prova do Campeonato Regional do Minho (Cross Country) realizada debaixo de condições climatéricas bastante adversas. Disputado nas imediações da Capela da Senhora da Carreira, a prova teve como vencedores das restantes categorias os seguintes atletas: Ilda Pereira (femininos), Mário Fernandes (veteranos A), António Silva (veterabos B+C), Francisco Azevedo (juniores), Gonçalo Amado (cadetes), João Nogueira (juvenis), Miguel Sousa (infantis) e António Pacheco (promoção).