Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
71ª Volta a Portugal em Bicicleta
O Minho recebeu a 71ª Volta a Portugal em Bicicleta nos dias 11 e 12 de Agosto, respectivamente, na quinta etapa (Felgueiras-Fafe) e na sexta (Barcelos-Santo Tirso).
Duas jornadas memoráveis de ciclismo em que as gentes do Minho voltaram a demonstrar a sua grande paixão pelo ciclismo.

Fotos aqui

Na “prova rainha” do ciclismo português estão cinco corredores minhotos. Tiago Machado, Joaquim Sampaio, João Benta, Rui Sousa e David Vaz são os corredores da região que integram o pelotão da Volta a Portugal em bicicleta, em representação das equipas Madeinox-Boavista, Liberty Seguros e LA Alumínios-Rota dos Móveis. O Minho está ainda representado por Augusto Oliveira, (membro do Colégio de Comissários da prova) e pelo grupo musical Dialectos que, após várias colaborações com a Associação de Ciclismo do Minho, actuará em quatro momentos do programa da Volta a Portugal em bicicleta.
O Minho recebe a 71ª Volta a Portugal em Bicicleta nos dias 11 e 12 de Agosto, respectivamente, na quinta etapa (Felgueiras-Fafe) e na sexta (Barcelos-Santo Tirso).
A Volta a Portugal arrancou no dia 5 em Lisboa e termina no dia 16 de Agosto em Viseu.
Na “prova rainha” do ciclismo português estão cinco corredores minhotos. Tiago Machado, Joaquim Sampaio, João Benta, Rui Sousa e David Vaz são os corredores da região que integram o pelotão da Volta a Portugal em bicicleta, em representação das equipas Madeinox-Boavista, Liberty Seguros e LA Alumínios-Rota dos Móveis. O Minho está ainda representado por Augusto Oliveira, (membro do Colégio de Comissários da prova) e pelo grupo musical Dialectos que, após várias colaborações com a Associação de Ciclismo do Minho, actuará em quatro momentos do programa da Volta a Portugal em bicicleta.

A Volta a Portugal chegará à região minhota na quinta etapa (11 de Agosto, terça-feira) na tirada que ligará Felgueiras a Fafe e continuará na região no dia seguinte, na ligação entre Barcelos e Santo Tirso (Monte de Nossa Senhora da Assunção).
No dia 11 de Agosto - já na segunda fase da Volta a Portugal e após a etapa do “monte farinha” e do dia de descanso - o pelotão arrancará de Felgueiras para um incursão por terras minhotas com destino a Fafe. A passagem pela serra da Cabreira (montanha de 2ª categoria), será o principal obstáculo para os corredores antes da chegada a Fafe, localidade que há muito se habituou a ver chegadas no empedrado do largo 25 de Abril. No percurso haverá metas volantes em Celorico de Basto e em Arões, uma passagem pela meta no centro de Fafe antes do final e passagens por Celorico de Basto, Cabeceiras de Basto, Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso.
Barcelos surgirá no dia a seguir (12 de Agosto) como ponto de partida de mais uma etapa que terá no percurso passagens por Esposende, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Vila Verde, Braga, Guimarães e Vizela. Prevê-se mais um dia agitado para o pelotão pois o trajecto é considerado um misto de médias e grandes complicações sobretudo quando, em Santo Tirso, for necessário trepar ao alto de Nossa Senhora da Assunção, um prémio de 2ª categoria que costuma fazer mossa nos candidatos à vitória final. O percurso desta etapa apresenta metas volantes em Guimarães e Santo Tirso e uma contagem de montanha (3ª categoria) em Balazar.

A jornada de descanso da 71ª Volta a Portugal em bicicleta acontece, este ano, em Felgueiras. Para segunda-feira, 10 de Agosto, está agendada a “Etapa da Volta”.

A Volta será retomada no dia seguinte precisamente em Felgueiras, no dia 11 de Agosto. Partindo em direcção a Fafe, os corredores terão pela frente uma etapa de 184,6 quilómetros onde o principal obstáculo será a serra da Cabreira (montanha de 2ª categoria).
No dia 12 de Agosto, o pelotão sairá de Barcelos para a sexta etapa que não se afigura fácil, em especial na parte final em que será necessário subir ao alto de Nossa Senhora da Assunção (2ª categoria).
A sétima etapa sairá da Póvoa de Varzim em direcção a São João da Madeira onde as chegadas discutidas ao sprint perante uma verdadeira multidão costumam proporcionar grandes momentos desportivos.
Gondomar assistirá à partida da oitava etapa, uma tirada que terminará em Aveiro e que antecede a etapa rainha, pois no penúltimo dia de prova, 15 de Agosto, a Volta regressará à serra da Estrela, na ligação entre Oliveira do Bairro e Seia (Torre) que promete uma grande componente de espectáculo. Para totalizar os 1601 quilómetros da 71ª Volta a Portugal em Bicicleta, o pelotão terá que cumprir, no derradeiro dia de competição, em Viseu, um contra-relógio individual de 30,8 quilómetros, como início e final na avenida Europa que consagrá o vencedor da grande competição.

ETAPAS DA 71ª VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA

5 Agosto - Prólogo: Lisboa (CRI 2,4 Kms)
6 Agosto - 1ª Etapa: Caldas Rainha - Castelo Branco (228,7 Kms)
7 Agosto - 2ª Etapa: Idanha-a-Nova - Guarda (175 Kms)
8 Agosto - 3ª Etapa: Fundão - Gouveia (164,3 Kms)
9 Agosto - 4ª Etapa: Trancoso - Mondim/Srª Graça (158,1 Km)
10 Agosto - descanso
11 Agosto - 5ª Etapa: Felgueiras - Fafe (184,6 Kms)
12 Agosto - 6ª Etapa: Barcelos - Santo Tirso (174,6 Kms)
13 Agosto - 7ª Etapa: Póvoa Varzim-S. João Madeira (161,8 Kms)
14 Agosto - 8ª Etapa: Gondomar - Aveiro (166,1 Kms)
15 Agosto - 9ª Etapa: Oliveira do Bairro - Seia/Torre (154,6 Kms)
16 Agosto - 10ª Etapa: Viseu - Viseu (CRI 30,8 Km)

RESUMO DOS PERCURSOS DAS ETAPAS NO MINHO

5ª Etapa - 11 de Agosto (Terça-feira)
Felgueiras / Fafe (184,6 kms)


Felgueiras, Portas da Cidade (12h35 - Partida simbólica), Avenida Dr. Leonardo Coimbra, Praça da República, Rua Dr. João Brandão, Rua Oliveira da Fonseca, Estradinha, Lameiro Morto (12h45 - Partida real), Agilde, Fervença (13h02), Lamoso, Santa Tecla, Lameirinha, Celorico de Basto (13h25 - Meta Volante), Canedo de Basto, Santa Luzia (13h41), Ponte, Alvite, Rio Douro (14h07), Eiró, Serra da Cabreira (14h20 - Prémio de Montanha 2ª Cat), Salto, Venda Nova, Padrões, Cambedo (14h44), Paredinha, Santa Leocádia, Ponte, Salamonde (15h05), Louredo da Ribeira, Gavinheiras, Penedo, Cerdeirinhas, Serzedelo, Arcas (15h40), Horto, Póvoa de Lanhoso, Fontarcada, Taíde, Porto A've, Arosa (15h58), Freitas, Vila Cova, Requeixo (16h12), Santa Comba de Fornelos, Arões (16h33 - Meta Volante), Atães, Fafe, Rua dos Aliados, Rua Serpa Pinto, Praça 25 Abril (16h46 - 1ª passagem Meta), Rua do Retiro, EN 207, EN 206, EN 101, Arões (17h02), Atães, Fafe, Rua Cidade de Guimarães, Rua dos Aliados, Rua Serpa Pinto, Largo 25 de Abril (17h15 - Meta final).

6ª Etapa - 12 de Agosto (Quarta-feira)
Barcelos / Santo Tirso-Nossa Senhora Assunção (174,6 kms)


Barcelos, Campo da República (12h50 - Partida simbólica), Avenida Sidónio Pais, Avenida da Liberdade, Avenida Combatentes da Grande Guerra, Avenida Nuno Alvares Pereira, Avenida Paulo Felisberto, EN 204, EN 103-1 (13h00 – Partida real), Mariz, Perelhal, Palmeira de Faro, Marinhas, São Bartolomeu do Mar (13h23), Belinho, Antas São Paio, Vila Nova Anha, Viana do Castelo (ponte velha - 13h43), Meadela, Santa Marta de Portuzêlo (13h55), Serreleis, Vila Mou, Santa Comba Crastos (14h20), Madalena, Padreiro (14h43), Souto, Guigadezes, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca (15h01 - Meta Volante), Covas, Portela do Vade, Prado São Miguel, Pico Regalados, Geme, Vila Verde (15h31), Soutelo, Braga (15h54), Esporões, Morreira, Balazar (16h08 - Prémio de Montanha 3ª Cat), Sande, Caldas das Taipas, Vila da Ponte, Guimarães (16h22 - Meta Volante), Covas, Nespereira, Conde - S. Martinho, Vila Moreira de Cónegos, Vila de Lordelo (16h41), Vila das Aves, São Tomé Negrelos, Rebordões, Santo Tirso (17h03 - Meta volante), Areal, Burgães, Monte Nossa Senhora da Assunção (17h15 – Metal final/Prémio de montanha 2ª Cat.).