Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Calendários do Minho 2022
Depois de dois anos fortemente marcados pela pandemia, a Associação de Ciclismo do Minho apresenta para 2022 um calendário de provas ambicioso em que se destacam as cerca de 30 atividades das diversas vertentes de ciclismo.
Pode consultar os calendários aqui



A organização da Taça de Portugal de XCO Internacional C1, a realizar nos dias 5 e 6 de março em Melgaço, o regresso de provas das várias vertentes que estiveram suspensas nos últimos dois anos e a realização da Maratona BTT Darque são as principais novidades do calendário de provas da Associação de Ciclismo do Minho para 2022, que prevê ainda o regresso do tão desejado 32.º Grande Prémio do Minho destinado à categoria de Juniores.
A época desportiva de 2022 da ACM arranca a 20 de fevereiro, com a realização da primeira Maratona BTT Vila Darque, prova do Campeonato do Minho de BTT XCM – Discover Melgaço que promete surpreender os participantes.
O Campeonato do Minho de BTT XCM – Discover Melgaço contará com a Maratona BTT Vila de Melgaço, prova que volta a fazer parte do calendário da Taça de Portugal de XCM e está marcada para o dia 27 de março. O Campeonato do Minho de BTT XCM – Discover Melgaço encerra com a Maratona BTT Paredes de Coura a disputar a 22 maio.
O Campeonato do Minho de BTT XCO – POPP Agency conta este ano com sete provas arrancando nos dias 5 e 6 de março com o BTT XCO de Melgaço. A prova a realizar no concelho mais a norte de Portugal volta a merecer distinção Internacional (classe C1), integrando o calendário da Taça de Portugal.
Assinale-se em 2022 o regresso do BTT XCO de Paredes de Coura (10 de abril), a realização do BTT XCO do Centro de Ciclismo do Minho - Guimarães (24 de abril) e do XCO de Esposende (15 de maio). Arcos de Valdevez acolherá o BTT XCO ACRAP (5 de junho), Póvoa de Lanhoso o BTT XCO Tesouros do Ave (17 de julho) e Moreira de Cónegos o BTT XCO Trilhos de Cónego (25 de setembro).
Na vertente de Downhill, o Campeonato do Minho de BTT DHI – Cision conta este ano com três provas. O BTT DHI Capital do Móvel assinala o arranque da competição no dia 19 de junho, seguindo-se a 31 de julho o 12.º BTT DHI da Penha e a 4 de setembro o DHI ACRAP. Para o dia 3 de julho está previsto o 6.º BTT DHU Paredes de Coura.
O calendário de ciclismo de estrada, para todos os escalões etários, arranca a 12 de março, em Fafe, com uma corrida para o escalão de juniores que assinalará a abertura da zona A e será pontuável para a Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã. 
No dia 19 de março, o pelotão de cadetes rumará até Fafe para disputar o Prémio Freguesia de Golães – Troféu José Martins, prova pontuável para a Taça de Portugal de Cadetes e Campeonato do Minho de Estrada – Arrecadações da Quintã.
O Circuito de Palmeira - Prémio Peixoto Alves, integrado na Taça de Portugal de juniores e no campeonato minhoto, realiza-se a 1 de maio, seguindo-se o Prémio ACR Roriz (escolas, cadetes e juniores) no dia  8 de maio e 23.º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração, Encontro Inter-Regional Escolas de Ciclismo (28 de maio).
Junho será um mês repleto de provas de ciclismo de estrada, estando prevista para 10 e 12 de junho, a realização do 32.º Grande Prémio do Minho para o escalão de juniores. 
No dia 12 de junho realiza-se o tradicional Circuito de Santo António de Amares para a categoria de juniores, enquanto o Prémio de Ciclismo HM Motor, para cadetes e juniores, está previsto para o dia 26 em Barcelos.
O Prémio de Ciclismo Festas do Concelho de Fafe (juniores) realiza-se a 9 de julho.
Para agosto e para os escalões de escolas, cadetes e juniores está agendado o regresso do Prémio de Ciclismo de Rendufe (Amares) e do 45º Circuito de Santa Marta de Portuzelo (Viana do Castelo), respetivamente para os dias 13 e 15 de agosto.
Para setembro estão marcadas as duas últimas provas de ciclismo de estrada destinas às Escolas. Assim, o já tradicional Prémio “Fafe - Sala de Visitas do Minho” disputa-se no dia 2 e o Prémio Cidade de Barcelos no dia 11.
No âmbito do “Ciclismo para Todos” a Associação de Ciclismo do Minho tem prevista a realização do 12º Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal – a grande festa do ciclismo de lazer do Minho – que será realizada como habitualmente em Guimarães no dia 24 de junho. Destaque ainda para o XII Bike Tour Tiago Machado e para o Passeio “Pedalar Pela Igualdade” a promover em datas a indicar.
A Gala de Encerramento da Época Desportiva de 2022 será realizada no dia 26 de novembro, em local a indicar.
Actualizado em 11 Fevereiro 2022