Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe
Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã
Pedro Leme (Fortunna/Maia Formação) foi o grande vencedor do Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe, prova pontuável para a Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã e integrada no programa das Festas em honra de Nossa Senhora de Antime / Festas do Concelho de Fafe. Maria de Jesus Barros (Concelho de Porino/Abanca) venceu a classificação feminina.
Com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, o Prémio Festas do Concelho de Fafe teve a Praça 25 de Abril como local de partida e de chegada da corrida de juniores, assim como do Passeio de Cicloturismo e Roda Livre da União Desportiva Amigos da Roda de Quinchães.
Com uma excelente moldura humana ao longo de todo o percurso, o Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe, que contou com 77 ciclistas à partida, decorreu sempre de uma forma animada com várias tentativas de fuga e a pronta resposta do pelotão. André Fonseca, da EC Bruno Neves, foi dos primeiros a tentar a sorte, mas sem êxito, pois na primeira volta ao circuito de 21,8 quilómetros o pelotão entrou compacto na cidade de Fafe.
Daniel Fortes (Academia Joaquim Agostinho/UDO) também tentou destacar-se do pelotão pelo quilómetro 38, assim como Pedro Leme (Fortunna/Maia Formação).
À passagem pelos 45 quilómetros, Flávio Fernandes (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact) distanciou-se do grupo principal de ciclistas e chegou a ter 16 segundos de vantagem mas à passagem por Fareja um grupo, liderado por ciclistas da Academia Joaquim Agostinho/UDO, encetou a perseguição e anulou a fuga. 
Em Infantas, Gonçalo Fonte (Tensai/Sambiental/Santa Marta) assumiu as rédeas da corrida e encetou uma fuga, com Bernardo Jorge (AJAgostinho/UDO) e Vinicius Melo (Fortunna/Maia Fornação) a perseguirem o ciclista vianense até anularem a iniciativa em Paçô Vieirae.
É então que um trio de ciclistas - Daniel Gonçalves (Academia Joquim Agostinho), Diogo Almeida (EFAPEL-Escola Ovar) e Gabriel Fonseca (Mato Cheirinhos/Vila Galé/Etopi) – lançou um novo ataque que resultou numa fuga que chegou a ter uma vantagem de cerca de um minuto em relação ao pelotão. Flávio Fernandes (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulactt), Tiago Sousa (UC Trofa) e André Silva (Academia Joaquim Agostinho) juntaram-se ao grupo de fugitivos mas em Vila Nova de Infantas a fuga foi anulada. As mexidas no pelotão continuam, mas sem grande êxito. 
Pedro Leme (Fortunna/Maia Formação), aproveitando a aproximação à reta da meta, destacou-se do pelotão que tentou reagir e levar a decisão da corrida para um sprint espetacular. Pedro Leme não deu hipóteses e venceu o Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe percorrendo os 85.2 quilómetros em 2:09:51h. 
Tomás Bauwens (Mato-Cheirinhos/Vila Galé/Etopi) foi segundo e Marco Marques, da (Tensai/Sambiental /Santa Marta) ficou na terceira posição, com o mesmo tempo do vencedor.
Por equipas venceu a EFAPEL-Escola de Ovar, que fez o tempo de 6:29:33, menos 10s que Mato-Cheirinhos/Vila Galé/Etopi e Academia Joaquim Agostinho / UDO, equipas que ficaram nos lugares imediatos. A Tensai / Sambiental / Santa Marta, com mais 26s, foi quarta classificada e o C.C.Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor, que gastou mais 43s, terminou no quinto lugar.
No Passeio de Cicloturismo e Roda Livre da União Desportiva Amigos da Roda de Quinchães o grande vencedor de Elites foi Rafael Martins (CC José Martins) que deixou nos lugares imediatos Bruno Sousa (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e Luís Costa (UDAR Quinchães).
Em Master 30 venceu Carlos Ferreira (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), enquanto Óscar Castro (UDAR Quinchães) ganhou em Master 40 e Albino Silva foi o vencedor em Master 50.
 
Pompeu Martins (Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Fafe): “uma excelente prova”
 
Pompeu Martins, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Fafe, estava satisfeito com a forma como decorreu o Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe e realçou que o concelho minhoto já tem uma tradição no ciclismo.
“Nós, Câmara Municipal, há vários anos que investimos no ciclismo, não só no apoio aos atletas locais, que praticam o ciclismo e o cicloturismo associativo, mas também nestas provas tendo como parceiros a Associação de Ciclismo do Minho e a FPC”, afirmou Pompeu Martins lembrando que Fafe recebe também a Volta a Portugal e que a parceria com a ACM “existe há longos anos e que tem sido muito positiva”.
Quanto ao Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe, o vereador do Desporto da CM Fafe referiu que “esta prova em concreto já faz parte das Festas em honra da Nossa Senhora de Antime. É já uma tradição ter uma corrida de ciclismo nas festas de Fafe e nós aproveitamos para juntar o desporto e a tradição”.
Afirmando que “esta é uma modalidade que traz sempre muita gente a Fafe”, Pompeu Martins explicou que “nós também investimos nestes eventos como uma forma de incentivar o turismo. Hoje tivemos aqui imensa gente, tal como acontece na Volta a Portugal e, por isso, pretendemos continuar a investir no ciclismo, em receber bem esta gente e a manter a parceria que temos com a ACM”.
 
Albino Costa (Câmara Municipal de Fafe): “Provas Importantes”
 
Albino Costa, secretário do Gabinete de apoio à Vereação da Câmara Municipal de Fafe, assistiu ao Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe e ao Passeio de Cicloturismo e Roda Livre da União Desportiva Amigos da Roda de Quinchães.
“Esta prova em concreto é muito importante. Está associada à história das festas da cidade de Fafe. Há uma união muito grande entre as festas em honra da Nossa Senhora de Antime e o ciclismo. As pessoas já estão habituadas e aderem muito a este evento”, afirmou ao salientar que “em Fafe há uma grande cultura e afeição pelo ciclismo, há muitos aficionados e, por isso, podemos ver sempre muita gente a assistir quer a estas provas organizadas pela ACM, quer a etapas da Volta a Portugal”. De resto, referiu ainda, “hoje podemos juntar os dois ‘mundos’, muitos adeptos do ciclismo que o praticam de forma mais amadora. Este passeio é prova disso mesmo, são adeptos da modalidade que gostam de praticar o ciclismo e fazem-no de uma forma apaixonada”.
 
O Prémio Festas do Concelho de Fafe foi organizado pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de FafeFederação Portuguesa de CiclismoArrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP DesignScore TechGuimarpeixe, Jopedois, Auto Terror, Polícia Municipal de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe e Infraestruturas de Portugal.
 
Realiza-se no dia 13 de julho o Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe, prova para a categoria de juniores promovida pela Associação de Ciclismo do Minho, com o apoio da Câmara Municipal de Fafe. Pontuável para a Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã e integrada no programa das Festas em honra de Nossa Senhora de Antime / Festas do Concelho de Fafe, a iniciativa inclui o Passeio de Cicloturismo e Roda Livre da União Desportiva Amigos da Roda de Quinchães.
O Prémio Festas do Concelho de Fafe decorrerá entre as 15 e as 18h30, tendo a Praça 25 de Abril como local de partida e chegada da corrida de juniores e do Passeio de Cicloturismo e Roda Livre da União Desportiva Amigos da Roda de Quinchães.
As provas serão disputadas num percurso de 21,8 quilómetros a percorrer quatro vezes pelo pelotão de juniores e uma na roda livre da iniciativa da UDAR de Quinchães.
O início está marcado para as 15 horas com o arranque da corrida de juniores, estando a da UDAR de Quinchães prevista para as 18 horas. O trajeto inclui passagens pelas seguintes localidades: Fafe (Praça 25 de Abril - Partida simbólica), Rua Serpa Pinto, Av. Granja (Partida real), Jopedois, Cepães, Fareja, EN 101, Vila Nova de Infantas, Mesão Frio, EN 206, Portela de Arões, Arões (Igreja Românica), Fafe, Rua Cidade de Guimarães, Rua dos Aliados, Av. Granja (na última volta, na Rua dos Aliados prossegue em direção à Praça 25 de Abril pela Rua Serpa Pinto (sentido proibido).
O Prémio Festas do Concelho de Fafe é organizado pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de FafeFederação Portuguesa de CiclismoArrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP DesignScore TechGuimarpeixe, Jopedois, Auto Terror, Polícia Municipal de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe e Infraestruturas de Portugal.
 
Festas em honra de Nossa Senhora de Antime com oferta para todos
 
As Festas do Concelho de Fafe estão de regresso no mês de Julho. Conhecidas como as Festas em Honra de Nossa Senhora de Antime, as comemorações decorrem durante cinco dias (11 a 15 de Julho), com grande animação e um cartaz para todos os gostos.
As festas, que contam com a parceria do Grupo Nun´Álvares e da Posição Neutra, terão um programa diversificado, apresentado hoje, que abrange música, folclore, desfiles, a marcha luminosa e outros momentos que prometem ser únicos.
Este ano, a banda Amor Electro é cabeça de cartaz, num espetáculo que promete animar a noite de 13 de Julho, Sábado, na Praça Mártires de Fascismo.
O arranque das festividades, a 11 de Julho, é marcado pela apresentação da Peça de Teatro “O mais Longo Verão” do Teatro Vitrine, no centro da cidade, e pelo espetáculo dos Função Públika, na Praça Mártires do Fascismo.
Na sexta-feira, recuperamos a "História da Sra de Antime", numa conversa informal no South África. À noite, terá lugar o habitual Encontros de Coros, na Igreja Nova de S. José, para mais tarde, na Praça Mártires do Fascismo, decorrer o Espetáculo da Orquestra da Academia de Música José Atalaya com Fernando Pereira, músico bem conhecido do grande público.
Ao soar da meia noite, o renovado Parque 1º de Dezembro (junto à Indaqua), ganha vida com os Fados de Coimbra "Alma Mater".
A noite é dedicada também à Juventude nas Festas, com a atuação de vários Dj’s, na Rua António Saldanha (Arcada). Diego Miranda, Rhe Funking Bastards e Bones são os nomes escolhidos para animar a noite.
No Sábado, a manhã começa bem cedo, com a Arruada de Bombos de Fafe pelas ruas da cidade e, depois, o Passeio de Clássicos, uma organização do Clube Automóvel de Fafe. Os Cantares ao Desafio regressam às festas e marcam também o dia de Sábado. À noite, o palco da Praça 25 de Abril, recebe a XVI Mostra de Folclore de Fafe, com a participação de vários grupos de folclore, de diferentes pontos do país. Na Igreja Nova de S. José, decorre o Encontro de Coros.
O grande destaque desta noite vai para a atuação dos Amor Electro, que prometem um espetáculo imperdível. O concerto culmina com o espetáculo piromusical que transforma os céus de Fafe numa mancha de cor e movimento. A música continua noite dentro, com atuação de vários Dj’s, na Arcada: Nino, Projeto Remember Old Times e Olga Ryazanova.
Domingo, 14 de Julho, é, para muitos, o dia mais simbólico destas festas. A procissão em honra de Nossa Senhora de Antime atrai milhares de fiéis, num momento único, carregado de fé e emoção.
Ao início da manhã, a Procissão de Nossa Senhora das Dores sai de Fafe em direção a Antime e a Procissão de Nossa Senhora da Misericórdia sai de Antime para Fafe. As duas imagens encontram-se, cerca de uma hora depois, na Ponte de S. José e seguem juntas rumo à Igreja Nova, em Fafe.
O tradicional Desfile e Despique das Bandas Filarmónicas de Golães e Revelhe mantém-se como aposta para Domingo à tarde, a partir das 15h00, na Rua António Saldanha. Mais tarde, perto das 21h30, as Bandas juntam-se para uma arruada e abrilhantam as Festas da Cidade até às 24:00.
Ainda no Domingo, decorrerá, a partir das 22h00, o Concurso de Vestidos de Chita, que integra novamente as comemorações, pelo quinto ano, recuperando-se uma tradição de há décadas, tão acarinhada pelos fafenses. Ao Concurso, junta-se o Desfile com diversas peças de vestuário e calçado do comércio local.
A marcha luminosa, que completa 75 anos, encerra as festas do concelho, na segunda-feira, a partir das 23h00, com o desfile de diversos carros alegóricos, muita música, dança e animação para todos os que assistem.
Antes, no centro da cidade, haverá muita animação e, no Jardim do Calvário, um espetáculo pirotécnico.
 
Juventude nas Festas
 
A programação das Festas do Concelho continua apostar nos mais jovens com um cartaz repleto de animação e surpresas. As noites de sexta-feira e sábado vão ser animadas por vários Djs conhecidos do grande público: Diego Miranda, Rhe Funking Bastards , Bones, Nino, Projeto Remember Old Times e Olga Ryazanova. A programação da Juventude nas Festas terá ainda várias surpresas para o público mais jovem que ter aderido, em massa, à iniciativa, fazendo das Festas do Concelho um momento para todos.