Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
30º Grande Prémio do Minho (Juniores)

Resumo do 30º Grande Prémio do Minho





3ª etapa (Vieira do Minho > Vieira do Minho) 

 

 

2ª etapa (Melgaço > Castro Laboreiro) 

 

 

1ª etapa (Centro de Ciclismo do Minho > Guimarães)

 

 

 

Jornal de 5 de julho de 2018: download aqui

Jornal de 6 de julho de 2018: download aqui

Jornal de 7 de julho de 2018: download aqui

Jornal de 8 de julho de 2018: download aqui


Jornal de 9 de julho de 2018: download aqui

 

 

Vieira do Minho consagrou hoje João Macedo como o grande vencedor da 30ª edição do Grande Prémio do Minho.

O jovem corredor da Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense aproveitou a descida após a única contagem de montanha da terceira etapa para se isolar e rumar em solitário para a vitória da competição apadrinhada pelos internacionais portugueses Tiago Machado, José Mendes, Domingos e José Gonçalves.

Apesar de estar a 38 segundos do líder da classificação geral no arranque da tirada final, João Macedo saltou para forçar o andamento do grupo do camisola amarela, tentando desgastar o líder, uma vez que o seu colega de equipa estava com o mesmo tempo do homem do Seissa.

A fuga esteve perto de terminar quando o grupo do líder encurtou a diferença para apenas cinco segundos, só que João Macedo continuou a acreditar que conseguia vingar a escapada e levou o seu barco a bom porto, atracando a bicicleta bem no centro de Vieira do Minho, carregando consigo o tempo necessário para se guindar ao lugar mais alto da classificação geral.
As dificuldades da etapa, após aquela que foi considerara a mais dura, ocorrida no dia anterior em Melgaço, foram várias, em especial, os pequenos topos que se iam ultrapassando nos sss do Minho. As primeiras movimentações fortes ocorreram para a meta volante Controlsafe colocada na 1ª passagem pela linha de meta ao cabo de 22,2 quilómetros de corrida.
O pelotão preparou-se então para a subida ao alto de Serradela, contagem de 2ª categoria, que consagrou o campeão nacional Pedro Andrade, Vito-Feirense/Blackjack, com o pelotão a fracionar-se em dois grupos, ficando no grupo da frente os portadores das camisolas amarela CJR, verde Controlsafe, azul Arrecadações da Quintã, laranja Cision e branca Universidade do Minho.
A ascensão assumiu-se determinante com o desgaste sofrido pelos principais candidatos a notar-se na fuga que veio a coroar João Macedo.
O jovem corredor do Bombarral relegou para o segundo lugar Diogo Cardoso da Vito-Feirense/Blackjack e  Francisco Pereira do Maia Formação para o terceiro lugar da etapa.
O pódio final do 30º Grande Prémio do Minho ficou composto da seguinte forma: primeiro João Macedo, na segunda posição Pedro Pinto (Silva e Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e Diogo Barbosa (Vito-Feirense/Blackjack) ocupou o último degrau.
As camisolas em disputa foram envergadas no pódio de consagração por João Macedo, camisola amarela CJR e laranja Cision, João Afonso, camisola verde Controlsafe, Pedro Andrade, camisola azul Arrecadações da Quintã, e Pedro Silva, camisola branca Universidade do Minho.
Por equipas venceu a formação da Vila da Feira, Vito-Feirense/Blackjack, seguida da Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense e da formação minhota do Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact.
A apreciação global de todos os participantes nesta edição da “Volta ao Minho” foi unânime ao considerar uma prova dura mas bem estruturada, que permite aos jovens adquirir novas experiências em estradas exigentes como as minhotas.
O balanço da Associação de Ciclismo do Minho no final de mais uma edição não deixa margens para dúvidas de que pela frente virá mais e melhor. José Luís Ribeiro, presidente da ACM, deixou bem clara a satisfação de toda a organização.
“O 30º Grande Prémio foi um enorme êxito desportivo e organizativo, provavelmente das melhores provas nacionais e internacionais de ciclismo organizadas para o escalão de juniores. Não somos nós, Associação de Ciclismo do Minho, que o dizemos. São as equipas, os patrocinadores e os atletas, aqueles que são a essência e o foco principal do desporto. Tivemos um pelotão de grande qualidade que proporcionou um excelente espetáculo desportivo com emoção e competitividade até ao último instante da prova. Os ciclistas são uns verdadeiros heróis que dignificaram o Grande Prémio do Minho e conferiram um brilho especial à prova e às estradas da região. Depois da etapa de Guimarães, Melgaço e Vieira do Minho assistiram a duas etapas de elevado nível em que a beleza das paisagens também contribuiu para grandes momentos de ciclismo. Este é o momento de destacar o êxito da prova e de enaltecer, a par das equipas e atletas, todos aqueles que contribuíram para o sucesso do Grande Prémio do Minho, desde as localidades que nos acolheram (Melgaço, Vieira do Minho e União de Freguesias da Cidade – Guimarães), passando pelos patrocinadores, dirigentes e colaboradores voluntários que foram determinantes no sucesso. É fundamental lembrar também que o desporto português é alicerçado no trabalho de dirigentes e colaboradores voluntários cujo desempenho continua a ser subestimado, persistindo as entidades governamentais, os deputados e as entidades com responsabilidades na matéria a não reconhecerem esta importante função social. 
O 30º Grande Prémio do Minho, organizado pela Associação de Ciclismo do Minho em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, contou com o apoio da União de Freguesias da Cidade (Guimarães), Câmara Municipal de Vieira do Minho, Câmara Municipal de Melgaço, CJR - Candido José Rodrigues (Camisola Amarela), Controlsafe(Camisola Verde), Arrecadações da Quintã (Camisola Azul), Cision (Camisola Laranja), Universidade do Minho (Camisola Branca), Centro de Estágios de Melgaço, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade , POPP DesignAFAcycles, Costa & Guerreiro – Erre Labels, Jopedois, Auto Terror, Guimarpeixe, Saúde Constante, Salvaggio, RS Bikes, Roda na Frente e  Correio do Minho.
 

 

O minhoto e aniversariante Pedro Silva (Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact) é o novo portador da camisola amarela do 30º Grande Prémio do Minho, após a realização da segunda etapa. No alto de Castro Laboreiro, numa etapa épica, venceu Daniel Santacruz (Banco Santander/PCSprint).

A competição, apadrinhada pelos internacionais portugueses Tiago Machado, José Mendes, José e Domingos Gonçalves, está ao rubro. O grau de dificuldade para esta tirada disputada do Alto Minho era elevado, tendo em conta as contagens de montanha a contar para a camisola azul Arrecadações da Quintã, duas em S. Gregório e a terceira e última coincidente com a meta, após uma longa e difícil subida, em Castro Laboreiro. Pelo meio disputaram-se ainda duas metas volantes a contar para a camisola verde Controlsafe.

O jovem espanhol Daniel Santacruz saltou no início da subida final para ser consagrado em Castro Laboreiro, mostrando as suas capacidades de trepador. Ao longo da parte final da tirada o ciclista do Banco Santander chegou a ter uma vantagem de quase um minuto para o grupo perseguidor e de três minutos para o pelotão.

Foram inúmeras as movimentações no início de corrida, com as tentativas de fugas a sucederem-se na frente de corrida. Seria necessária a primeira dificuldade do dia, contagem de 3ª categoria do prémio de montanha Arrecadações da Quintã, no alto de São Gregório, para se decifrar o que estaria pela frente.

Seria apenas após a segunda passagem pelo centro de Melgaço que a corrida ganhou contornos diferentes, altura em que Daniel Santacruz saltou de um grupo que já estava na cabeça de corrida, e iniciou uma autêntica crono-escalada.

A resposta das restantes formações aconteceu a meio da subida, com o grupo perseguidor a aumentar o ritmo, chegando a ter o ciclista espanhol à vista já bem perto do final. No entanto a recta que antecedia a meta, com ligeira inclinação, permitiu que Daniel Santacruz ganhasse novo fôlego e vencesse em Castro Laboreiro, secundado pelo campeão nacional Pedro Silva (Vito-Feirense / Blackjack) e Pedro Silva (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact).

Foi necessário recorrer ao desempate para a atribuição do jersey amarelo da CJR, uma vez que são sete os ciclistas com o mesmo tempo no topo da classificação geral individual. Beneficiando do quarto lugar na primeira tirada e do terceiro melhor tempo em Castro Laboreiro, Pedro Silva (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact) é o novo líder da classificação individual, CJR, acumulando a liderança da camisola laranja, Cision, e a camisola branca, de melhor minhoto, Universidade do Minho. O anterior camisola amarela, João Afonso (Centro Ciclista de Barcelos/AFF/Orbea/Onda), manteve a liderança da camisola verde, Controlsafe, cabendo agora a Daniel Santacruz (Banco Santander/PC Sprint) a camisola azul de líder da montanha, Arrecadações da Quintã.

Amanhã corre-se a terceira e última etapa entre Vieira do Minho e Vieira do Minho. Após Guimarães e Melgaço, é a terra de encantos minhota a receber a etapa da consagração da 30ª edição do Grande Prémio do Minho. A avenida Barjona de Freitas será o local de partida (13 horas) e de chegada (15h21) da última etapa do 30º Grande Prémio do Minho que terá a extensão de 89,4 kms. Na derradeira etapa estarão em disputa uma meta volante à passagem pela meta (13h30) e uma contagem de montanha em Serradela (2ª categoria - 14h29).

O 30º Grande Prémio do Minho, organizado pela Associação de Ciclismo do Minho em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, conta com o apoio da União de Freguesias da Cidade (Guimarães), Câmara Municipal de Vieira do Minho, Câmara Municipal de Melgaço, CJR - Candido José Rodrigues (Camisola Amarela), Controlsafe(Camisola Verde), Arrecadações da Quintã (Camisola Azul), Cision (Camisola Laranja), Universidade do Minho (Camisola Branca), Centro de Estágios de Melgaço, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade , POPP DesignAFAcycles, Costa & Guerreiro – Erre Labels, Jopedois, Auto Terror, Guimarpeixe, Saúde Constante, Salvaggio, RS Bikes, Roda na Frente e  Correio do Minho.

A competição, apadrinhada pelos ciclistas profissionais minhotos Tiago Machado, José Mendes, José Gonçalves e Domingos Gonçalves e destinada ao escalão de juniores, arrancou do Centro de Ciclismo do Minho - Guimarães (Souto Santa Maria) para uma etapa de 97 quilómetros com uma contagem de montanha (Póvoa de Lanhoso) e quatro metas volantes (Joane - Controlsafe, Famalicão - Afacycles, Braga - Universidade do Minho e Póvoa de Lanhoso - Restaiurante Sabor do Campo).
Desde o início da primeira etapa da prova organizada pela Associação de Ciclismo do Minho, em colaboração com a Federação Portuguesa de Ciclismo, sucederam-se as várias tentativas de fuga. A primeira a vingar ocorreu já depois da passagem pela primeira meta volante do dia (Controlsafe), em Joane, com um trio a saltar do pelotão, que rapidamente passou a sexteto e com vantagem de 40 segundos na entrada de Vila Nova de Famalicão, local onde estava instalada a segunda meta volante (Afacycles).
A reacção do pelotão foi forte e rapidamente a fuga viu a vantagem reduzida a metade. Entretanto foram saltando do pelotão pequenos grupos que acabaram por se unir ao sexteto da frente, aumentando novamente a diferença para o pelotão.
Quase parecendo um golpe palaciano, a diferença disparou para 1 minuto e 50 segundos, face ao desinteresse patenteado por quem perseguia.
A aproximação a Braga, local do terceiro sprnit do dia, meta Universidade do Minho, a desvantagem atingiu o valor máximo, dois minutos.
Face à aproximação da única dificuldade do dia, o prémio de montanha de 3ª categoria, Arrecadações da Quintã, o grupo principal iniciou a aproximação aos fugitivos, começando a diferença a ser esbatida.
A quarta meta volante do dia, Sabor do Campo, instalada na entrada da Póvoa de Lanhoso, contabilizou a diferença já perto de um minuto, demonstrado que a perseguição iniciada após Braga estava a surtir efeito.
A aproximação a Guimarães, toda ela feita em plano, permitiu a redução da desvantagem que aos 5 km já se cifrava em apenas 10 segundos.
A subida final que antecedia a reta da meta foi decisória. João Afonso (Centro Ciclista de Barcelos/AFF/Orbea/Onda) foi o mais forte ao  sprint, relegando para a segunda posição Fernando Silló (Banco Santander / PC Sprint) e João Macedo (Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense) para o terceiro lugar.
A formação do Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact foi a equipa mais forte na tirada, comandando por equipas.
João Afonso que veste de amarelo (CJR), acumula as camisolas verde (Controlsafe) e a branca (Universidade do Minho), enquanto a de líder da montanha (Arrecadações da Quintã) está na posse de Steven Polanco (Alleata/CC Farto), ficando a da juventude (Cision) com João Macedo (Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense).
Amanhã corre-se a segunda etapa, ligação entre Melgaço e Castro Laboreiro, na distância de 91,3 kms, com a partida, às 14 horas, no centro da vila minhota, conhecida como o destino mais radical de Portugal, e o alto de Castro Laboreiro, estando prevista a chegada para as 16horas e 24 minutos. No decorrer da tirada, os ciclistas vão enfrentar três metas de montanha, Arrecadações da Quintã, a primeira situada em São Gregório (duas passagens), contagem de 3ª categoria, e Castro Laboreiro, coincidente com a meta, contagem de 1ª categoria. As metas volantes Controlsafe estão marcadas para Prado e Alvarelho, situadas ao km 34,4 e 43,1 respetivamente.
Vieira do Minho, terra de encantos, ao acolher a partida e chegada da última etapa será o concelho que consagrará o vencedor da 30ª edição do Grande Prémio do Minho.
O 30º Grande Prémio do Minho, organizado pela Associação de Ciclismo do Minho em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, conta com o apoio da União de Freguesias da Cidade (Guimarães), Câmara Municipal de Vieira do Minho, Câmara Municipal de Melgaço, CJR - Candido José Rodrigues (Camisola Amarela), Controlsafe(Camisola Verde), Arrecadações da Quintã (Camisola Azul), Cision (Camisola Laranja), Universidade do Minho (Camisola Branca), Centro de Estágios de Melgaço, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade , POPP DesignAFAcycles, Costa & Guerreiro – Erre Labels, Jopedois, Auto Terror, Guimarpeixe, Saúde Constante, Salvaggio, RS Bikes, Roda na Frente e  Correio do Minho.

 
 

 Ficheiro para download (70 mb) aqui

O Grande Prémio do Minho em ciclismo regressa hoje à estrada com a primeira etapa a ligar o Centro de Ciclismo do Minho – Guimarães (Souto Santa Maria), após a inauguração da segunda fase do projeto, à cidade de Guimarães, com a meta instalada junto à sede da Associação de Ciclismo do Minho.

“O Grande Prémio do Minho, também designado por “Volta ao Minho”, é um importante património da região minhota que, entre outros fatores, traduz um notável meio de promoção do desporto e de divulgação da região do Minho, das suas localidades, marcas, produtos e serviços” refere a Associação de Ciclismo do Minho na mensagem do livro oficial, intitulada “esperança renovada”.

A competição é apadrinhada pelos ciclistas profissionais minhotos Tiago Machado, José Mendes, José Gonçalves e Domingos Gonçalves, destina-se ao escalão de juniores, numa organização da Associação de Ciclismo do Minho, em colaboração com a Federação Portuguesa de Ciclismo, o 30º Grande Prémio do Minho será disputado por um pelotão de cerca de centena e meia de ciclistas em representação de equipas portuguesas e espanholas.
Para Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, a clássica minhota é “é uma marca de referência do ciclismo português, agora ao serviço do ciclismo de formação, cujas equipas e ciclistas ganham uma motivação extra por participarem numa corrida com a importância histórica desta”. 
A primeira etapa, mais propícia a roladores, vai atravessar cinco concelhos, com Guimarães a ser o ponto de partida e chegada, seguindo-se Vila Nova de Famalicão, Barcelos, Braga e Póvoa de Lanhoso.
Para Rui Porfírio, autarca local que preside aos destinos da União de Freguesias da Cidade (Guimarães), “É um orgulho enorme dizer sim ao final da primeira etapa do Grande Prémio do Minho no seu regresso a Guimarães, junto à sede da ACM, local onde a população dos nossos bairros assiste com regularidade a provas de ciclismo nas quais já participaram jovens  atletas que hoje são referência da modalidade”. 
O município mais a norte de Portugal, Melgaço, será o epicentro da segunda etapa, onde a montanha aparece com maior preponderância, culminando com o términus da etapa no alto de Castro Laboreiro, a 920 metros de altitude, após percorrerem 91,3 km. 
Para o edil que preside ao “destino de natureza mais radical de Portugal”, Manoel Batista, Melgaço agrega cada vez mais valências, salientando que “aqui, é possível praticar os desportos de rio e montanha mais exigentes, durante todo o ano.  Este ano acolhemos o Campeonato Nacional de XCM Maratonas, durante a III Maratona BTT Vila de Melgaço, onde participaram cerca de 500 atletas. A elevada adesão aos demais eventos que temos promovido, comprova que temos condições para a prática de diferentes atividades“.
Vieira do Minho, terra de encantos, ao acolher a partida e chegada da última etapa será o concelho que consagrará o vencedor da 30ª edição do Grande Prémio do Minho.
“O Município de Vieira do Minho volta a associar-se à organização do Grande Prémio do Minho em Ciclismo. A atividade desportiva na região tem contribuído para a afirmação do Minho no contexto nacional, daí que seja para nós motivo de satisfação receber uma etapa desta prova no nosso território” refere António Cardoso Barbosa, presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, na sua mensagem de boas vindas.
Durante os 277, 7 quilómetros das três etapas estarão em disputa diversas contagens de montanha e metas volantes, assim como as classificações gerais individual por tempos (Camisola Amarela: CJR - Cândido José Rodrigues, SA), por pontos (Camisola Verde: Controlsafe), da Montanha (Camisola Azul: Arrecadações da Quintã), do melhor júnior de primeiro (Camisola Laranja: Cision), do melhor atleta da Associação de Ciclismo do Minho (Camisola Branca: Universidade do Minho) e por equipas.
O 30º Grande Prémio do Minho é apadrinhado por quatro ciclistas profissionais minhotos formados em clubes da Associação de Ciclismo do Minho: o famalicense Tiago Machado (Katusha-Alpecin), o vimaranense José Mendes (Burgos BH) e os gémeos e barcelenses José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e Domingos Gonçalves (Rádio Popular/Boavista).
Além das principais formações portuguesas, quatro equipas espanholas têm presença confirmada na edição deste ano do Grande Prémio do Minho: Fundacion Oscar Pereiro, Ginestar - ULB, Banco Santander - P.C. Sprint, Arte en Transfer - Leon, Aleata - CC Farto e Clube Ciclista Cidade de Lugo - Pescados Ruben.
As equipas portuguesas inscritas são as seguintes: Sporting / Tavira / Formação Engº Brito da Mana, Academia Joaquim Agostinho / UDO, ACD Milharado / Escola de Ciclismo Manuel Martins, Anipura - G.D.M. Escola Alexandre Ruas, Bairrada, Centro Ciclista Barcelos / A.F.F / Orbea / Onda, Escola de Ciclismo Bruno Neves, Jorbi – Team José Maria Nicolau, LA Alumínios / SGR Ambiente / CC A. Paio Pires, Maia Formação, Mato-Cheirinhos / Vila-Galé / Etopi, Seissa | KTM-Bikeseven | Matias&Araújo | Frulact, Sicasal / Liberty Seguros / Bombarralense, Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel, Tensai / Sambiental / Santa Marta, Vito - Feirense - Blackjack / SC S. João Ver, Peçamodôvar / Delta-Cafés / Polisport – SC Bike Team / SC Bike Team.
Recorde-se que no ano passado, com emoção até ao último metro, Pedro Lopes (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact) sagrou-se vencedor da 29ª edição do Grande Prémio do Minho. O jovem vimaranense venceu as classificações geral individual (Camisola Amarela – Empiqua) e a de melhor atleta da ACM (Camisola Branca – Força Minho). Diogo Vieira (Tensai/Sambiental/Santa Marta) conquistou a classificação geral dos pontos (Camisola Verde – ControlSafe), o espanhol Abel Álvarez (Bathco) a classificação geral da montanha (Camisola Azul – Arrecadações da Quintã), Afonso Silva (Sporting / Tavira / Formação Eng. Brito da Mana) venceu a classificação da juventude (Camisola Laranja – Cision) e por equipas venceu a Academia Joaquim Agostinho / UDO.
O 30º Grande Prémio do Minho, organizado pela Associação de Ciclismo do Minho em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, conta com o apoio da União de Freguesias da Cidade (Guimarães), Câmara Municipal de Vieira do Minho, Câmara Municipal de Melgaço, CJR - Candido José Rodrigues (Camisola Amarela), Controlsafe (Camisola Verde), Arrecadações da Quintã (Camisola Azul), Cision (Camisola Laranja), Universidade do Minho (Camisola Branca), Centro de Estágios de Melgaço, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade , POPP DesignAFAcycles, Costa & Guerreiro – Erre Labels, Jopedois, Auto Terror, Guimarpeixe, Saúde Constante, Salvaggio, RS Bikes, Roda na Frente e  Correio do Minho.

Com o arranque da competição no Centro de Ciclismo do Minho – Guimarães (Souto Santa Maria), a primeira etapa do 30º Grande Prémio do Minho terminará na União de Freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião (Guimarães), junto à sede da Associação de Ciclismo do Minho.

Na extensão de 97 quilómetros, a primeira etapa arrancará às 14 horas e o final está previsto para as 16h33. O percurso da etapa integra uma contagem de montanha de terceira categoria (Póvoa de Lanhoso, pelas 15h49 – Arrecadações da Quintã) e quatro metas volantes (Joane  - pelas 14h25 - Controlsafe, Vila Nova de Famalicão pelas 14h40 - AfaCycles, Braga pelas 15h34 - Universidade do Minho: Aqui és futuro e Póvoa de Lanhoso pelas 15h54 - Restaurante Sabor do Campo).
Depois de uma primeira etapa mais propícia para roladores, o pelotão do 30º Grande Prémio do Minho rumará até Melgaço, o Município mais a Norte de Portugal, para enfrentar um trajeto delineado no “destino de natureza mais radical de Portugal” que terminará em Castro Laboreiro.
A etapa começará às 14 horas na avenida da Inês Negra (junto à Câmara Municipal de Melgaço) e terminará em Castro Laboreiro, pelas 16h24, depois de cumpridos 91,3 quilómetros. A segunda etapa, considerada a mais dura do 30º Grande Prémio do Minho, integra duas contagens de montanha em São Gregório (3ª categoria, pelas 15h27 e 16h24) e em Castro Laboreiro (1ª categoria), coincidente com a meta final. As metas volantes estarão instaladas em Prado (14h54) e em Alvaredo (15h08).
Vieira do Minho, terra de encantos, ao acolher a partida e chegada da última etapa será o concelho que consagrará o vencedor da 30ª edição do Grande Prémio do Minho.
A avenida Barjona de Freitas será o local de partida (13 horas) e de chegada (15h21) da terceira e última etapa do 30º Grande Prémio do Minho que terá a extensão de 89,4 kms.
Na derradeira etapa estarão em disputa uma meta volante à passagem pela meta (13h30) e uma contagem de montanha em Serradela (2ª categoria - 14h29).
Durante os 277, 7 quilómetros das três etapas estarão em disputa diversas contagens de montanha e metas volantes, assim como as classificações gerais individual por tempos (Camisola Amarela: CJR - Cândido José Rodrigues, SA), por pontos (Camisola Verde: Controlsafe), da Montanha (Camisola Azul: Arrecadações da Quintã), do melhor júnior de primeiro ano (Camisola Laranja: Cision), do melhor atleta da Associação de Ciclismo do Minho (Camisola Branca: Universidade do Minho) e por equipas.

Percursos completos: aqui



 
 

Nove nacionalidades estarão representadas no pelotão do 30º Grande Prémio do Minho que será disputado de 6 a 8 de julho e em que as localidades de Guimarães, Melgaço e Vieira do Minho assumirão um papel de destaque no desenrolar da competição destinada ao escalão de juniores

Apadrinhada pelos ciclistas profissionais minhotos Tiago Machado, José Mendes, José Gonçalves e Domingos Gonçalves a competição organizada pela Associação de Ciclismo do Minho, em colaboração com a Federação Portuguesa de Ciclismo, contará com um pelotão de 160 ciclistas, em representação de 18 equipas portuguesas e 6 espanholas.
O pelotão será maioritariamente português (126 ciclistas), contando com a presença de 28 atletas espanhóis, um da Colômbia, dois do Chile, um do México, um da Costa Rica, um de Marrocos e um da República Dominicana. Acresce a presença do búlgaro Nentcho Dimitrov, treinador da equipa Sporting / Tavira / Formação Engº Brito da Mana que, enquanto ciclista, teve dezenas de participações na seleção búlgara, nomeadamente em Campeonatos do Mundo e nos Jogos Olímpicos, onde, na edição de 1980, em Moscovo, alcançou o 6º lugar.
Além das principais formações portuguesas, seis equipas espanholas marcarão presença no 30º Grande Prémio do Minho: da região de Valência participará a formação Ginestar – ULB, da Cantábria o Banco Santander - P.C. Sprint., de Castela e Leão a Arte en Transfer - Leon e da Galiza a Fundacion Oscar Pereiro, Aleata - CC Farto e o Clube Ciclista Cidade de Lugo - Pescados Ruben. A par de ciclistas espanhóis, a equipa Banco Santander - P.C. Sprint participará no Grande Prémio do Minho com um atleta colombiano, a Arte en Transfer – Leon com dois chilenos, a formação galega Aleata - CC Farto com um atleta do México e outro da República Dominicana e a também equipa da Galiza Culbe Ciclista Cidade de Lugo - Pescados Ruben com um ciclista de Marrocos.
Das 18 equipas portuguesas inscritas para o 30º Grande Prémio do Minho o Alcobaça CC / Crédito Agrícola é a única que integra um atleta estrangeiro, nomeadamente da Costa Rica.
Da região do Minho participarão na competição as equipas Seissa | KTM-Bikeseven | Matias&Araújo | Frulact, Centro Ciclista Barcelos / A.F.F / Orbea / Onda e a Tensai / Sambiental / Santa Marta, sendo as restantes formações portuguesas as seguintes: Sporting / Tavira / Formação Engº Brito da Mana, Academia Joaquim Agostinho / UDO, ACD Milharado / Escola de Ciclismo Manuel Martins, Alcobaça CC / Crédito Agrícola, Anipura - G.D.M. Escola Alexandre Ruas, Bairrada, Escola de Ciclismo Bruno Neves, Jorbi – Team José Maria Nicolau, LA Alumínios / SGR Ambiente / CC A. Paio Pires, Maia Formação, Mato-Cheirinhos / Vila-Galé / Etopi, Sicasal / Liberty Seguros / Bombarralense, Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel - S. Pintos / Talho do Povo - Ramalde, Vito - Feirense - Blackjack / SC S. João Ver, Peçamodôvar / Delta-Cafés / Polisport – SC Bike Team / SC Bike Team.
O 30º Grande Prémio do Minho é apadrinhado por quatro ciclistas profissionais minhotos formados em clubes da Associação de Ciclismo do Minho: o famalicense Tiago Machado (Katusha-Alpecin), o vimaranense José Mendes (Burgos BH) e os gémeos e barcelenses José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e Domingos Gonçalves (Rádio Popular/Boavista).
Com o arranque da competição no Centro de Ciclismo do Minho – Guimarães (Souto Santa Maria), a primeira etapa terminará na União de Freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião (Guimarães), junto à sede da Associação de Ciclismo do Minho. Depois de uma primeira etapa mais propícia para roladores, o pelotão do 30º Grande Prémio do Minho rumará até Melgaço, o Município mais a Norte de Portugal, para enfrentar um trajeto delineado no “destino de natureza mais radical de Portugal” que terminará em Castro Laboreiro. Vieira do Minho, terra de encantos, ao acolher a partida e chegada da última etapa será o concelho que consagrará o vencedor da 30ª edição do Grande Prémio do Minho. Durante os 277, 7 quilómetros das três etapas estarão em disputa diversas contagens de montanha e metas volantes, assim como as classificações gerais individual por tempos (Camisola Amarela: CJR - Cândido José Rodrigues, SA), por pontos (Camisola Verde: Controlsafe), da Montanha (Camisola Azul: Arrecadações da Quintã), do melhor júnior de primeiro (Camisola Laranja: Cision), do melhor atleta da Associação de Ciclismo do Minho (Camisola Branca: Universidade do Minho) e por equipas.
Recorde-se que no ano passado, com emoção até ao último metro, Pedro Lopes (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact) sagrou-se vencedor da 29ª edição do Grande Prémio do Minho. O jovem vimaranense venceu as classificações geral individual (Camisola Amarela – Empiqua) e a de melhor atleta da ACM (Camisola Branca – Força Minho). Diogo Vieira (Tensai/Sambiental/Santa Marta) conquistou a classificação geral dos pontos (Camisola Verde – ControlSafe), o espanhol Abel Álvarez (Bathco) a classificação geral da montanha (Camisola Azul – Arrecadações da Quintã), Afonso Silva (Sporting / Tavira / Formação Eng. Brito da Mana) venceu a classificação da juventude (Camisola Laranja – Cision) e por equipas venceu a Academia Joaquim Agostinho / UDO.
 

O Grande Prémio do Minho em ciclismo regressa à estrada de 6 a 8 de julho com Guimarães, Melgaço e Vieira do Minho a assumirem um papel de destaque no desenrolar da competição apadrinhada pelos ciclistas profissionais minhotos Tiago Machado, José Mendes, José Gonçalves e Domingos Gonçalves. Destinado ao escalão de juniores e organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, em colaboração com a Federação Portuguesa de Ciclismo, o 30º Grande Prémio do Minho será disputado por um pelotão de cerca de centena e meia de ciclistas em representação de equipas portuguesas e espanholas.

Com o arranque da competição no Centro de Ciclismo do Minho – Guimarães (Souto Santa Maria), a primeira etapa terminará na União de Freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião (Guimarães), junto à sede da Associação de Ciclismo do Minho. Depois de uma primeira etapa mais propícia para roladores, o pelotão do 30º Grande Prémio do Minho rumará até Melgaço, o Município mais a Norte de Portugal, para enfrentar um trajeto delineado no “destino de natureza mais radical de Portugal” que terminará em Castro Laboreiro. Vieira do Minho, terra de encantos, ao acolher a partida e chegada da última etapa será o concelho que consagrará o vencedor da 30ª edição do Grande Prémio do Minho.

Durante os 277, 7 quilómetros das três etapas estarão em disputa diversas contagens de montanha e metas volantes, assim como as classificações gerais individual por tempos (Camisola Amarela: CJR - Cândido José Rodrigues, SA), por pontos (Camisola Verde: Controlsafe), da Montanha (Camisola Azul: Arrecadações da Quintã), do melhor júnior de primeiro (Camisola Laranja: Cision), do melhor atleta da Associação de Ciclismo do Minho (Camisola Branca: Universidade do Minho) e por equipas.
O 30º Grande Prémio do Minho é apadrinhado por quatro ciclistas profissionais minhotos formados em clubes da Associação de Ciclismo do Minho: o famalicense Tiago Machado (Katusha-Alpecin), o vimaranense José Mendes (Burgos BH) e os gémeos e barcelenses José Gonçalves (Katusha-Alpecin) e Domingos Gonçalves (Rádio Popular/Boavista).
Além das principais formações portuguesas, quatro equipas espanholas têm presença confirmada na edição deste ano do Grande Prémio do Minho: Fundacion Oscar Pereiro, Ginestar - ULB, Banco Santander - P.C. Sprint, Arte en Transfer - Leon, Aleata - CC Farto e Clube Ciclista Cidade de Lugo - Pescados Ruben.
As equipas portuguesas inscritas são as seguintes: Sporting / Tavira / Formação Engº Brito da Mana, Academia Joaquim Agostinho / UDO, ACD Milharado / Escola de Ciclismo Manuel Martins, Anipura - G.D.M. Escola Alexandre Ruas, Bairrada, Centro Ciclista Barcelos / A.F.F / Orbea / Onda, Escola de Ciclismo Bruno Neves, Jorbi – Team José Maria Nicolau, LA Alumínios / SGR Ambiente / CC A. Paio Pires, Maia Formação, Mato-Cheirinhos / Vila-Galé / Etopi, Seissa | KTM-Bikeseven | Matias&Araújo | Frulact, Sicasal / Liberty Seguros / Bombarralense, Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel, Tensai / Sambiental / Santa Marta, Vito - Feirense - Blackjack / SC S. João Ver, Peçamodôvar / Delta-Cafés / Polisport – SC Bike Team / SC Bike Team.
Recorde-se que no ano passado, com emoção até ao último metro, Pedro Lopes (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact) sagrou-se vencedor da 29ª edição do Grande Prémio do Minho. O jovem vimaranense venceu as classificações geral individual (Camisola Amarela – Empiqua) e a de melhor atleta da ACM (Camisola Branca – Força Minho). Diogo Vieira (Tensai/Sambiental/Santa Marta) conquistou a classificação geral dos pontos (Camisola Verde – ControlSafe), o espanhol Abel Álvarez (Bathco) a classificação geral da montanha (Camisola Azul – Arrecadações da Quintã), Afonso Silva (Sporting / Tavira / Formação Eng. Brito da Mana) venceu a classificação da juventude (Camisola Laranja – Cision) e por equipas venceu a Academia Joaquim Agostinho / UDO.

Um pelotão de 160 ciclistas, em representação de 18 equipas portuguesas e 6 espanholas, alinhará à partida para o 30º Grande Prémio do Minho que será disputado de 6 a 8 de julho.

Além das principais formações portuguesas, seis equipas espanholas marcarão presença: Fundacion Oscar Pereiro, Ginestar - ULB, Banco Santander - P.C. Sprint, Arte en Transfer - Leon, Aleata - CC Farto e Clube Ciclista Cidade de Lugo - Pescados Ruben.
As equipas portuguesas inscritas são as seguintes: Sporting / Tavira / Formação Engº Brito da Mana, Academia Joaquim Agostinho / UDO, ACD Milharado / Escola de Ciclismo Manuel Martins, Alcobaça CC / Crédito Agrícola, Anipura - G.D.M. Escola Alexandre Ruas, Bairrada, Centro Ciclista Barcelos / A.F.F / Orbea / Onda, Escola de Ciclismo Bruno Neves, Jorbi – Team José Maria Nicolau, LA Alumínios / SGR Ambiente / CC A. Paio Pires, Maia Formação, Mato-Cheirinhos / Vila-Galé / Etopi, Seissa | KTM-Bikeseven | Matias&Araújo | Frulact, Sicasal / Liberty Seguros / Bombarralense, Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel, Tensai / Sambiental / Santa Marta, Vito - Feirense - Blackjack / SC S. João Ver, Peçamodôvar / Delta-Cafés / Polisport – SC Bike Team / SC Bike Team.

Lista de pré-inscritos aqui.

   


A camisola amarela do 30º Grande Prémio do Minho é patrocinada pela CJR - Cândido José Rodrigues (www.cjr.pt), empresa de engenharia e construção. 
A CJR - Cândido José Rodrigues associa-se ao Grande Prémio do Minho patrocinando a camisola amarela, símbolo da liderança da classificação geral individual. 

 

   


A ControlSafe, prestadora de serviços de saúde no trabalho, segurança no trabalho, segurança alimentar e controlo de pragas, patrocina a camisola verde, da liderança da classificação por pontos, do 30º Grande Prémio do Minho.
Com uma rede múltipla e multidisciplinar, a Controlsafe presta um conjunto de serviços necessários e exigidos legalmente. A base multidisciplinar da ControlSafe faz com que a empresa seja única e uma das primeiras em Portugal a integrar serviços com um objetivo comum: controlo e segurança nas empresas para o bem-estar das pessoas.

 

   

 

As Arrecadações da Quintã patrocinam a Camisola Azul, liderança da classificação da montanha, do 30º Grande Prémio do Minho. 
Tendo nascido com um espírito inovador dentro do sector de Parques de Estacionamento e com o propósito de solucionar os problemas de espaço do pequeno comércio e apartamentos de Guimarães, as Arrecadações estão pensadas para as empresas que necessitam de armazenar material de trabalho, stocks, amostras, material promocional ou arquivos num local limpo, seco, seguro e acessível.
Aos particulares as Arrecadações da Quintã proporcionam um serviço em que é guardar tudo o que não cabe em casa (móveis, bicicletas, motorizadas, material desportivo, livros, roupas, etc), detendo os utilizadores acesso ilimitado ao seu espaço. As Arrecadações da Quintã prestam ainda um serviço de recolha de viaturas, caravanas e barcos.

 

 

   

 

A Cision, líder global em serviços de media intelligence, patrocina a camisola laranja do 30º Grande Prémio do Minho, símbolo da liderança da juventude (melhor júnior de primeiro ano). 
Parceira da Associação de Ciclismo do Minho desde 2009, a Cision é o maior grupo internacional de análise e monitorização de informação, sendo em Portugal e na Península Ibérica uma referência na área de análise de meios de comunicação social.

 

 

   


A Universidade do Minho (www.uminho.pt) é a patrocinadora da camisola branca do 30º Grande Prémio do Minho.
O vencedor da Camisola Branca será o ciclista representante de qualquer equipa da Associação de Ciclismo do Minho melhor classificado na geral individual por tempos do 30º Grande Prémio do Minho.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vieira do Minho situa-se a Norte de Portugal, integra o distrito de Braga e ocupa uma área de 220 km².
A economia de Vieira do Minho baseia-se na agricultura e na criação de gado, essencialmente bovino e suíno. O pequeno comércio, a construção civil e os serviços constituem outras das principais atividades. O turismo, assente no património ambiental e cultural, tem permitido o desenvolvimento económico do concelho. A aposta no turismo fomentou o aparecimento de inúmeras unidades de alojamento e infraestruturas de lazer e de desporto.
O património rural e religioso é um importante repositório da cultura rural e das identidades dos concelhos do interior do país. Trata-se normalmente de património relacionado com o trabalho pré-industrial e com os valores das sociedades tradicionais. De facto, em Vieira do Minho, a forte tradição rural e agrícola traduz-se na presença de várias estruturas pré-industriais ligadas a atividade agro-pastoril e aos recursos naturais disponíveis no território, que pelo seu valor histórico e social merecem ser salvaguardadas e lembradas. Também as estruturas que utilizam a energia hidráulica e de arquitetura imponente moldaram as paisagens vieirenses, testemunhando assim o domínio do Homem sobre a Natureza.
Graças à toda esta variedade patrimonial, à herança histórica, aos empreendimentos hoteleiros, bem como à gastronomia tradicional, o concelho de Vieira do Minho é o destino ideal para umas férias simplesmente inesquecíveis.
 

   

   

 

 

 

 

 

 

Melgaço, o Município mais a Norte de Portugal, ostenta paisagens com características bastante distintas que encantam quem visita: uma descoberta à parte!

Com 238,25 km² de área e 9 213 habitantes (2011), subdividido em 13 freguesias, o município é limitado a norte e leste pela região da Galiza, confronta com o Rio Minho e está inserido numa importante região montanhosa, cujos valores patrimoniais e ambientais são referência reconhecida internacionalmente (Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés).

Região verdejante, tipicamente Minhota, de forte e fértil vegetação, Melgaço orgulha-se do seu bonito património histórico, cultural e arquitetónico, inserido no maravilhoso PNPG. É uma terra rica em tradições, histórias, lendas e testemunhos de vivências passadas e detentor de uma rica e saborosa gastronomia.

As Festividades do concelho são marcadas, anualmente, por três grandes eventos – a Festa do Alvarinho e do Fumeiro, o Melgaço em Festa (com o Filmes do Homem – Festival Internacional de Documentário de Melgaço), e a Festa do Espumante, que atraem ao concelho milhares de pessoas.

Melgaço vem-se afirmando como uma referência de qualidade e de oferta de produtos tradicionais, com as raças autóctones e os produtos locais certificados ou em vias de certificação a serem hoje um motivo de atração turística, como o vinho Alvarinho e o fumeiro.

 

   

   

 

 

 

 

 

 

A União de Freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião (Guimarães), será o local de chegada da primeira etapa do 30º Grande Prémio do Minho.
A chegada será na Rua Associação Artística Vimaranense, junto à sede da Associação de Ciclismo do Minho.
Depois da realização do prémio "Força Minho" em junho de 2017, o ciclismo regressa à Urbanização da Atouguia (São Paio - Guimarães). Na década de 90 o local acolheu diversas provas de ciclismo dos escalões de formação, nas quais participaram nomes sonantes do ciclismo, chegando a receber o final de uma etapa do Grande Prémio do Minho.

 

Local de partida da primeira etapa do 30º Grande Prémio do Minho, o Centro de Ciclismo do Minho - Guimarães (Souto Santa Maria) integra o primeiro circuito permanente de BTT XCO da região norte do País e acolherá, no dia 1 de agosto, a prova de Cross Country Olímpico do Campeonato do Mundo de Ciclismo Universitário.

Localizado no Parque Desportivo de Souto Santa Maria (Rua Dona Josefa Amaral Freitas, 4800-257 Santa Maria de Souto, Guimarães - GPS: 41.519503,-8.291169), o projeto foi desenvolvido em parceria pela Associação de Ciclismo do Minho, Câmara Municipal de Guimarães e a União das Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar, em concertação com a Federação Portuguesa de Ciclismo.
O projeto, cuja primeira fase foi inaugurada a dia 25 de junho de 2017, compreende trajetos em circuito de diversas dificuldades (fácil, acessível, difícil e muito difícil), procurando-se corresponder às diferentes faixas etárias dos praticantes, características, nível de desenvolvimento técnico e físico e motivações.
Até ao final do mês de junho estarão concluídas as obras da segunda fase do Centro de Ciclismo do Minho que contemplam a construção de uma passagem inferior para os ciclistas na zona da entrada do Parque Desportivo de Souto Santa Maria, procurando-se assim melhorar as condições de segurança e eliminar o cruzamento do trajeto para as bicicletas com a estrada de acesso de viaturas ao Parque. Para a área dos percursos de BTT está igualmente prevista a implantação de uma passagem superior destinada aos ciclistas, visando a melhoria e a criação de mais alternativas de trajetos. Está igualmente contemplada a repavimentação dos percursos, na extensão total de cerca de 7,5 quilómetros, drenagem de águas pluviais e outros melhoramentos.
A empreitada da segunda fase está a ser executada pela empresa vimaranense CJR – Cândido José Rodrigues, SA e é financiada pela Câmara Municipal de Guimarães e com recursos angariados pela Associação de Ciclismo do Minho, nomeadamente, junto de privados e através do Estatuto do Mecenato Desportivo
O Centro de Ciclismo do Minho - Guimarães corresponde a um anseio da Associação de Ciclismo do Minho que lançou em 2009 o projeto de criação de um espaço para a prática de ciclismo de competição e de lazer. Com hipóteses de instalação em qualquer um dos concelhos da região do Minho, a escolha final acabou por ser o Parque Desportivo de Souto Santa Maria, tendo sido determinante na opção as condições que o espaço já detinha. Além do circuito permanente de BTT XCO, o Parque Desportivo e de Lazer de Souto Santa Maria possui ainda um pavilhão desportivo, circuito de manutenção, parque infantil e parque de merendas, entre outras valências. Pretende-se que o projeto gere uma nova centralidade, proporcionando boas condições para atividades de recreio, formação, treino e competição de ciclismo, contribuindo também para o desenvolvimento da modalidade na região.
O Centro de Ciclismo do Minho já acolheu atividades do Campeonato do Minho de BTT Cross Country Olímpico, tendo a primeira atividade de ciclismo sido realizada em 2010 aquando dos Torneios Desportivos do 25 de abril.
 

   

O jornal diário Correio do Minho é o jornal oficial do 30º Grande Prémio do Minho. Fundado em 1926, o jornal Correio do Minho (www.correiodominho.com) é uma referência do jornalismo que diariamente dá conta da atualidade noticiosa da região.

   

Distinguindo-se pelos automóveis de seleção, a Auto Terror apoia a 29º edição do Grande Prémio do Minho. A Auto Terror (www.autoterror.com) dedica-se ao Rent-a-car, comércio e à reparação de automóveis.

   

 

No âmbito da parceria anual com a Associação de Ciclismo do Minho a AFAcycles (www.afacycles.com) apoia o 30º Grande Prémio do Minho.
A AFAcycles é uma empresa dedicada ao comércio e reparação de bicicletas, sediada em Vila Nova de Famalicão, que é atualmente uma das maiores lojas da especialidade no norte do país. A empresa mãe denomina-se Afamotos e foi fundada em 1968 pelo sócio gerente Armindo Ferreira Araújo que desde sempre trabalhou com motas e bicicletas.
A empresa representa as principais marcas do mercado do ciclismo e respetivos acessórios, entre elas estão a Merida, a KTM, a Pinnarello e a Haibike.
A loja presta todo o tipo de serviços para bicicletas, desde a aquisição à reparação incluindo ainda a troca de qualquer tipo de acessórios para ciclismo.
Composta por uma equipa jovem, a empresa marca a diferença pela forma como encara os desafios e os soluciona, assim como pela excelência e profissionalismo de todos os serviços prestados.

 

 

A Saúde Constante - Medicina Desportiva prestará serviços de assistência médica no 30º Grande Prémio do Minho, disponibilizando também um serviço de massagens de recuperação muscular, através da sua equipa de fisioterapia e em condições vantajosas, aos atletas participantes na competição desportiva.
Prestadora de cuidados de saúde e especializada em Medicina Desportiva, a Saúde Constante realiza acompanhamento individual e coletivamente a atletas ou equipas de todas as modalidades desportivas (sejam ou não praticantes federados) e realiza o Exame Médico Desportivo.
A Saúde Constante e a Associação de Ciclismo do Minho subscreveram recentemente um protocolo que proporciona aos filiados da ACM o acesso, em condições vantajosas, aos serviços da empresa de Medicina Desportiva. 
Tendo como lema o profissionalismo, rigor, ética e competência, a Saúde Constante tem como missão o bem-estar, prevenção e promoção da saúde de todos os praticantes de desporto, aconselhando vivamente o Exame Médico Desportivo rigoroso, realizado por profissionais competentes. 
A Saúde Constante está licenciada e é reconhecida pela ERS – Entidade Reguladora da Saúde, tendo a sua sede no edifício da Cruz Vermelha Portuguesa, bem no centro de Viana do Castelo.

Mais informações: www.saudeconstante.pt.

 
 

 

   

A Guimarpeixe apoia o 30º Grande Prémio do Minho. Empresa de transformação, comercialização e distribuição de produtos alimentares congelados, a Guimarpeixe (www.guimarpeixe.com.pt) está sedeada em Guimarães e foi criada em 1995.
A qualidade dos seus produtos e a eficiência dos seus serviços de distribuição permitiram que em poucos anos esta empresa passasse a actuar à escala nacional e internacional.

   

A Jopedois - Fábrica de Meias e Peúgas apoia o 30º Grande Prémio do Minho. Produzindo meias e peúgas de desporto para homem, senhora e criança, a Jopedois (www.jopedois.com) conquistou, pela qualidade dos artigos que fabrica, o reconhecimento nos mercados nacional e internacional.

   


A Salvaggio Sportswear (www.salvaggio.pt) é a fornecedora oficial das camisolas de liderança do 30º Grande Prémio do Minho.
Recorde-se que a Associação de Ciclismo do Minho e a Salvaggio Sportswear subscreveram uma parceria que confere aos filiados da ACM, individuais ou coletivos, condições vantajosas na aquisição de equipamentos desportivos personalizados.
Especializada no design e confeção de roupa desportiva personalizada, a Salvaggio apresenta uma gama de produtos de elevada qualidade, nomeadamente equipamento técnico, amador ou profissional, para modalidades como o Ciclismo, Trail Running, Corrida e Triatlo. Focada na qualidade dos materiais, na ergonomia das soluções e no conforto dos produtos, a Salvaggio desenvolveu quatro gamas de vestuário desportivo (Performer, Pro, Evo e Evo Carbon) todas elas adaptadas às necessidades e correspondendo às maiores exigências. A Salvaggio garante as melhores soluções personalizáveis de vestuário desportivo permitindo que os praticantes se concentrem apenas na performance e no prazer da atividade desportiva. Com sede em Guimarães e representação nas zonas centro e sul do País, a Salvaggio fornece equipamentos desportivos personalizados para Portugal e para o estrangeiro.

   


Os dorsais do 30º Grande Prémio do Minho são POPP Design uma empresa de branding, design, web, social media, 3D e video.
Parceira da ACM e responsável pela imagem, entre outros, do Grande Prémio do Minho, a POPP Design (www.poppdesign.com) completa 16 anos em 2018, assumindo como compromisso que cada cliente recebe algo único, que funciona e de que se podem orgulhar. "Trabalhamos a criatividade que se comunica, que se vive, usa, inspira e motiva", referem os responsáveis da POPP Design.  

O conjunto de árbitros nomeado pela Federação Portuguesa de Ciclismo para o 30º Grande Prémio do Minho é composto pelos seguintes elementos: Luís Manuel Teixeira (Comissário Presidente), Ana Belém Pereira (Comissário 2), Carlos Nogueira (Comissário 3), José Ângelo Oliveira (Comissário Moto 1), João Carlos Pereira (Juiz de Chegada), Liliana Oliveira (Juiz de Partida), Joaquim Rosário Carvalho (Cronometrista), Ana Isabel Freitas (Comissário Moto 2). 

O Grande Prémio do Minho, também designado por “Volta ao Minho”, é um importante património da região minhota que, entre outros fatores, traduz um notável meio de promoção do desporto e de divulgação da região do Minho, das suas localidades, marcas, produtos e serviços.
 
Em 2017 o Grande Prémio do Minho, prova icónica da Associação doeCiclismo do Minho, foi reposicionado e assumiu um modelo organizativo mais adequado à realidade da ACM, dos seus clubes e atletas.
 
Ao ser promovido para o escalão de juniores pretende-se estimular a prática desportiva e criar uma oportunidade para os jovens ciclistas, formados no âmbito do ciclismo regional, poderem participar num evento desportivo de prestígio e trilhar o caminho do seu futuro .
 
Após a bem sucedida experiência do ano transato, a Associação de Ciclismo do Minho, mantém a aposta e coloca na estrada a 30ª edição da clássica minhota, apadrinhada pelos ciclistas internacionais lusos Tiago Machado, José Mendes e José Gonçalves (trio que na edição anterior nos honrou com a vontade de apadrinhar o evento) a que se juntou o gémeo Domingos Gonçalves, novo campeão nacional de contra relógio e estrada, todos eles atletas oriundos de equipas minhotas e cujo processo formativo no ciclismo ocorreu no contexto da Associação de Ciclismo do Minho.
 
A Volta ao Minho regressa à estrada no dia em que é inaugurada em Souto Santa Maria (Guimarães) a segunda fase do Centro de Ciclismo do Minho um projeto que enriquecerá o património desportivo nacional e pretende ser uma infraestrutura de topo preparada para várias valências. O Centro de Ciclismo do Minho integra um circuito permanente de BTT Cross Country Olímpico com trajetos de diversas dificuldades procurando-se corresponder às diferentes faixas etárias dos praticantes, características, nível de desenvolvimento técnico e físico e motivações. 
 
A Associação de Ciclismo do Minho agradece, reconhecida e convicta da manutenção futura das parcerias, às autarquias de Melgaço e Vieira do Minho, à União de Freguesias da Cidade de Guimarães (Oliveira do Castelo, São Paio e São Sebastião), empresas, entidades e particulares que se revelaram imprescindíveis à viabilização do 30º Grande Prémio do Minho.
 
Todos eles, sem exceção, nos incentivaram e concederam um forte contributo para ajudar a manter a esperança e a tornar o sonho realidade.
A Associação de Ciclismo do Minho deseja que no Grande Prémio do Minho vençam os melhores. Mas também aposta para que todos, no regresso a casa, levem consigo boas recordações do Minho e das suas gentes. E que essas recordações perdurem no tempo.
 

 

A Direção da Associação de Ciclismo do Minho
 
 
 




O Grande Prémio do Minho, popularmente designado por “Volta ao Minho”, é uma marca de referência do ciclismo português, agora ao serviço do ciclismo de formação, cujas equipas e ciclistas ganham uma motivação extra por participarem numa corrida com a importância histórica desta.

 

O Minho é uma região com tradição na formação de campeões, de diferentes vertentes do ciclismo, pelo que é com grande satisfação que vemos a Associação de Ciclismo do Minho fortemente empenhada na realização do Grande Prémio do Minho Júnior.

 

Faz todo o sentido que esta corrida, importante na preparação do Campeonato da Europa de juniores, se realize num território e pela mão de uma Associação que interpreta na perfeição o conceito de desenvolvimento desportivo preconizado pela Federação para o ciclismo jovem e para a Equipa Portugal.

 

A Federação Portuguesa de Ciclismo agradece, pois, à Associação de Ciclismo do Minho pela organização da corrida, mas também a todos os patrocinadores e demais parceiros que tornam a realização possível.

 

Por fim, uma palavra de incentivo para os clubes, seus dirigentes e treinadores, fundamentais no desenvolvimento da modalidade em todo o território nacional, e também para os ciclistas, que são a principal motivação do nosso trabalho.

 

A Federação Portuguesa de Ciclismo deseja a todos uma excelente corrida, fazendo votos para que decorra segundo os mais saudáveis princípios éticos e desportivos.

 

Delmino Pereira

Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo

 

 

 

 

A popularidade enorme que o ciclismo tem entre os portugueses foi um fator motivador e determinante para nos associarmos ao Grande Prémio do Minho, prova a que Guimarães e as freguesias da cidade sempre estiveram ligadas desde o seu início, bem como na génese da Associação de Ciclismo do Minho (ACM), de quem somos parceiros há um bom par de anos.

 

É por isso um orgulho enorme dizer sim ao final da primeira etapa do Grande Prémio do Minho no seu regresso a Guimarães, junto à sede da ACM, local onde a população dos nossos bairros assiste com regularidade a provas de ciclismo nas quais já participaram jovens  atletas que hoje são referência da modalidade. O saudoso ciclista vimaranense Manuel Abreu chegou, inclusive, a vencer no local uma etapa do Grande Prémio do Minho, na altura organizado para o escalão de Elites.

 

Além do mais, é para nós e para a população um motivo de orgulho ter na freguesia a sede de uma das raras associações desportivas regionais localizadas em Guimarães, por sinal, a maior associação regional de ciclismo do País, circunstância que contribui bastante e é um fator positivo no processo de integração social.

 

O desporto é um elemento determinante para a evolução da juventude, e, a exemplo, do que tem vindo a ser apanágio da nossa gestão, os eventos que conseguem transmitir valores importantes para o seu crescimento enquanto seres humanos e atletas são sempre um motivo extra para apoiarmos e dar aos nossos jovens bons exemplos.

 

Garra, força, determinação e muito fair-play são os votos para todos os que vão integrar o grande pelotão que irá percorrer as estradas do nosso belo Minho e que teremos o privilégio de acolher no final da primeira etapa do 30º Grande Prémio do Minho.

 

Rui Porfírio

Presidente da União de Freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião (Guimarães)

 

 

 

 

A qualidade que Portugal apresenta é indiscutível. O galardão de Melhor Destino Turístico do Mundo, pelos World Travel Awards, confirma isso mesmo. Fomos o primeiro país europeu a conquistar esta distinção. O nosso País continua, e cada vez mais, a despertar interesse nos turistas. E Melgaço também! Sabemos que temos potencial para fazer do turismo a alavanca da nossa economia e estamos a trabalhar nesse sentido.

Para que todos DESCUBRAM MELGAÇO! 

 

Uma das estratégias do nosso Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo é afirmar Melgaço como ‘O destino de natureza mais radical de Portugal’. Desde o dia 4 de janeiro de 2018, está em curso uma campanha de marketing digital sob a designação ‘Discover Melgaço’. Agora, podemos dirigir-nos ao mercado com uma imagem positiva, que nos permite sermos reconhecidos entre outros destinos turísticos.

 

Sem dúvida que o Turismo é uma alavanca do nosso território. A par do Alvarinho e do Fumeiro é mais um valioso ativo. Em Melgaço, temos tudo para se viver momentos fantásticos, sejam eles gastronómicos, radicais, em volta da natureza e mesmo da cultura e património. Aqui, é possível praticar os desportos de rio e montanha mais exigentes, durante todo o ano. Temos uma deliciosa gastronomia. Um Alvarinho único! Também a prática do trail se tem afirmado. Nesta edição do Melgaço Alvarinho Trail, a quarta edição, conseguimos trazer ao território mais de 1400 atletas. E a modalidade do BTT: este ano acolhemos o Campeonato Nacional de XCM Maratonas, durante a III Maratona BTT Vila de Melgaço, onde participaram cerca de 500 atletas. A elevada adesão aos demais eventos que temos promovido, comprova que temos condições para a prática de diferentes atividades! 

 

E a nossa deslumbrante paisagem, concede-nos uma posição de destaque. Não apenas pela sua grandiosidade e pelo facto de constituir um valioso testemunho dos hábitos e culturas das suas gentes, mas também pela sua riqueza ecológica. Integramos a Reserva Mundial da Biosfera. Fazemos parte do único Parque Nacional do país: o Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG). Há muito para ver e viver! 

 

DISCOVER MELGAÇO! 

O destino de natureza mais radical de Portugal!

 

 

Manoel Batista

Presidente da Câmara Municipal de Melgaço


 




O Município de Vieira do Minho volta a associar-se à organização do Grande Prémio do Minho em Ciclismo. A atividade desportiva na região tem contribuído para a afirmação do Minho no contexto nacional, daí que seja para nós motivo de satisfação receber uma etapa desta prova no nosso território.

 

O Município de Vieira do Minho assume o desporto e a sua valorização como elemento fundamental na sua intervenção junto de todos os vieirenses. Esta premissa é sustentada no apoio constante aos clubes e às associações locais, materializado na atribuição de subsídios e na disponibilização das infraestruturas locais para que todos possam desenvolver as suas atividades.

 

Os últimos anos têm sido repletos de iniciativas de sucesso para o desporto vieirense, com o nosso concelho a ser palco de grandes provas desportivas de âmbito nacional e internacional.

 

A realização do Grande Prémio do Minho em Ciclismo reconhece também o trabalho e o empenho do Município ao apoiar todos os projetos e as iniciativas desportivas bem como os seus agentes quer individuais, quer coletivos.

 

O Município de Vieira do Minho tem apostado numa lógica constante de promoção e de valorização da atividade e prática desportivas, como estratégia dinamizadora e potenciadora do nosso território.

 

Contribuir para a elevação desportiva de uma das regiões mais jovem e dinâmica do país, é, por isso, motivo de orgulho redobrado.

 

Por tudo isto, na qualidade de Presidente do Município de Vieira do Minho, sinto uma grande satisfação no facto de o concelho ser um dos palcos escolhidos para a realização desta iniciativa

 

A todos recebo com um carinho especial, na certeza de que encontrarão em Vieira do Minho bons motivos para outras visitas.

 

 

António Cardoso Barbosa

Presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho

 

 

 




O desporto é, por todos, reconhecido como essencial na promoção de um corpo são e observado como uma ferramenta primária no desenvolvimento de uma sociedade, constituindo-se como fator de inserção, de igualdade e de participação na vida social.

 

No seio do Grupo CJR impera um profundo sentimento cooperativo perante este tipo de iniciativas, resultante do legado do nosso fundador, Sr. Cândido José Rodrigues, que, sempre com uma visão extraordinária e com um espírito filantropo, se preocupava permanentemente por contribuir para uma sociedade mais capaz.

 

Ao longo da história do nosso Grupo, subscrevemos diversas causas desta índole, pois acreditamos que é dever das empresas promoverem obras que elevam a nossa sociedade.

 

Ora, quando nos cruzamos com o Grande Prémio do Minho, promovido pela Associação de Ciclismo do Minho foi, de imediato, óbvio para a nossa empresa, que pretendíamos integramo-nos, de alguma forma, neste projeto valioso para a nossa sociedade.

 

Hoje, podemos asseverar que é com enorme vaidade que aliamos a nossa marca e o nosso nome ao Grande Prémio do Minho, uma prova clássica minhota que fomenta as boas práticas do ciclismo português.

 

Rui Rodrigues

Administrador

 

 

 




A parceria da Cision com a Associação de Ciclismo do Minho tem sido de extrema importância para marcar a nossa presença no ciclismo e consolidar uma estratégia de envolvimento com os grandes eventos desportivos em Portugal.

Estarmos no mesmo espaço de comunicação de muitos dos nossos clientes é uma excelente oportunidade para partilharmos o nosso trabalho e demonstrarmos o valor que resulta dos patrocínios desportivos.

A Associação de Ciclismo do Minho, para além de nos garantir uma presença regular no espaço mediático, dá-nos um grande potencial para diferenciar a nossa comunicação e alcançar novos decisores.

 

Cision Portugal

 

 

 

 

A Controlsafe tem uma genuinidade única. Esta singularidade cresce diariamente num grupo de colaboradores jovens que cativam pela confiança no trabalho que desenvolvem, certeza e ousadia de continuar a sonhar.

 

Seguimos objetivos simples: a satisfação plena dos clientes em todos os serviços que oferecemos, tendo por base sempre a excelência.

 

Inseridos no mundo, cumprimos políticas de responsabilidade ambiental e social. Ambientalmente, asseguramos em todos os processos um cuidado extremo na utilização de qualquer fator que possa produzir influência no planeta. Fomentamos melhorias de eco-eficiência, otimizamos consumos de água e energia, formamos os nossos profissionais de forma a garantir que todos os comportamentos individuais têm um fim coletivo.

 

O estarmos ao lado do Grande Prémio do Minho insere-se nesta política ambiental da Controlsafe, de estar ao lado de eventos sustentáveis e, sobretudo, socialmente educativos para a criação de sociedades mais equilibradas e responsáveis. É este cariz social, humano, livre, que nos orienta diariamente e que queremos levar a diferentes eventos.

 

Seremos sempre parte de um mundo onde as nossas ações ambientais e socias vão definir a cor do nosso futuro. O desejo da Controlsafe é que seja sempre arco-íris.

 

António Rodrigues

Administrador