Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Encontro de Escolas de Ciclismo - Guimarães Cidade de Desporto
Classificações e fotos: aqui

A alegria foi a tónica dominante do Encontro de Escolas de Ciclismo - Guimarães Cidade de Desporto que reuniu no AvePark cerca de 140 jovens ciclistas em representação de 20 equipas. Organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, com o apoio do Município de Guimarães, a iniciativa foi promovida em condições de segurança e no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre aquela entidade e a FPC.

O entusiasmo, a alegria e a emoção pelo regresso às atividades desportivas marcaram o Encontro de Escolas de Ciclismo - Guimarães Cidade de Desporto, o primeiro para a Zona Norte do País na vertente de ciclismo de estrada. Na verdade, apesar de ainda existirem limitações à realização de atividades desportivas, os jovens atletas extravasaram efusivamente a sua alegria pelo reencontro com os colegas e o regresso ao desporto. “A retoma da atividade desportiva é um claro sinal de esperança”, afirmou Ricardo Costa, vereador do Desporto da autarquia de Guimarães, que assistiu a diversas corridas, recordando que “a essência do desporto está na formação e, por isso, a Câmara Municipal de Guimarães colabora neste tipo de iniciativas, sobretudo destinadas aos mais jovens”.

No aspeto desportivo, a equipa Vilanovense/Coreva/Duorep destacou-se na classificação coletiva depois de ter colocado atletas em quase todos os pódios. Seguiram-se na classificação a Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact, UC Trofa, CC Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor e o Penafiel Bike Clube fez quinto lugar.

 

Individualmente, André Maia (Maiatos) e Bruna Gonçalves (ADRT Tondela/Serra do Caramulo) evidenciaram-se em juvenis, depois de concluídas as duas provas de contrarrelógio e em linha).

Em infantis, destacaram-se Afonso Silva (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact) e Mariana Maia (Maiatos) que foram os melhores nas provas de destreza e em Linha, enquanto em iniciados se evidenciaram Martim Quitério (CCM – Clube Ciclismo de Mirandela) e Matilde Fernandes (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact).

No escalão dos mais pequenos, Pupilos/Benjamins, o destaque foi para Tomás Garcês (Silva & Silva/ADRAP/Sentir Penafiel) e Mafalda Rodrigues (UC Trofa).

No AvePark, local com amplas condições para a realização do Encontro de Escolas de Ciclismo - Guimarães Cidade de Desporto, esteve também presente a deputada à Assembleia da República Mariana Silva.

 

Ricardo Costa, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães

 

“Fico muito satisfeito por esta prova se ter realizado no Avepark porque aproxima muito os jovens e aumenta a compreensão em relação ao Parque de Ciência e Tecnologia. Ver as crianças e jovens atletas a praticarem ciclismo neste parque, onde se conjuga tecnologia com saúde e entidades de grande intensidade em conhecimento científico e tecnológico, é fundamental para que os jovens percebem que esta interação entre desporto e academia é fantástica. Ao mesmo tempo mostramos o que de melhor se faz aqui em Guimarães”, afirmou o autarca.

“Foi fabuloso ver o Avepark transformado em pista de ciclismo””, salientou Ricardo Costa garantindo que ficou “muito satisfeito quando a ACM decidiu vir para cá e desde logo dissemos que sim porque é importante. E é também importante criar uma rotina de desporto e atividade desportiva porque foi um ano muito difícil, este ano de pandemia criou muitos constrangimentos ao nível do desporto e nós tínhamos de dizer presente quando fomos chamados a este desafio”.

O vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães salientou que o Encontro de Escolas de Ciclismo “é uma forma de alargar a oferta. Não estamos apenas restringidos ao Downhill ou ao BTT, também estamos abertos ao Ciclismo de Estrada. Isto é importante para que a oferta aumente em Guimarães porque a ACM tem aqui uma presença muito forte e faz todo o sentido porque o ciclismo merece este reconhecimento e este cuidado que Guimarães tem tido com a Associação de Ciclismo do Minho”.

"O objetivo é a formação dos jovens atletas", Arménio Alves (Vilanovense)

 

Arménio Alves, diretor desportivo da equipa Vilanovense/Coreva/Duorep, apesar da vitória da sua equipa, salientou que “nas categorias de formação o objetivo nunca é a vitória, é fazer os jovens atletas crescer e evoluir a nível desportivo e como seres humanos”. “Claro que os resultados surgem como acréscimo e é muito bom subir aos lugares do pódio. Mas o grande objetivo é a formação dos nossos atletas”, reforçou.
O diretor desportivo do Vilanovense explicou que, mesmo com alguns contratempos da corrida em linha (furo) “o importante foi estarmos cá, fazermos uma boa prova e fazermos parte deste evento, desta festa”.

Patrocinada e com o apoio do Município de Guimarãesa, a iniciativa contou com a colaboração das seguintes entidades: Arrecadações da QuintãPOPP AgencyCisionNavega Rías BaixasRaiz Carisma - Soluções de Publicidade, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia, ASC - Higiene, Girpe, Guimarpeixe, Strong Speed e AvePark - Parque de Ciência e Tecnologia.

 

O AvePark - Parque de Ciência e Tecnologia (Guimarães) 

 

O AvePark - Parque de Ciência e Tecnologia (www.avepark.pt), inaugurado em 2008 e com posicionamento estratégico nas áreas geográficas do Ave e confinantes, constitui uma infraestrutura de excelência funcional para a instalação de empresas de grande intensidade em conhecimento científico e tecnológico.
O Parque de Ciência e Tecnologia está localizado no lugar da Gandra, da freguesia vimaranense de Barco.


A cidade-berço afirma-se como uma das cidades médias do país que tem assumido protagonismo na atratividade e competitividade, ora pela valorização das suas singularidades e capacidade de tematização, ora pela atração e dotação do espaço urbano de equipamentos e serviços relevantes. 
A localização de Guimarães foi fundamental para a instalação deste grande polo de inovação, ciência e tecnologia, gerador de múltiplos contributos para o desenvolvimento da região e com impacto a nível mundial. O AvePark situa-se num enorme vale das freguesias de Caldelas e São Cláudio de Barco, em Guimarães, e compreende uma área geográfica de 360 000 m2. Atualmente abarca cerca de 20 empresas que empregam mais de 500 pessoas qualificadas. Entre as instituições deste habitat inovador encontram-se os 3B’s, Farfetch, SpinPark, IPCA, TecPark e outras PMEs. No futuro, abrirá portas a mais empresas que já se encontram em fase de mudança de instalações e com uma das moradas mais apetecíveis da economia vimaranense.
O Município de Guimarães apresenta-se como a entidade gestora do Parque de Ciência e Tecnologia, dotando o espaço de condições logísticas para atuação de grandes empresas e institutos de inovação e ciência. O AvePark tem ainda como espaços comuns um restaurante, auditório, salas de conferências e reuniões e centenas de lugares de aparcamento.


O AvePark acolherá o Instituto Europeu de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa, o primeiro Centro Europeu de Excelência em Portugal, e o Instituto de Nanotecnologias, Nanomodelação e Nanofabricação, com os cunhos de instituições portuguesas de ensino de norte a sul do país como as Universidades de Aveiro, Minho e Nova de Lisboa.
Também no AvePark ficará instalado o supercomputador "Deucalion", adquirido pela União Europeia, um supercomputador verde, de classe mundial, que pesa 26 toneladas e consome cerca de 1,7 MegaWatts. O "Deucalion" tem na capacidade de processamento a principal característica: 10 PetaFlops, o que significa que terá a capacidade para executar 10 mil biliões de instruções por segundo. A Instalação no supercomputador no AvePark resulta da uma estreita colaboração da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) com a Câmara de Guimarães e a Universidade do Minho.
O supercomputador Deucalion chegará ao abrigo da Empresa Comum para a Computação Europeia de Alto Desempenho (EUROHPC), uma iniciativa da União Europeia criada em 2018 que visa tornar a Europa líder mundial no domínio da supercomputação.

 

 

Actualizado em 12 Junho 2021