Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
3º Prémio Cidade de Famalicão - Troféu Carlos Carvalho
O 3º Prémio Cidade de Famalicão - Troféu Carlos Carvalho realiza-se no dia 15 de Maio, numa iniciativa da Associação de Ciclismo do Minho destinada aos escalões de benjamins, iniciados, infantis, juvenis, cadetes e juniores.
A terceira prova do Troféu Revelações ACM/2010 conta com o patrocínio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e decorrerá nas imediações da Avenida de França.
O 3º Prémio Cidade de Famalicão - Troféu Carlos Carvalho começará pelas 15 horas com a realização da gincana de benjamins, iniciando-se à mesma hora a prova em linha e a gincana de iniciados. Às 15h10 será dada a partida para a prova em linha de infantis, às 15h30 para a de juvenis, às 16h00 para a de cadetes e às 16h45 para a de juniores. A cerimónia protocolar está marcada para as 18h00.
A prova de gincana será realizada nas instalações da Escola D. Sancho e as provas em linha no seguinte percurso: Avenida de França, Avenida 25 de Abril, Parque 1º de Maio, Avenida 25 de Abril, Praça Nova de Abril, Rua Barão da Trovisqueira, Rua Adolfo Casais Monteiro, Rua Padre Benjamim Salgado, Av. de França (1,6 Kms/volta.
Após a realização de duas provas, o 8º Prémio ACR Roriz e o 8º Circuito da Liberdade / Prémio Câmara Municipal de Amares, o Troféu Revelações ACM 2010 é liderado em cadetes por Luís Gomes (Silva & Vinha/Adrap), em juvenis por João Pinto (CC Marco / Esc. Poeta José), em infantis por Rui Miguel (Silva & Vinha/Adrap), em iniciados por Manuel Baião (CC Marco / Esc. Poeta José Monteiro) e em benjamins por Rafael Miguel (Silva & Vinha/Adrap).
No 2º Prémio Cidade de Famalicão - Troféu Carlos Carvalho disputado no ano passado, Daniel Freitas (Silva & Vinha/Adrap) foi o vencedor da prova de juniores, enquanto Luís Sousa foi o melhor em cadetes, Nelson Silva em juvenis, Daniel Gonçalves em infantis e Manuel Baião em iniciados. Na prova de 2009 participaram 211 atletas.
Carlos Carvalho foi o vencedor da 22ª Volta a Portugal em Bicicleta (1959), prova disputada ao longo de 26 etapas, num total de 2643,5 quilómetros, à média horária de 33,715 Km/hora. Carlos Carvalho ganhou a "prova rainha" do ciclismo nacional ao serviço do Futebol Clube do Porto.
O antigo ciclista faleceu no dia 11 de Janeiro de 2004, aos 71 anos de idade, em Pousada de Saramagos (Famalicão), onde residia. Na década de 90, a Associação de Ciclismo do Minho promoveu uma homenagem a Carlos Carvalho, tendo organizado, no âmbito da ExpoAve, uma exposição onde foi exibida, por exemplo, a bicicleta com que Carlos Carvalho venceu a Volta a Portugal de 1959.
O 3º Prémio Cidade de Famalicão - Troféu Carlos Carvalho organizado pela Associação de Ciclismo do Minho tem o patrocínio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e conta com os seguintes apoios: Junta de Freguesia de Pousada de Saramagos, Escola D. Sancho, Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Famalicão, Cision, Reclamos Vitória, Mais Portugal e Ciclismo a Fundo (revista oficial).