Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe (prova de abertura de cadetes)
André Vieira (ACD Milharado/Intermarché/Mafra) venceu ao sprint o Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe, prova de abertura de cadetes. Disputada ao longo de 65 Kms, com início e final em Fafe, o programa da iniciativa incluiu a actuação do grupo de bombos Tokaki.
Para a primeira prova nacional da categoria de cadetes alinharam à partida 111 corredores em representação de 20 equipas.
A exigência de um percurso que incluiu passagens pelos concelhos de Fafe, Guimarães e Póvoa de Lanhoso fez uma selecção dos favoritos ao triunfo final, com vários corredores a ficaram pelo caminho e outros a não conseguiram aguentar a pedalada dos mais fortes. Na primeira passagem pela meta era já um grupo restrito que ocupava a frente de corrida.
A clássica chegada ao centro de Fafe, uma ligeira subida em empedrado, fez a decisiva selecção com a André Vieira a revelar-se o mais forte no sprint, superando dois corredores da Silva & Vinha/Adrap, Luís Gomes e Gonçalo Amado. Este trio concluiu o percurso com o tempo de 1h50m35s, à média de 35,268 km/hora. A oito segundos chegou o pelotão, encabeçado por Hugo Brito (Tensai/Santa Marta). O grupo principal foi a imagem da dificuldade da corrida, com vários “cortes” na ordem de chegada a testemunharem a exigência dos metros finais.
Anais Moniz (ACD Milharado/Intermarché/Mafra) venceu a classificação feminina e a formação da Silva & Vinha/Adrap triunfou colectivamente, seguindo-se a ACD Milharado/Intermarché/Mafra e a Tensai/Santa Marta.
Além de muito público em Fafe e ao longo do percurso, o Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe contou com a presença de várias individualidades, entre as quais, o vereador da Cultural, Juventude e Desporto da autarquia fafense, Pompeu Martins.
O programa do Prémio de ciclismo Cidade de Fafe integrou a actuação do grupo de bombos Tokaki, conjunto que tem como missão principal promover aquele instrumento tradicional e desenvolver a sua prática, no âmbito de orquestra de percussão tradicional Portuguesa. Com sede em Pevidém (Guimarães), o grupo foi criado em 2010 e aposta na promoção de instrumentos musicais enraizados na identidade e cultura Portuguesa, como o bombo, o timbalão, a caixa e a tarola.
O Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe foi organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, contando com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Polícia Municipal de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe, Cision, Reclamos Vitória, Mais Portugal e Ciclismo a fundo (revista oficial).


CLASSIFICAÇÕES

1º André Vieira (ACD Milharado/Intermarché/Mafra), 1h50m35s (Média: 35,268 km/h)
2º Luís Gomes (Silva & Vinha/ADRAP), mt
3º Gonçalo Amado (Silva & Vinha/ADRAP), mt
4º Hugo Brito (Tensai/Santa Marta), a 8s
5º Xavier Silva (Mortágua/Basi), mt
6º Bernardo Cavaleiro (CC José Maria Nicolau), mt
7º Carlos Carneiro (EC Carlos Carvalho), mt
8º João Fernandes (EC Carlos Carvalho), mt
9º Pedro Henriques (Crédito Agrícola/Alcobaça), mt
10º André Bessa (Munditubo/SGR Ambiente/CCA Paio Pires), mt

Equipas

1º Silva & Vinha/ADRAP, 5h31m59s
2º ACD Milharado/Intermarché/Mafra, a 22s
3º Tensai/Santa Marta, a 30s
A época desportiva para a categoria de cadetes arranca no dia 14 de Março com a realização do Prémio Cidade de Fafe / Taça de Portugal Liberty Seguros.
A prova será disputada ao longo de 67,5 quilómetros, com passagens pelos concelhos de Fafe, Guimarães e Póvoa de Lanhoso. O programa da iniciativa inclui a actuação do grupo de bombos Tokaki.
Integrada no calendário nacional da modalidade e pontuável para a Taça de Portugal - Liberty Seguros, a prova de abertura de cadetes começará às 10 horas e terminará pelas 11h45 na praça 25 de Abril (Fafe).
A partida simbólica será dada pelas 10 horas seguindo a caravana por um percurso que terá passagens pelas seguintes localidades: Travassós, Requeixo, Vila Cova, Freitas, Serafão (10h16), Arosa, Garfe (10h31 - início da subida), Gonça, São Torcato (10h44), Guimarães (10h52), Circular Guimarães/Fafe, Mesão Frio, Paçô Vieira (11h00), Portela de Arões, Arões, Fafe, Rua Cidade Guimarães, Rua Aliados, Rua Serpa Pinto, Praça 25 de Abril (11h15 - 1a. passagem pela meta), Rua Retiro, EN 207, Santa Comba Fornelos, circular, EN 206, Portela de Arões (11h38), Arões, Fafe (11h43), Rua Cidade Guimarães, Rua Aliados, Rua Serpa Pinto, Praça 25 de Abril (11h46 - Meta final).

O programa do Prémio de ciclismo Cidade de Fafe integra a actuação, na Praça 25 de Abril, do grupo de bombos Tokaki, conjunto que tem como missão principal promover aquele instrumento tradicional e desenvolver a sua prática, no âmbito de orquestra de percussão tradicional Portuguesa. Com sede em Pevidém (Guimarães), o grupo foi criado em 2010 e aposta na promoção de instrumentos musicais enraizados na identidade e cultura Portuguesa, como o bombo, o timbalão, a caixa e a tarola.

O Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe é organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, contando com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Polícia Municipal de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe, Cision, Reclamos Vitória, Mais Portugal e Ciclismo a fundo (revista oficial).

No ano passado, João Leal (Clube Ciclismo José Maria Nicolau) ganhou individualmente o Prémio Cidade de Fafe (prova de abertura de cadetes), pertencendo o triunfo colectivo à formação do Silva & Vinha / Adrap. Disputado por 116 corredores, a Campeã Nacional de ciclismo de estrada Ester Alves (4Life / Freebike / Bike Clube S.Brás) foi a vencedora da classificação feminina.
Com as dificuldades naturais de um percurso de 60,8 quilómetros na região do Minho, o corredor da equipa do Cartaxo destacou-se dos demais competidores, cortando a meta com 1m09 de vantagem sobre o campeão nacional do escalão, João Pinto (Silva & Vinha/Adrap), segundo classificado.
Apesar de ter sido a primeira competição do ano para os cadetes, o pelotão de 116 unidades revelou capacidade física e espírito de sacrifício, só tendo desistido 11 corredores. Em 2009 venceu colectivamente a equipa penafidelense Silva & Vinha/Adrap, que colocou três ciclistas nos quatro primeiros lugares, só se deixando surpreender por João Leal, que aproveitou a "boleia" da campeã nacional de elite feminina, Ester Alves (4Life / Freebike / Bike Clube S.Brás) - cuja equipa alinhou com cinco corredoras -, para abordar a meta destacado dos restantes cadetes. Sobre o risco, foi Ester Alves a passar primeiro, sendo declarada vencedora absoluta.