Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
3ª Maratona BTT Vila de Melgaço - Campeonato Nacional de Maratonas
Campeonato Nacional de BTT XCM

 

 

 

A disputa do Campeonato Nacional de Maratona (XCM) levou os melhores "fundistas" do BTT nacional a Melgaço numa corrida de perfil exigente (90 km, com 2658 metros de "acumulado" de subida) que ficou assinalada com o triunfo de Rúben Almeida (BTT Seia) em elites. Ana Antunes (Ser e Parece Pro Bike Team) venceu em elites femininas.
No "destino de natureza mais radical de Portugal" também triunfaram André Filipe (Master 30), Raquel Marques (Master 30 – Femininos), Carlos Gomes (Master 35), Luís Coelho (Master 40), Margarida Gomes (Master 40 – Femininos), Carlos Soares (Master 45), José Rosa (Master 50), Adelino Cruz (Master 55), Manuel Pinto (Master 60) e Hélder Maximino (Paraciclismo C).
A vitória de Rúben Almeida foi conseguida ao cabo de 4h10m23s de prova e com uma margem folgada de quase dois minutos sobre o anterior detentor do troféu Tiago Ferreira (DMT Racing Team). José Dias (DMT Racing Team) fechou o pódio.
O triunfo de Rúben Almeida, natural de Póvoa do Vale do Trigo (Belazaima do Chão) e anterior campeão nacional de XCM (2012) interrompeu a série de triunfos de Tiago Ferreira, que se sagrou vice-campeão mundial de maratona em 2017 e que, desde 2015, não perdia o título nacional Elite na corrida da especialidade. 
Na corrida de Elites Femininos (com 67 km e 1980 de acumulado, a mesma distância das categoria de masters a partir de 50 anos e dos paraciclistas de classe D) venceu Ana Antunes (ser e Parece Pro Bike Team). No pódio, Ana Antunes foi acompanhada por Celina Carpinteiro (BTT Loulé/Elevis) e Ilda Pereira (Casa Myzé Team). 
Nas restantes categorias foram consagrados/as os seguintes campeões/ãs nacionais: André Filipe (CPR A-do-Barbas) em Master 30, Raquel Marques (ASC-Focus Team-Vila do Conde) em Master 30 Femininos, Carlos Gomes (Viveiros Vítor Lourenço) em Master 35, Luís Coelho (BTT Seia) em Master 40, Margarida Gomes (Transfor-FatimaBTT) em Master 40 Feminino, Carlos Soares (Saertex Portugal | Edaetech) em Master 45, José Rosa (Ser e Parecer Pro Bike Team) em Master 50, Adelino Cruz em Master 55, Manuel Pinto (Saertex Portugal | Edaetech) em Master 60 e Hélder Maximino (360º Bike Trail) em Paraciclismo C.
A equipa BTT Seia venceu a classificação coletiva de elites e a Transfor - Fátima BTT a de masters.
Na promoção destacaram-se Válter Lima (Spac BTT na Maratona e João Pedro Peixoto (UCVNF / Soniturismo / Eugénios) e Ana Filipa Silva (BTT Seia) na Meia-Maratona.. 
Depois de Melgaço ter acolhido em 2017, com assinalável êxito organizativo, etapas das Taças de Portugal de Ciclocrosse e de Maratonas e do 29º Grande Prémio do Minho em ciclismo de estrada, o Município mais a Norte de Portugal recebeu em janeiro o Campeonato Nacional de Ciclocrosse, em março uma prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - Cross Country Olímpico e no dia 10 de junho o Campeonato Nacional de Maratonas, estando ainda previsto para este ano o início e final de uma etapa do Grande Prémio do Minho em ciclismo de estrada (7 de julho).
A 3ª Maratona BTT Vila de Melgaço - Campeonato Nacional de Maratonas foi promovida em conjunto pela Melsport - Melgaço, Desporto e Lazer E.M., Associação de Ciclismo do Minho e Federação Portuguesa de Ciclismo do Minho, com o apoio de diversas entidades.
Pretendendo assumir-se como um evento de referência que contribua para a promoção da prática desportiva e que corresponda ao crescente interesse por atividades de BTT, a Maratona visa igualmente potenciar a marca Melgaço e tudo o que a referida aporta a vários níveis, como a gastronomia, cultura, história, costumes, desporto de Natureza entre outros.

 

Terminado o período de inscrições online, as inscrições de última hora apenas poderão ser efetuadas presencialmente no secretariado que funcionará junto ao local de partida/chegada (antigo quartel dos Bombeiros Voluntários de Melgaço) no sábado (09 de junho) das 16 às 20 horas e no domingo (10 de junho) das 07h30 às 08h30.

Os pagamentos não efetuados por multibanco deverão presencialmente no secretariado. 

Melgaço acolhe no próximo domingo (10 de junho) o Campeonato Nacional de BTT Maratonas que contará com a presença dos melhores atletas nacionais desta vertente do ciclismo. No "destino de natureza mais radical de Portugal" estarão em disputa os títulos nacionais dos diversos escalões.
As inscrição na vertente de lazer encerram às 19 horas da próxima sexta-feira.
Depois de Melgaço ter acolhido em 2017, com assinalável êxito organizativo, etapas das Taças de Portugal de Ciclocrosse e de Maratonas e do 29º Grande Prémio do Minho em ciclismo de estrada, o Município mais a Norte de Portugal recebeu em janeiro o Campeonato Nacional de Ciclocrosse, em março uma prova do Campeonato do Minho de BTT XCO - Cross Country Olímpico e no próximo domingo acolhe o Campeonato Nacional de Maratonas, estando ainda previsto para este ano o início e final de uma etapa do Grande Prémio do Minho em ciclismo de estrada (7 de julho).
A 3ª Maratona BTT Vila de Melgaço - Campeonato Nacional de Maratonas é promovida em conjunto pela Melsport - Melgaço, Desporto e Lazer E.M., Associação de Ciclismo do Minho e Federação Portuguesa de Ciclismo do Minho, com o apoio de diversas entidades. O início está marcado para as 09h30 no Largo Hermenegildo Solheiro, local onde também terminará a maratona.
Pretendendo assumir-se como um evento de referência que contribua para a promoção da prática desportiva e que corresponda ao crescente interesse por atividades de BTT, a Maratona visa igualmente potenciar a marca Melgaço e tudo o que a referida aporta a vários níveis, como a gastronomia, cultura, história, costumes, desporto de Natureza entre outros.