Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Ana Santos e Maximilian Foidl triunfaram no XCO de Melgaço
Classificações e fotos: aqui

A portuguesa Ana Santos (X-Sauce Factory Team) e o austríaco Maximilian Foidl (KTM Factry MTB Team) entraram a ganhar na edição de 2022 da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), vencendo as corridas de elite do 8.º BTT XCO de Melgaço, prova internacional C1 pontuável para a Taça de Portugal de XCO e para o Campeonato do Minho de BTT XCO – POPP Agency.

A corrida de elite masculina, desde cedo, dividiu-se entre a dupla Maximilian Foidl e Iván Feijoo (MMR Factiry Racing Team) e os restantes concorrentes. O austríaco e o espanhol pedalaram juntos na frente até à última volta. Nessa altura Foidl isolou-se para vencer com 15 segundos de vantagem sobre Feijoo. Na terceira posição colocou-se outro corredor do país vizinho, Ismael Esteban (LoGos Energía-BH), a 47 segundos. O melhor português foi Mário Costa (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), no quarto posto, a 2m17s do vencedor. Alberto Barroso (SportBici/Mundo Furgonetas), nono da geral absoluta, foi o melhor sub-23.
Ana Santos, ainda em idade de sub-23, dominou a corrida de elite feminina, concluindo o esforço em solitário e com uma sólida vantagem de 3m28s sobre a segunda classificada, Joana Monteiro (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde). A terceira, a 5m03s, foi a espanhola Lucia Gómez (MMR Factory Racing Team).
Entre os juniores também assistimos a corridas com vencedores claros. No setor masculino o mais forte foi Rafael Sousa (Guilhabreu BTT), que seria ladeado no pódio por Guilherme Barros (24 Horas Altimetria/OnTrack), que gastou mais 1m45s, e por Diogo Magalhães (AEBTT Rio/Mr. Print), que ficou a 3m14s.

Mariana Líbano (Guilhabreu BTT) dominou entre as juniores femininas, cortando a meta 3m03s mais cedo do que Beatriz Sousa (24 Horas Altimetria/OnTrack) e 3m11s antes de Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais), que completaram as posições de honra.
Os melhores cadetes foram Tomás Pombo (CC Cambre) e Beatriz Guerra (BTT Loulé/Elevis).
Os vencedores nas categorias de veteranos foram os masters 30 Augusto Midão (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Ângela Gonçalves (Korpo Activo/Penacova), os masters 40 Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Virgínia Moreira (Saertex Portugal/Edaetech), os masters 50 António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Filomena Paulo (Róódinhas/Master Vantagem) e o master 60 Luís Tomé (Korpo Activo/Penacova). Roberto Soares (Discover Melgaço/UC Melgaço e Ponte da Barca) ganhou a prova de paraciclismo.
O Guilhabreu BTT triunfou na classificação coletiva, diante da MMR Factory Racing Team e da Axopo/FirstBike Team/Vila do Conde.

José Adriano Lima, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Melgaço
José Adriano Lima, Vice-presidente da Câmara Municipal de Melgaço, mostrou-se bastante satisfeito com a forma como decorreu o evento e com a adesão dos ciclistas internacionais e nacionais. “Estamos muito satisfeitos com este BTT XCO de Melgaço que teve um carácter internacional muito vincado”, afirmou o autarca explicando que a satisfação decorre “não só pelo número de participantes, 420 é um número simpático, mas também pelo facto de termos onze nacionalidades. Esse é o fator a realçar nesta edição”. “O pódio na categoria de elite masculinos é completamente internacional. O vencedor é austríaco, um atleta que esteve nos Jogos Olímpicos em Tóquio. É muito importante, faz parte da estratégia que traçamos, era isto que pretendíamos, internacionalizar os nossos eventos e é isso que estamos a conseguir fazer com este Cross Country Olímpico”, referiu.
O autarca de Melgaço lembrou que Melgaço tem vindo “a apostar muito nos eventos desportivos e no ciclismo em particular com a parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo e a Associação de Ciclismo do Minho. Temos feito várias provas de Ciclismo de Estrada e BTT, aqui nas diferentes vertentes. No XCO percebemos que tínhamos condições de excelência e que foram reconhecidas por todos desde a primeira edição. Por isso, estamos a fazer o caminho de crescimento e queremos continuar a crescer”.

Pedro Vigário, selecionador Nacional de BTT
Pedro Vigário, selecionador nacional de BTT esteve na prova disputada em Melgaço, o município mais a norte de Portugal, afirmando ter ficado bastante agradado: “Gostei muito da prova, foi, acima de tudo, um grande dia de BTT. Esta é uma corrida que está a ganhar um peso muito interessante. Tivemos aqui uma boa participação, não só de atletas nacionais, mas também estrangeiros”, disse o selecionador nacional.
 

Ana Santos, vencedora da corrida de elites femininas
Ana Santos (X-Sauce Factory Team), a vencedora da corrida de elites femininas, manifestou  satisfação por vencer “em casa” e garantiu que a pista de Melgaço “está ao nível de um Campeonato da Europa ou Taça do Mundo”. “A organização está de parabéns por conseguirem algo tão técnico e tão exigente, quer técnica, quer fisicamente. Do meu ponto de vista esta poderia bem ser uma pista de um Campeonato da Europa ou de uma Taça do Mundo”.
Quanto à vitória, referiu, “é um resultado que me satisfaz muito. É das primeiras corridas do ano, o que faz com que não tenhamos bem a noção de como estamos. Esta vitória deixa-me muito feliz e dá-me também ânimo para continuar a trabalhar”.

Mário Costa, melhor português em elites masculinos
Mário Costa (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), o melhor português no 8.º BTT XCO de Melgaço, referiu que esta foi a sua primeira corrida internacional do ano. “O ano passado apresentei-me nesta corrida com mais rodagem internacional. Este ano é a primeira e sabia de antemão as dificuldades que iria sentir, tendo em conta o nível dos adversários e as rodagens que já traziam”, explicou Mário Costa.
O 8.º BTT XCO de Melgaço foi organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, Município de Melgaço e Melsport, contando com o apoio da Federação Portuguesa de CiclismoPOPP AgencyCisionArrecadações da QuintãNavega Rías BaixasRaiz Carisma - Soluções de Publicidade, Polisport, SEG3 - Mediação de Seguros, UNA - Seguros, Strong Speed, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

Actualizado em 6 Março 2022