Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
18º BTT DHI Freguesia de Armil - Fafe
1# Campeonato do Minho de BTT DHI - CISION
Filipe Silva (Bike House DH Team/Guimarães) e Ana Leite (AXPO/FirsBike Team/Vila do Conde) foram os grandes vencedores, em elites, do 18º BTT DHI de Armil, primeira prova do Campeonato do Minho de BTT Down Hill - CISION.
O 18º BTT DHI Freguesia de Armil – Fafe, promovido conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela freguesia de Armil, com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, entre outros, disputou-se no mítico Monte de São Salvador na pista de Down Hill que já acolheu diversas competições do Minho, nacionais e internacionais.
Num dia com condições atmosféricas adversas - com chuva, vento e frio - o vimaranense Filipe Silva (Bike House DH Team/Guimarães) foi o mais veloz em Armil, vencendo no escalão de elites com o tempo de 2:34.516m, menos 3.738s que o segundo classificado, José Pereira, do Desportivo Jorge Antunes. Na terceira posição ficou Rui Teixeira, da Bike House DH Team/Guimarães, Campeão do Minho em título.
Na prova feminina, a vitória sorriu a Ana Leite (AXPO/FirsBike Team/Vila do Conde) desceu em Armil com o tempo de 4:06.753. Paula Fernandez (BarbanzaBike C.) classificou-se em segundo lugar.
Em juniores, a vitória foi para João Batista (Bike House DH Team/Guimarães), que realizou o tempo de 2:34.920, deixando na segunda posição Pedro Fernandes (Desportivo Jorge Antunes), enquanto Diogo Silva (BTT Pandilhas a Monte) foi terceiro.
Na prova de cadetes superiorizou-se Rui Freitas (Desportivo Jorge Antunes) que fez o percurso em 2:45.661. Luís Cunha (Bike House DH Team/Guimarães) e Francisco Alves (Desportivo Jorge Antunes) completaram o pódio. 
Jorge Afonseca (Axpo/FirsBike Team/Vila do Conde) venceu a prova de Masters 30, deixando nas posições imediatas Manuel Bessa e Pedro Bessa, ambos do BTT Pandilhas a Monte.
Miguel Davila (Travoesas C.C.) venceu em Masters 40, enquanto António Cunha (BTT Pandilhas a Monte) e Maurício Conceição (Maiatos) ocuparam os lugares seguintes do pódio.
Em Promoção a vitória sorriu a José Luís Ribeiro, que gastou 2:50.887 para percorrer o percurso, enquanto Rafael Soares Gomes foi segundo e Tiago Vieira Castro terceiro.
Por equipas venceu o BTT Pandilhas a Monte, que totalizou sete pontos, enquanto a equipa de Guimarães Bike House DH Team/Guimarães foi segunda, com oito pontos, e a AXPO/FirsBike Team/Vila do Conde fechou o pódio.
A formação de Vizela Desportivo Jorge Antunes terminou a primeira prova do Campeonato do Minho BTT Down Hill – CISION na quarta posição, enquanto o Motogalos/ACR Roriz/WTG foi sexto.
 
Albino Costa (Câmara Municipal de Fafe): “Protocolo para continuar”
 
O 18º BTT DHI Freguesia de Armil – Fafe insere-se no protocolo que a Associação de Ciclismo do Minho tem com a Câmara Municipal de Fafe e que abrange ainda a realização de outras provas.
Albino Costa, secretário do Gabinete de apoio à Vereação da Câmara Municipal de Fafe, considera que este protocolo é importante e é para continuar. “É um protocolo importantíssimo, que serve para apoiar os desportos regionais e locais na realização de eventos como este. A organização destas provas permite trazer gente de fora para participar nos eventos, que depois nos podem visitar noutras circunstâncias e assim usufruir das condições ótimas que Fafe tem para oferecer. Nós estamos rodeados de paisagens belíssimas, temos condições muito boas e únicas para a prática de desportos e também como passeio”, disse Albino Costa.
Aquele responsável garantiu ainda que “este protocolo é para continuar desde que a Associação de Ciclismo do Minho assim o queira”, porque “este é um meio que temos de chamar gente de fora a visitar Fafe, a consumir os serviços que temos e a aproveitar o que temos de bom”. 
Além do já realizado Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe (Prova de Abertura de Juniores - Zona A / Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã) e o 18º BTT DHI Freguesia de Armil (7 de abril) , o concelho de Fafe acolhe este ano a Taça de Portugal - Cadetes (Prémio de Freguesia de Golães / Troféu José Martins no dia 27 de abril), o Prémio Festas do Concelho de Fafe - Juniores (13 de julho), o Prémio Fafe - Sala de Visitas do Minho (7 de setembro) são ainda atividades apoiadas, como habitualmente, pela Câmara Municipal de Fafe
 
Jorge Magalhães (Junta de Freguesia de Armil): “Estado do tempo condicionou”
 
Jorge Magalhães, presidente da Junta de Freguesia de Armil, faz um balanço positivo do 18º BTT DHI de Armil, lamentando apenas que o tempo não tivesse ajudado.
“O balanço é positivo. Claro que poderia ter sido melhor se o tempo tivesse ajudado, mas mesmo assim estamos satisfeitos porque tudo correu bem”, disse aquele responsável salientando que “esta é uma prova importante, abre o Campeonato do Minho de BTT Down Hill – CISION, primamos por ter uma boa organização e uma pista sempre com boas condições”, por isso “é uma prova que vai continuar enquanto esta equipa estiver à frente da Junta de Freguesia de Armil, até porque leva o nome da freguesia bem longe”.
 
Bike House Dh Team/Guimarães: “Balanço Positivo”
 
A Bike House DH Team/Guimarães terminou o 18º BTT DHI de Armil na segunda posição por equipas, tendo conquistado resultados individuais relevantes. Por isso, Rui Leal Mesquita, diretor desportivo do clube de Guimarães, faz um balanço positivo: “O balanço é muito positivo. Alcançamos o primeiro lugar em Elites e em Juniores, fizemos um segundo lugar em Cadetes e um quarto em Masters 30 e ficamos em segundo lugar por equipas. Só não vencemos porque nos Juniores e em Cadetes são precisos cinco atletas para pontuar e, por isso, nas contas finais perdemos o primeiro lugar. De resto, ninguém se magoou e agora temos que olhar em frente e pensar já na próxima prova”.
 
Desportivo Jorge Antunes Satisfeito
 
Augusto Pedrosa, diretor desportivo do Desportivo Jorge Antunes, equipa que concluiu a primeira prova do campeonato na quarta posição, também ficou satisfeito com a forma como decorreu a prova.
“Estamos satisfeitos, em primeiro porque ninguém se magoou. Depois alcançamos bons resultados. Vencemos em Cadetes, fomos segundos em Elites e em Juniores, só em Masters 30 as coisas não correram bem. Não fomos ao pódio, mas porque as regras assim o ditam. Nos Cadetes e nos Juniores só se pontua se tivermos cinco atletas inscritos, mas não tínhamos e, por isso, não conseguimos ir ao pódio mesmo com os bons resultados que obtivemos”. 

O 18º BTT DHI Freguesia de Armil - Fafe teve o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Freguesia de Armil, Federação Portuguesa de CiclismoCision, Bike Smile, Centro Óptico de Fafe, Casa da Arada (www.casadaarada.com), Grupo Cultural e Desportivo de Armil, Associação Coordenadas para o Futuro, Arrecadações da Quintã,  Score TechRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP DesignGuimarpeixe, Polícia Municipal de Fafe e Bombeiros Voluntários de Fafe.
A próxima prova pontuável para o Campeonato do Minho de BTT Down Hill – CISION será o 10º BTT DHI Penha (2 de junho), seguindo-se o 2º BTT DHI Capital do Móvel (10 de junho), o 20º BTT DHI - ACRAP (1 de setembro) e o 5º BTT DHI Moto Galos (15 de setembro).

O Campeonato do Minho de BTT Down Hill - CISION arranca no dia 7 de abril com a realização do 18º BTT DHI Freguesia de Armil - Fafe. A prova será disputada na mítica pista do Monte de São Salvador (Armil - Fafe) na qual o minhoto Carlos Martins se sagrou em 2018 Campeão do Mundo Universitário de BTT DHI.
Promovido conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela freguesia de Armil, com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, entre outros, o 18º BTT DHI Freguesia de Armil - Fafe será disputado no Monte de São Salvador na pista de Down Hill que já acolheu diversas competições do Minho, nacionais e internacionais.
A primeira prova do Campeonato do Minho de BTT DHI – CISION, além das categorias de competição, será aberta à participação de todos os interessados que poderão participar integrados na categoria de promoção. As cronometragens a cargo da SportChip.
A prova incluirá um período para treinos entre as 10h00 e as 12h00 (competição) e as 10h30 e as 12h00 (promoção), realizando-se uma manga de qualificação às 13h00 e a manga final (sistema de manga única) às 15h00. A cerimónia de entrega de prémios está marcada para as 17h00.
A participação no 18º BTT DHI Freguesia de Armil - Fafe é gratuita para atletas federados sendo também aberta à participação na vertente de promoção. O secretariado para confirmação das inscrições decorrerá entre as 9 e as 10 horas (promoção) e as 10 horas e as 12 horas (competição). As pré-inscrições devem ser efetuadas através do email geral@acm.pt.
O 18º BTT DHI Freguesia de Armil - Fafe tem o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Freguesia de Armil, Federação Portuguesa de CiclismoCision, Bike Smile, Centro Óptico de Fafe, Casa da Arada (www.casadaarada.com), Grupo Cultural e Desportivo de Armil, Associação Coordenadas para o Futuro, Arrecadações da Quintã,  Score TechRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP DesignGuimarpeixe, Polícia Municipal de Fafe e Bombeiros Voluntários de Fafe.
No ano passado, na pista de Down Hill do Monte de São Salvador (Armil – Fafe) o piloto vimaranense David Martins sagrou-se Campeão do Mundo Universitário de Down Hill e o também vimaranense João Pereira alcançou o terceiro lugar na mesma competição. Na categoria feminina da competição universitária disputada em Armil, Portugal conquistou a medalha de prata e de bronze através de Daniela Araújo (vice-campeã do mundo) e de Catarina Moreira (medalha de bronze).

 

Localização do Paddock
Campo de Futebol do Grupo Cultural e Desportivo de Armil
Rua do Grupo Cultural e Desportivo de Armil
https://goo.gl/maps/FHJuzUdajry