Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Flávio Fernandes triunfou no 17º Prémio A. C. R. Roriz
Classificações e fotos: aqui

Flávio Fernandes (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact) foi o grande vencedor da corrida de juniores do 17º Prémio de Ciclismo ACR Roriz, prova pontuável para a Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã em que Maria Jesus Barros (Concello do Porriño / Abanca) triunfou na corrida de Elites Femininas.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cultural e Recreativa de Roriz, o 17º Prémio ACR Roriz, conhecido no meio velocipédico como a “Roubaix portuguesa” numa alusão à clássica prova francesa, decorreu num clima bastante animado dentro e fora da estrada, já que foram muitas as pessoas que marcaram presença e aplaudiram os jovens ciclistas.
Perante muito público, Flávio Fernandes (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact) percorreu isolado cerca de 50 quilómetros do percurso da corrida de juniores, cortando a meta isolado com uma vantagem de 1m59s para o segundo classificado, Pedro Leme (Fortunna Maia). Flávio Fernandes foi ainda o primeiro nas três metas volantes e a sua equipa venceu a classificação coletiva de juniores. 
Com 101 ciclistas à partida e após várias tentativas de fuga, Flávio Fernandes (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact) destacou-se do pelotão e manteve uma vantagem suficiente para conseguir a vitória final, terminando em segundo Pedro Leme (Fortunna Maia) e em terceiro Tiago Sousa (União Ciclismo da Trofa)
Por equipas a formação da Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact foi a melhor seguindo-se na classificação a Academia Joaquim Agostinho/UDO e o Club Ciclista Ponteareas.
Na prova de Juniores Femininas a vitória sorriu a Beatriz Martins (Bairrada), enquanto Irea Villa (CC O Rosal) foi segunda e Carina Viana (Tensai/Sambiental/Santa Marta) a terceira.
 
Martin Rey (Aluminios Cortizo) venceu a corrida de Cadetes que contou à partida com 76 corredores. O espanhol deixou na segunda posição Miguel Rodriguez (CC Ponteareas) e na terceira João Leite (UC Trofa). Por equipas terminou na frente a formação Vito/Feirense/PNB seguida da EFAPEL-Escola de Ovar e da UC Trofa.
Nos escalões de escolas, Santiago Moreira (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) e Matilde Fernandes (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulactt) evidenciaram-se em Pupilos-Benjamins enquanto em Iniciados os melhores foram Simão Pedrosa (Tensai/Sambietal/Santa Marta) e Mariana Maia (Figueiras BTT).
André Maia (Figueiras BTT) e Jéssica Oliveira (Vito/Feirense/PNB) venceram em Infantis e  Ricardo Pinho (EFAPEL-Escola Ovar) e Ana Monteiro (NRV - Academia de Ciclismo) em juvenis.
Em Cadetes femininos Beatriz Roxo (Maiatos) levou a melhor sobre Sofia Gomes e Tatiana Ferreira (Vilanovense / Coreva / Duorep).
Na classificação coletiva de escolas a EFAPEL – Escola Ovar ficou em primeiro, seguida da Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulactt e do C.C.Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M. Motor:
 
Luís Gonzaga (Presidente da Junta de Freguesia de Roriz)
 
Luís Gonzaga, presidente da Junta de Freguesia de Roriz, era o espelho da alegria no final do 17º Prémio de Ciclismo da ACR Roriz. 
“É um grande orgulho ver a forma como decorreu este evento. Foi um grande evento, é muito bom para Roriz, para a comunidade local, para as freguesias vizinhas. É uma prova que já tem uma dimensão enorme e levar os ciclistas às freguesias vizinhas foi muito positivo”, afirmou aquele responsável garantindo que “foi com grande alegria e um orgulho muito grande que vimos um atleta local a vencer esta prova. Isso engrandece o feito dele e o evento em si”.
Luís Gonzaga afirmou ainda que “a Junta de Freguesia apoiou este evento e vamos continuar a apoiar porque o ACR Roriz merece por todo o trabalho que tem desenvolvido com as Escolas de Ciclismo e os resultados estão à vista”.
 
Francisco Tocha (Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Barcelos)
 
Francisco Rocha, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Barcelos, marcou presença no 17º Prémio de Ciclismo da ACR Roriz e ficou bastante satisfeito com a prova: “Este tipo de eventos é muito positivo para Barcelos, para a ACR Roriz, para o ciclismo regional e nacional. Estas provas engrandecem o ciclismo, quem o pratica e quem o apoia e, ao mesmo tempo, servem para mostrar o que nós temos. É uma excelente forma de mostrarmos o que temos e o que fazemos em Barcelos”.
Francisco Rocha reconheceu ainda que “receber este tipo de eventos e apoiar as modalidades amadoras é, cada vez mais, uma necessidade. Não podemos aceder a apoiar apenas o futebol. Ainda recentemente tivemos uma Gala do Desporto e dos 52 homenageados 25 eram modalidades. Portanto, eles dão visibilidade a Barcelos e nós temos que apoiar estes eventos”.
Tal como aconteceu na prova do HM Motor, que se realizou em Barcelos, também em Roriz venceu um atleta da terra: “isso só vem mostrar que em Barcelos temos das melhores escolas de ciclismo. O ACR Roriz tem dado muitos ciclistas ao pelotão nacional e merecem apoio porque trabalham muito bem”.
 
César Maciel (ACR Roriz)
 
César Maciel, treinador da Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulactt, estava muito satisfeito no final da corrida de juniores. 
“Foi uma prova muito boa, muito positiva. O Flávio Fernandes conquistou uma grande vitória. Ele está muito bem e já merecia um resultado destes. Saiu do pelotão e conseguiu encetar a fuga, trabalhando muito porque acabou por andar bastante tempo sozinho. Vencer em casa, com o apoio da população de Roriz e das freguesias vizinhas é muito bom”, referiu o treinador.
Com o objetivo de levar o ciclismo a novas localidades do concelho de Barcelos, a 17ª edição ficou marcada pela expansão a norte de Roriz, com a passagem num dos  locais do concelho onde mais se mantêm as características rurais intactas, a União de Freguesias de Alvitos e Couto, e a sul houve uma incursão na freguesia de Galegos Santa Maria, terra onde “nasceu” o Galo de Barcelos e onde os seus artesãos ainda hoje dão vida a tão famosa peça do artesanato português, símbolo de uma região, símbolo de um país.
O 17º Prémio de Ciclismo Associação Cultural e Recreativa de Roriz teve o apoio, entre outros das seguintes entidades: Federação Portuguesa de CiclismoCisionScore TechArrecadações da QuintãRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP DesignNavega Rías BaixasSeissa, KTM Portugal, Fisipadrão, Carnes Landeiro, Lima&Barros, Ferreirolux, Metal Gémeos, Confort, Salvaggio, Roque Supermercados, Matias&Araújo, Classwash, Frulact; Leão Douro Restaurante, Sidónios, Padaria de Roriz, Pastelaria “Doce Mel”, Barbearia Amorim, Medicavado Seguros, KTM/Bikeseven Barcelos.
Actualizado em 16 Julho 2019