Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Prémio Freguesia de Golães / Troféu José Martins
Taça Portugal - Juniores - Liberty Seguros / Troféu Revelações Estrada - Raiz Carisma

João Almeida (Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense) venceu isolado o Prémio Freguesia de Golães / Troféu José Martins, prova pontuável para Taça de Portugal de Juniores - Liberty Seguros organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, com o apoio da Câmara Municipal de Fafe. Filipe Rocha venceu a meta volante de Arões Santa Cristina e a equipa Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense a classificação coletiva.
Com 130 corredores à partida, em representação de 21 equipas, o percurso do Prémio Freguesia de Golães / Troféu José Martins, na extensão de 88,5 quilómetros incluiu de uma meta volante em Arões Santa Cristina e passagens pelos concelhos de Fafe, Guimarães, Felgueiras e Póvoa de Lanhoso.
Com partida e chegada nas imediações da Junta de Freguesia de Golães, a prova de juniores da Taça de Portugal contou, como é apanágio na região do Minho, com a presença de bastante público, tanto no local de partida e de chegada como ao longo do percurso. Delmino Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, José Poeira, Selecionador Nacional de Ciclismo de Estrada, Francisco Marinho, membro do Conselho de Arbitragem da FPC, os ex-ciclistas José Martins, Manuel Martins e José Luiz Galdamez, Filipe Silva e Manuel Gonçalves Nobre, Presidentes das Juntas de Freguesia de Golães e de Arões Santa Cristina e Jorge Ferreira, árbitro principal da primeira liga de futebol, foram algumas das individualidades que marcaram presença na competição organizada conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo. O árbitro de futebol exibiu simbolicamente a bandeira de xadrez na meta final do Prémio Freguesia de Golães / Troféu José Martins.
O corrida de ciclismo proporcionou um excelente espetáculo desportivo, onde não faltaram momentos de grande competitividade, com a vitória final a resultar de uma fuga bem-sucedida que permitiu a João Almeida (Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense) chegar isolado à seletiva subida em direção meta final instalada nas imediações da Junta de Freguesia de Golões.
As várias tentativas de fuga e as movimentações constantes no grupo principal de corredores, assim como as dificuldades do percurso, fizeram com que o pelotão chegasse fracionado à meta. A corrida teve uma primeira fase de grande velocidade que deixou o pelotão em dificuldades. Após uma passagem pela meta surgiram os ataques e o desgaste da fase inicial fez-se sentir, com o grupo a fragmentar-se.
João Almeida cumpriu o percurso à média de 39,925 km/h, cortando a meta isolado com a vantagem de 12 segundos para o segundo classificado, Marcelo Salvador (Mato Cheirinhos/Liberty Seguros/Vila Galé). O terceiro foi Daniel Viegas (Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense), a 20 segundos, seguindo-se o seu colega de equipa Daniel Silva, a 44 segundos, e Gonçalo Leaça (LA Alumínios/SGR Ambiente/Paio Pires), a 1m01s. O grupo dos dez primeiros ficou completo com Marvin Scheulen (Mato-Cheirinhos/Liberty Seguros/Vila Galé), Emmanuel Rodrigues (Alcobaça C C / Crédito Agrícola), Diogo Duarte (Sport Clube Escolar Bombarralense), Ivo Pinheiro (Contifiel / Downinfor) e o Campeão Nacional André Carvalho (C.C. Avidos / Metalização A. Lemos, Lda.).
O primeiro corredor a passar na meta volante “Freguesia de Arões Santa Cristina”, ao quilómetro 30,8, foi Filipe Rocha (Moreira Congelados / Feira / KTM), enquanto a classificação por equipas foi ganha pela formação Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense seguida pela Mato-Cheirinhos/Liberty Seguros/Vila Galé, Alcobaça C C / Crédito Agrícola, Moreira Congelados / Feira / KTM, Centro Ciclista de Avidos / Metalização A. Lemos, Lda. e Bairrada.
O Prémio Junta de Freguesia de Golães / Troféu José Martins foi organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, contando com o patrocínio da Câmara Municipal de Fafe e o apoio das Freguesias de Golães e Arões Santa Cristina, Bombeiros Voluntários de Fafe,  Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Cision, POPP Design, Guimatubos, Hermotor - Ford, Arrecadações da Quintã, Herdmar, Fafefuel, Guimarpeixe, Auto Terror, Jopedois, Liberty Seguros, Onda, Ciclismo a fundo (revista oficial), Roda na Frente e acmTV (www.acmtv.pt).
A próxima prova de ciclismo de estrada a organizar pela Associação de Ciclismo do Minho será o 18º Prémio Cidade de Viana do Castelo - Município Saudável (Encontro Inter-Regional Escolas Ciclismo e Taça de Portugal de Paraciclismo).

Golães e o ciclismo

Nos últimos anos Golões tem acolhido competições de ciclismo regulares organizadas pela Associação de Ciclismo do Minho e recebeu em 2014 parte do percurso do prólogo da 76ª Volta a Portugal em Bicicleta. Além disso, em 2009, numa jornada impagável da memória, a Associação de Ciclismo do Minho promoveu no final do Troféu José Martins / Taça de Portugal de Juniores a apresentação do livro “A Magia do Tour - Participação dos corredores portugueses” escrito a quatro mãos por Alves Barbosa e José Magalhães Castela. O cenário desta apresentação foi a Junta de Freguesia de Golães, tendo contado com a magia dos autores que obsequiaram os inúmeros presentes com saudosas histórias de um tempo em que o ciclismo era praticado, não só na sua mais interna pureza desportiva, mas também na sua sempre necessária vertente saudável.
Na apresentação do livro, Alves Barbosa presenteou a assistência com algumas das suas memórias da aventura da volta ciclista mais apreciada no mundo, enquanto José Magalhães Castela aproveitou a ocasião para elencar praticamente toda a vida do fafense José Martins, numa singela homenagem que quis prestar a este antigo ciclista, sócio honorário da ACM e participante no “Tour de France”.
Também nesse ano de 2009, a Câmara Municipal de Fafe e a Junta de Freguesia de Golães homenagearam no final da prova José Martins e o seu irmão Manuel Martins, igualmente ex-ciclista.
Mais recentemente, a Associação de Ciclismo do Minho promoveu em 2014 aquando da habitual prova de ciclismo uma cerimónia de entrega de distinções a dirigentes desportivos de Fafe em reconhecimento pelo mérito do desempenho de funções associativas ao longo de mais de três décadas. Na sequência da deliberação da Assembleia-Geral de 21 de março último, a ACM entregou a distinção de Presidente Honorário aos fafenses Manuel Fernandes Castro e Jorge Filipe Gonçalves e de Vice-Presidente Honorário a Francisco Orlando Marinho, enaltecendo os relevantes serviços prestados ao Ciclismo e à Associação de Ciclismo do Minho.
Importante freguesia do concelho de Fafe, Golães é a terra natal de José Martins um consagrado ciclista português, premiado com uma carreira internacional assinalável. Ao longo do seu percurso como profissional (1971-1980) envergou as camisolas da Coelima, Canada Dry-Gazelle, Kas-Campagnolo, Teka e Moliner-Vereco, ao serviço das quais obteve destacados resultados: Volta a Portugal/1972 e 1973 (2º e 3º), Volta à Madeira/1974 (1º), Volta à Catalunya/1974 (1º), Volta a Mallorca/1974 (1º), Volta a Aragón/1975 (2º), Volta ao País Basco/1975 (3º), Vuelta à Espanha/1975 (6º), Tour Suisse/1976 (1º Prémio da Montanha) e Tour de France/1976, 1977 e 1978 (12º, 17º e 22º).
Golães apresenta-se como uma das freguesias mais extensas, mais povoadas e mais desenvolvidas do concelho de Fafe, situando-se a quatro quilómetros da sede do concelho e estendendo-se encosta fora na margem esquerda do rio Vizela.
Como coletividades ativas e atuantes, a comunidade de Golães conta, entre outras, com a prestigiada Banda de Golães. 

A freguesia de Golães, em Fafe, recebe no próximo dia 9 de maio a Taça de Portugal de Juniores. O Prémio de ciclismo Freguesia de Golães / Troféu José Martins é organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo com o apoio da Câmara Municipal de Fafe. Com início, final e uma passagem pela meta em Golães, o percurso da prova inclui uma meta volante em Arões Santa Cristina e passagens pelos concelhos de Fafe, Guimarães, Felgueiras e Póvoa de Lanhoso.
O Prémio Junta de Freguesia de Golães / Troféu José Martins (Taça de Portugal de Juniores – Liberty Seguros) arrancará, pelas 14h00, junto à Igreja de Golães e terminará nas imediações da Junta de Freguesia, pelas 16h10, estando em perspetiva um excelente espetáculo desportivo, onde não faltarão momentos de grande competitividade.
Como é habitual na região do Minho, é esperada a presença de bastante público tanto nos locais de partida e de chegada como ao longo do percurso que inclui uma meta volante na freguesia de Arões Santa Cristina, uma passagem pela zona da meta sensivelmente a meio do trajeto. O pelotão passará ainda por diversas localidades dos concelhos de Fafe, Póvoa de Lanhoso e Guimarães.
Patrocinado pela Câmara Municipal de Fafe, o percurso do Prémio Freguesia de Golães / Troféu José Martins, na extensão de 88,5 quilómetros, será o seguinte: Golães - Fafe (14h00 - Partida simbólica), EN 206 em direção a Fafe (centro - Partida real), Rua Cidade de Guimarães, Rua dos Aliados, Avenida Brasil, EN 207, Antime (14h05), Silvares, Regadas, Felgueiras (14h24), Avenida Dr. Magalhães Lemos, EN 101, Serzedo (14h34), Fareja, Arões Santa Cristina (14h46 - META VOLANTE: Freguesia de Arões Santa Cristina), EN 206, EM para Golães (início de subida), Golães (14h52 - passagem pela Meta em sentido contrário), Santa Comba de Fornelos, EN 207, Travassós, Requeixo, Vila Cova, Freitas (15h09), Serafão, Taíde (15h24), Rotunda em direção a Garfe, Garfe (15h47), EN 207-4, Arosa, Arosa - à drt. p/Fafe EN 207, Serafão, Freitas (15h57), Vila Cova, Requeixo, Travassós (16h03), Santa Comba de Fornelos, ponte (início de subida), Golães (16h10 - Meta final).
O Prémio Junta de Freguesia de Golães / Troféu José Martins é organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, contando com o patrocínio da Câmara Municipal de Fafe e o apoio das Freguesias de Golães e Arões Santa Cristina, Bombeiros Voluntários de Fafe,  Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Cision, POPP Design, Guimatubos, Hermotor - Ford, Arrecadações da Quintã, Herdmar, Fafefuel, Guimarpeixe, Auto Terror, Jopedois, Liberty Seguros, Onda, Ciclismo a fundo (revista oficial), Roda na Frente e acmTV (www.acmtv.pt).
No ano passado, Golães recebeu uma prova da Taça de Portugal de Cadetes que foi ganha  por Jorge Alves (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) que chegou isolado à meta. A vitória final resultou de uma fuga bem-sucedida que permitiu a Jorge Alves entrar isolado na seletiva subida em direção à meta instalada nas imediações da Junta de Freguesia de Golões. O segundo classificado foi Bruno Machado, colega de equipa do vencedor, enquanto Edgar Fonte (Tensai/Santa Marta) terminou a prova em terceiro e os seus colegas de equipa Bruno Mateus e Iúri Leitão garantiram, respetivamente, o quarto e quinto lugares.
Nos últimos anos Golões tem acolhido competições de ciclismo regulares organizadas pela Associação de Ciclismo do Minho. Além disso, em 2009, numa jornada impagável da memória, a Associação de Ciclismo do Minho promoveu no final do Troféu José Martins / Taça de Portugal de Juniores a apresentação do livro “A Magia do Tour - Participação dos corredores portugueses” escrito a quatro mãos por Alves Barbosa e José Magalhães Castela. O cenário desta apresentação foi a Junta de Freguesia de Golães, tendo contado com a magia dos autores que obsequiaram os inúmeros presentes com saudosas histórias de um tempo em que o ciclismo era praticado, não só na sua mais interna pureza desportiva, mas também na sua sempre necessária vertente saudável.
Na apresentação do livro, Alves Barbosa presenteou a assistência com algumas das suas memórias da aventura da volta ciclista mais apreciada no mundo, enquanto José Magalhães Castela aproveitou a ocasião para elencar praticamente toda a vida do fafense José Martins, numa singela homenagem que quis prestar a este antigo ciclista, sócio honorário da ACM e participante no “Tour de France”.
Também nesse ano de 2009, a Câmara Municipal de Fafe e a Junta de Freguesia de Golães homenagearam no final da prova José Martins e o seu irmão Manuel Martins, igualmente ex-ciclista.
Mais recentemente, a Associação de Ciclismo do Minho promoveu em 2014 aquando da habitual prova de ciclismo uma cerimónia de entrega de distinções a dirigentes desportivos de Fafe em reconhecimento pelo mérito do desempenho de funções associativas ao longo de mais de três décadas. Na sequência da deliberação da Assembleia-Geral de 21 de março último, a ACM entregou a distinção de Presidente Honorário aos fafenses Manuel Fernandes Castro e Jorge Filipe Gonçalves e de Vice-Presidente Honorário a Francisco Orlando Marinho, enaltecendo os relevantes serviços prestados ao Ciclismo e à Associação de Ciclismo do Minho.
 

José Martins - Glória do ciclismo é natural de Golães

Importante freguesia do concelho de Fafe, Golães é a terra natal de José Martins um consagrado ciclista português, premiado com uma carreira internacional assinalável. Ao longo do seu percurso como profissional (1971-1980) envergou as camisolas da Coelima, Canada Dry-Gazelle, Kas-Campagnolo, Teka e Moliner-Vereco, ao serviço das quais obteve destacados resultados: Volta a Portugal/1972 e 1973 (2º e 3º), Volta à Madeira/1974 (1º), Volta à Catalunya/1974 (1º), Volta a Mallorca/1974 (1º), Volta a Aragón/1975 (2º), Volta ao País Basco/1975 (3º), Vuelta à Espanha/1975 (6º), Tour Suisse/1976 (1º Prémio da Montanha) e Tour de France/1976, 1977 e 1978 (12º, 17º e 22º).
Golães apresenta-se como uma das freguesias mais extensas, mais povoadas e mais desenvolvidas do concelho de Fafe, situando-se a quatro quilómetros da sede do concelho e estendendo-se encosta fora na margem esquerda do rio Vizela.
Como coletividades ativas e atuantes, a comunidade de Golães conta, entre outras, com a prestigiada Banda de Golães.