Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe
Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã

Realiza-se no dia 8 de julho o Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe, prova para a categoria de cadetes e juniores promovida pela Associação de Ciclismo do Minho, com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, pontuável para a Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã. Integrada no programa das Festas em honra de Nossa Senhora de Antime / Festas do Concelho de Fafe, a iniciativa inclui o Passeio de Cicloturismo e Roda Livre da União Desportiva Amigos da Roda de Quinchães.
O Prémio Festas do Concelho de Fafe decorrerá entre as 14 e as 18h45, tendo a Praça 25 de Abril como local de partida e chegada das corridas de cadetes, de juniores e do Passeio de Cicloturismo e Roda Livre da União Desportiva Amigos da Roda de Quinchães. As provas serão disputadas num percurso de 21,5 quilómetros a percorrer três vezes pelo pelotão de juniores, duas pelo de cadetes e uma na roda livre da iniciativa da UDAR de Quinchães.
O início está marcado para as 14 horas com o arranque da corrida de cadetes, seguindo-se às 16h00 a de juniores e às 18h00 a da UDAR de Quinchães. A cerimónia protocolar de entrega de prémios está agendada para as 18h45. O trajeto inclui passagens pelas seguintes localidades: Fafe (Praça 25 de Abril - Partida simbólica), Rua Serpa Pinto, Av. Granja (Partida real), Jopedois, Cepães, Fareja, EN 101, Vila Nova de Infantas, Mesão Frio, EN 206, Portela de Arões, Arões (Igreja Românica), Fafe, Rua Cidade de Guimarães, Rua dos Aliados, Av. Granja (na última volta, na Rua dos Aliados prossegue em direção à Praça 25 de Abril pela Rua Serpa Pinto (sentido proibido).
O Prémio Festas do Concelho de Fafe é organizado pela Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Federação Portuguesa de CiclismoArrecadações da Quintã, CisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP DesignSalvaggio, Controlsafe, Fafefuel, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror, Polícia Municipal de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe, AFAcycles e Ciclismo a fundo (revista oficial).
No ano passado, Luís Pereira venceu isolado o Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe, prova para a categoria de juniores promovida pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Câmara Municipal de Fafe. Na prova pontuável para a Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã, a atleta espanhola Maria Jesus Barros ganhou a classificação feminina.
A corrida foi bastante animada do primeiro ao último instante, em especial devido à seletividade do percurso. O forte calor constituiu uma dificuldade acrescida para os jovens atletas. Luís Pereira (Escola de Ciclismo Carlos Carvalho) chegou isolado à meta com a vantagem de 17 segundos para Bruno Mateus (Tensai / Sambiental / Santa Marta) e de 1m01s para Fernando Faria (Centro Ciclista de Barcelos / AFF / Orbea / Onda).
 

Festas em honra de Nossa Senhora de Antime com oferta para todos
Tony Carreira e Blasted Mechanism são algumas das atrações

Fafe celebra por mais um ano as festas do concelho. Tradicionalmente conhecidas como as festas em honra de Nossa Senhora de Antime, as comemorações decorrem durante quatro dias (7 a 10 de Julho), com grande animação cultural e um cartaz para todos os gostos.
As festas terão um programa diversificado que abrange música, folclore, desfiles, marcha luminosa e outros momentos que prometem ser únicos.
Este ano, o músico Tony Carreira é cabeça de cartaz, num espetáculo que promete animar a noite de 8 de Julho, sábado, na Praça Mártires de Fascismo. A banda portuguesa Blasted Mechanism encabeça o programa da Juventude nas Festas com um espetáculo imperdível também no sábado, a partir da 01h00.
O arranque das festividades, a 7 de Julho, é marcado pela inauguração das iluminações decorativas, às 21h00. A sexta-feira dá o mote para o grande fim-de-semana, com destaque para a música. A Final do Concurso de Bandas ´Just Nice Music´ decorre, a partir das 21h30, na Praça Mártires do Fascismo. Simultaneamente, terá lugar o tradicional Encontros de Coros, na Igreja Nova de S. José, e a escadaria do Câmara Municipal ganha vida com os Fados de Coimbra, às 24h00.
A noite é dedicada também à Juventude nas Festas, com a atuação da Dj Olga Ryazanova, na Praça Mártires do Fascismo.
No sábado, a manhã começa bem cedo, com a Arruada de Bombos e Gigantones de Fafe, às 10h00, na Praça 25 de Abril. A partir das 14h00, o Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe. 
À noite, o palco da Praça 25 de Abril, recebe a XXIV Mostra de Folclore de Fafe, com a participação de 5 grupos de folclore, e, simultaneamente, na Igreja Nova de S. José, decorre o Encontro de Coros.
O grande destaque desta noite vai para a atuação de Tony Carreira, que promete um espetáculo monumental. O concerto culmina com o espetáculo pirotécnico que transforma os céus de Fafe numa mancha de cor e movimento. A animação para a Juventude não faltará, com um espetáculo que terá tanto de irreverente, como de mágico, com um concerto da banda portuguesa Blasted Mechanism.
A música continua noite dentro, com atuação dos Dj´s brasileiros WAO.
Domingo, 09 de Julho, é, para muitos, o dia mais simbólico destas festas. A procissão em honra de Nossa Senhora de Antime atrai milhares de fiéis, num momento único, carregado de fé e emoção.
Ao início da manhã, a Procissão de Nossa Senhora das Dores sai de Fafe em direção a Antime e a Procissão de Nossa Senhora da Misericórdia sai de Antime para Fafe.
As duas imagens encontram-se, cerca de uma hora depois, na Ponte de S. José e seguem juntas rumo à Igreja Nova, em Fafe.
O tradicional Desfile e Despique das Bandas Filarmónicas de Golães e Revelhe mantém-se como aposta para domingo à tarde, a partir das 15h00, na Rua António Saldanha. Mais tarde, perto das 21h30, as Bandas juntam-se para uma arruada.
Ainda no domingo, decorrerá, a partir das 22h00, o Concurso de Vestidos de Chita, que integra novamente as comemorações, pelo terceiro ano, no centro da cidade, recuperando-se uma tradição de há décadas, tão acarinhada pelos fafenses. Ao Concurso, junta-se o Desfile com diversas peças de vestuário e calçado do comércio local que contará com a presença de Inês Folque, Afonso Vilela e Valter Carvalho, manequins conhecidos do grande público.
A marcha luminosa encerra as festas do concelho, na segunda-feira, a partir das 23h00, com o desfile de diversos carros alegóricos, muita música, dança e animação para todos os que assistem.
Antes, no centro da cidade, a animação será garantida pela Banda às Riscas e, no Jardim do Calvário, o espetáculo pirotécnico.
O Presidente da Câmara Municipal de Fafe, Raúl Cunha, destaca a aposta, deste ano, num programa diversificado, que abrange diversas idades e iniciativas.
“As festas em honra de Nossa Senhora de Antime são as mais importantes e especiais do concelho e, como tal, apostamos num programa para todos os gostos e todas as idades, e que, sobretudo, seja do agrado dos fafenses.
Mantemos a tradição, com os Fados de Coimbra, Encontro de Bombos e Gigantones, Mostra de Folclore, Mas quisemos também trazer a juventude às festas, com a aposta em desfiles de moda, atuação de vários Dj´s e no espetáculo dos Blasted Mechanism", explica o autarca salientando que "este ano, o músico português Tony Carreira, acarinhado do grande público, vai abrilhantar as festas do concelho e estou certo de que será um grande espetáculo" e que "recuperamos a tradição do Concurso de Vestidos de Chita e da Marcha Luminosa à segunda-feira".
“A procissão é um dos pontos altos das comemorações e mais sentido pelos fafenses e pelas dezenas de milhares pessoas que vêm de fora para assistir a estas cerimónias. Será, mais uma vez, um enorme privilégio receber os andores na Câmara Municipal, junto do povo”, concluiu.