Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
59º Circuito de Santo António (Amares)
Troféu Revelações Estrada - Raiz Carisma

André Carvalho, minhoto Campeão Nacional de Ciclismo de Estrada, venceu o 59º Circuito de Santo António de Amares, prova para a categoria de juniores integrada no programa das Festas d´Amares - Santo António 2015. A espanhola Maria Jesus Barros (Spol C.C.) foi a melhor atleta feminina.
Das mais antigas provas de ciclismo do País, o prestigiado Circuito de Santo António de Amares foi organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, AFAA - Associação das Festas Antoninas de Amares e Câmara Municipal de Amares. Um pelotão de 62 corredores alinhou à partida para efetuar um percurso de 86 quilómetros com início e final na Praça do Comércio.
O 59º Circuito de Santo António de Amares foi disputado a alta velocidade (média de 41,951 km/h), com as constantes movimentações no pelotão, a emoção, a competitividade e o muito público ao longo do percurso a marcarem a prova.
Com frequentes tentativas de ataque desde o início da prova, um trio de corredores formado por André Carvalho (C.C. Avidos / Metalização A. Lemos, Lda.), Gonçalo Carvalho (Bairrada) e Jorge Magalhães (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) isolou-se na frente da corrida na segunda volta ao circuito.
O pelotão tardou a reagir e foi incapaz de anular a investida do trio do qual saiu o vencedor, o Campeão Nacional André Carvalho (C.C. Avidos / Metalização A. Lemos, Lda.). André Carvalho bateu no sprint Gonçalo Carvalho (Bairrada), segundo classificado, enquanto Jorge Magalhães (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) concluiu a prova com 6 segundos de atraso. O pelotão, encabeçado por Pedro Preto (Bairrada), chegou à meta 20 segundos depois do vencedor.
Pedro Preto (Bairrada), Gonçalo Carvalho (Bairrada) e André Carvalho (C.C. Avidos / Metalização A. Lemos, Lda.) foram os vencedores das três metas volantes, enquanto Maria Jesus Barros (CC Spol) foi a melhor no setor feminino.
O 59º Circuito de Santo António de Amares teve o apoio das seguintes entidades: Câmara Municipal de Amares, Federação Portuguesa de Ciclismo, CisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP Design, Guimatubos, Herdmar, Arrecadações da QuintãCiclismo a fundo (revista oficial), acmTV (www.acmtv.pt) e Roda na Frente.
Remontando ao ano de 1956, o Circuito de Santo António de Amares é considerado uma das mais antigas provas de ciclismo do país, sendo, desde 1979, uma organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e da Câmara Municipal de Amares. A prova de ciclismo já foi distinguida com o Troféu “O Minhoto”, na categoria de “Evento Desportivo”.
A próxima prova de ciclismo de estrada a organizar pela Associação de Ciclismo do Minho será o 8º Troféu Carlos Carvalho agendado para o dia 20 de junho e destinado às categorias de escolas, cadetes e juniores.
 

O tradicional Circuito de Santo António de Amares disputa-se no próximo dia 14 de junho. A 59ª edição da prova integra o programa das Festas d´Amares - Santo António 2015 que decorrem de 5 a 14 de junho.
A competição começará às 10 horas e terminará, pelas 12 horas, na Praça do Comércio, tendo os corredores para enfrentar um percurso de 86 quilómetros.
O 59º Circuito de Santo António de Amares é organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, AFAA - Associação das Festas Antoninas de Amares e Câmara Municipal de Amares.
Das mais antigas provas de ciclismo do País, o prestigiado Circuito de Santo António tem início marcado para as 10 horas na Praça do Comércio e final previsto para as 12h15 no mesmo local. O percurso, de 86 quilómetros, inclui três passagens pela meta que contarão como metas volantes. A concentração dos corredores será pelas 9 horas e a cerimónia protocolar e de entrega de prémios pelas 12h30.
O percurso do 59º Circuito de Santo António de Amares, integrado no programa das Festas d´Amares - Santo António 2015, será o seguinte: Amares (Praça do Comércio), Besteiros (EN 308 - Partida real), Portela, Caldelas, Torre, Fiscal (10h16), São Vicente do Bico, Rendufe, Carrazedo, Amares (Meta Volante - 1ª passagem pela meta - 10h27), CM Amares, Praceta do Autarca, Crespos, Santa Lucrécia (10h40), Adaúfe, Palmeira (10h48), Confeiteira, Entre Pontes, Lago, Rendufe, Carrazedo, Amares (2ª passagem pela meta - 11h07), Besteiros, Portela, Caldelas (Meta Volante - 11h20), Torre, Fiscal, São Vicente do Bico, Rendufe, Carrazedo, Amares (Meta Volante - 3ª passagem pela meta - 11h37), CM Amares, Praceta do Autarca, Crespos, Santa Lucrécia, Adaúfe, Palmeira (11h56), Confeiteira, Entre Pontes, Lago, Rendufe, Carrazedo, Amares - Praça do Comércio (Meta Final - 12h15).
Remontando ao ano de 1956, o Circuito de Santo António de Amares é considerado uma das mais antigas provas de ciclismo do país, sendo, desde 1979, uma organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e da Câmara Municipal de Amares. A prova de ciclismo já foi distinguida com o Troféu “O Minhoto”, na categoria de “Evento Desportivo”.
O 59º Circuito de Santo António de Amares tem o apoio das seguintes entidades: Câmara Municipal de Amares, Federação Portuguesa de Ciclismo, CisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP Design, Guimatubos, Herdmar, Arrecadações da QuintãCiclismo a fundo (revista oficial), acmTV (www.acmtv.pt) e Roda na Frente.
No ano passado, com a vitória discutida ao sprint, Ivo Oliveira (Bairrada) sagrou-se vencedor do 58º Circuito de Santo António de Amares.
As Festas d’Amares - Antoninas apresentam em 2015 um dos programas mais recheados de sempre: D.A.M.A., D8, Marco Paulo, Avô Cantigas, José Malhoa, Só P’ra Pular, Fernando Rocha e Herman José são os principais artistas/bandas que vão animar os dez dias de festas, que decorrem de 5 a 14 de junho. Haverá, ainda, uma noite dedicada às tunas, um tributo aos Xutos de Pontapés, um Festival Folclórico e Moda Amares, a que se juntam, à semelhança do ano passado, várias outras atrações e algumas novidades.
Além de ter preparado um programa arrojado, dirigido a todas a idades, gostos e classes, a Associação das Festas Antoninas d’Amares - AFAA aposta na revitalização de tradições antigas. Exemplo disso é a recuperação do Cortejo Etnográfico (desativado há dez anos) agendado para a tarde do último dia das festas.
Destaque, ainda, para as marchas populares e majestosa procissão assumidamente pontos altos das festividades.