Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
António Morgado conquista Taça de Portugal de juniores em Palmeira
Classificações e fotos: aqui

António Morgado (Bairrada) venceu destacado o 19.º Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves, quinta e última prova da Taça de Portugal de Juniores e pontuável para o Campeonato do Minho - Arrecadações da Quintã. Morgado foi coroado em Palmeira como vencedor da edição de 2022 da Taça de Portugal de juniores.

Organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e patrocinada pela Junta de Freguesia de Palmeira (Braga), a prova homenageia a velha glória do ciclismo português e vencedor da Volta a Portugal de 1965, Peixoto Alves.
A festa do ciclismo voltou às estradas de Palmeira, onde os jovens ciclistas sentiram o incitamento do público ao longo do percurso, demonstrando de forma muito positiva a adesão do público que emoldurou com a sua presença grande parte do percurso, que teve algumas alterações comparativamente com 2019.
António Morgado, que chegou a Palmeira já com a camisola vestida de líder da Taça de Portugal e com uma vantagem que lhe permitiu “desfrutar” da corrida, decidiu atacar na fase da corrida que mais gosta: as subidas.
António Morgado assumiu a frente da corrida por volta do km31, ainda antes do primeiro Prémio de Montanha e foi, aos poucos, aumentando a vantagem para o restante pelotão. O ciclista do Bairrada completou os 97 quilómetros em 2:33:16h, tendo deixado na segunda posição o vimaranense Rúben Rodrigues, que gastou mais 6:58m. Gonçalo Tavares, também do Bairrada, foi terceiro classificado.
Na classificação da montanha, António Morgado, que pedalou em solitário mais de 60 quilómetros, foi o vencedor, com seis pontos, seguido de Rúben Rodrigues e Gonçalo Tavares.
Rodrigo Neves, da CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor, venceu a classificação das metas volantes, ele que esteve muito ativo até à primeira subida ao Bom Jesus, tendo integrado a primeira fuga do dia, composta por 12 ciclistas.
Por equipas, o Bairrada dominou a prova, deixando o Alcobaça CC/Crédito Agrícola em segundo e a Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact na terceira posição.

 

António Morgado : “Nada é fácil”

“Nada é fácil” foi assim que António Morgado abordou a sua vitória em Palmeira, após averbar uma vantagem de mais de seis minutos para o segundo classificado e seu colega de equipa.

O vencedor da Taça de Portugal explicou que “consegui destacar-me na subida e depois a equipa controlou a corrida para chegamos na frente”, esclarecendo o ataque na subida ao Sameiro: “não queria cair e para isso tentei reduzir ao máximo o número de elementos do grupo. Acelerei o passo, tentei dividir o grupo e consegui destacar-me”.
Como é andar em solitário tanto tempo? “É complicado, olhar para a frente e perceber que ainda faltam 60 quilómetros é duro, mas consegui meter o meu passo, sei que consigo andar naquele passo duas horas, por isso, foi sempre a andar”. “O que penso ? Espero não ser apanhado… espero não ser apanhado… só faltam x quilómetros”, referiu António Morgado, que confessa: “aproveito também para desfrutar da corrida. O importante é isso, desfrutar e divertir”.
Rodrigo Neves, júnior de primeiro ano do CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor, conquistou em Palmeira a classificação geral das metas volantes.
O ciclista da zona de Esposende considera que “foi uma corrida muito dura de início ao fim, mais a mais com duas subidas ao Sameiro. Custou muito, mas compensou o esforço porque ganhei as metas volantes”.
Qual foi a parte mais difícil do percurso? “Sem dúvida, a segunda subida ao Sameiro. Já tinha atacado muito, já estava muito desgastado, por isso, aqueles seis quilómetros custaram-me muito”, disse Rodrigo Neves.

 

César Gomes, Presidente a Junta de Freguesia de Palmeira

César Gomes, presidente da Junta de Freguesia de Palmeira, faz um balanço positivo da prova. “O balanço é extremamente positivo. Foi mais um grande Circuito de Palmeira, com uma organização excelente, sem incidentes, sem quedas e uma grande chegada. Uma palavra para os primeiros que aqui chegaram hoje… vão singrar no ciclismo”.
“O Circuito de Palmeira está desenhado para mostrar quem será ciclista no futuro e quem não vai ser, daí que existam sempre grandes diferenças entre os primeiros e os do meio do pelotão. Quem vencer aqui vai ser vencedor no futuro, se nada de mal acontecer. No entanto, a qualidade média dos corredores é muito boa”, disse o autarca, salientando que “foi uma grande prova, estou muito satisfeito”.
Quanto ao percurso do Circuito de Palmeira, César Gomes considera que o figurino está definido: “este é o desenho ideal desta prova. Da parte que me toca, ficará por aqui porque chama Palmeira à prova, que é a freguesia de origem de Peixoto Alves, que hoje homenageamos mais uma vez, e depois apresenta a dificuldade da montanha que é o Bom Jesus. Este é o figurino do futuro”.
O 19º Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves teve o patrocínio da Junta de Freguesia de Palmeira e o apoio das seguintes entidades: Federação Portuguesa de CiclismoArrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP Design, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia, Navega Rías Baixas, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror, SEG 3 - Mediação de Seguros, UNA Seguros, Infraestruturas de Portugal e revista Ciclismo a Fundo. 

 

Actualizado em 1 Maio 2022