Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Fábio Ribeiro e Daniela Pereira venceram o 1.º BTT Trilhos Cónegos
Classificações e fotos: aqui

Fábio Ribeiro e Daniela Pereira foram os grandes vencedores em elites do 1.º BTT XCO Trilhos Cónegos - Farmácia Pereira da Silva, segunda prova do Campeonato do Minho BTT XCO SCORE Tech que se realizou em Moreira de Cónegos numa organizada conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e da Morávia - Associação Juvenil de Moreira de Cónegos.

Com assinalável êxito, o 1.º BTT XCO Trilhos Cónegos - Farmácia Pereira da Silva marcou o regresso do Cross Country Olímpico a Moreira de Cónegos, vila que recebe, desde 2006, alguns eventos importantes do BTT, como foram os casos do Campeonato Nacional de XCO em 2011 e do XCO Internacional de Moreira de Cónegos - Troféu Objectivo 2012, competição que contribuiu para a qualificação de Portugal para os Jogos Olímpicos de Londres, entre outras competições.
 
Fábio Ribeiro (ACDRR BTT / LR Opticas / RJ Group) venceu a prova de elites tendo feito o tempo de 01:14:51 h, gastando menos 06:03m que o segundo classificado, António Azevedo, da Tomatubikers/Toyota Macedo & Macedo. Fábio Martins (BTT Braguinhas /Padim da Graça) fechou o pódio de Elites Masculinos.
Daniela Pereira (Saertex Portugal /Edaetech) voltou a impor-se na prova de Elites Femininos, vencendo com o tempo de 01:10:51 e reforçando a liderança do Campeonato do Minho BTT XCO SCORE Tech. Na segunda posição ficou Leandra Gomes, do Batotas/Ponte de Lima, que gastou mais 07:20m que a vencedora, mas também conseguiu reforçar o segundo lugar do campeonato minhoto. Na terceira posição terminou Tânia Lima, do Batotas/Ponte de Lima.
Em sub-23 a vitória sorriu a José Simões, da Tomatubikers/Toyota Macedo & Macedo, que gastou 01:17:43 h para percorrer o trajeto da prova, deixando na segunda posição Tiago Alves (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) enquanto José Ribeiro (Joane BTT/Trilhos Bike) foi terceiro.
 
Duarte Monteiro, do Joane/Trilhos Bike, venceu a prova de Masters 30, deixando nas posições imediatas dois ciclistas do BTT Braguinhas/Padim da Graça: Cláudio Veloso e Marco Silva.
António Viana, do Bombos São Sebastião / MonçãoBike / Lusomotor, saiu vitorioso em Masters 40 e consolidou a liderança no Campeonato do Minho BTT XCO SCORE Tech.
António Rocha (Saertex Portugal/Edaetech) foi segundo em Moreira de Cónegos e ocupa a segunda posição no campeonato do Minho. José Ribeiro (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact) terminou o 1º BTT XCO 1º Trilhos Cónegos em terceiro lugar. 
Em Masters 50 a vitória foi para o individual António Sousa, enquanto João Araújo (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) terminou em segundo e José Pires (Batotas/Ponte de Lima) foi terceiro. Com esta vitória António Sousa lidera o Campeonato do Minho BTT XCO SCORE Tech após a conclusão da segunda prova.
João Cruz, da AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, venceu a prova de Moreira de Cónegos, com o tempo de 44:27m, menos 04:52m que o segundo classificado, Vasco Cunha, do BTT Matosinhos. Na terceira posição ficou David Maquieira (Avanza A.D.). João Cruz, que já tinha vencido em Paredes de Coura, reforçou o comando do Campeonato do Minho BTT XCO SCORE Tech.
 
Catarina Lopes, do Batotas/Ponte de Lima, triunfou na prova feminina de Cadetes, com o tempo de 55:41m, menos 22.44m que a segunda classificada, Maria Silva, do BTT Matosinhos.
A atleta de Ponte de Lima reforçou o comando do Campeonato do Minho, pois já tinha ganho a primeira prova.
Lucas Braga (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact) foi o grande vencedor da prova de Juniores Masculinos. O atleta de Roriz percorreu o trajeto em 01:11:50, menos 2:33m que o segundo classificado, Rúben Queirós, da AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde. Na terceira posição ficou Tiago Silva, da Tomatubikers/Toyota – Macedo & Macedo.
Com a vitória em Moreira de Cónegos, Lucas Braga assume o comando do Campeonato do Minho BTT XCO SCORE Tech, enquanto Rúben Queirós sobe ao segundo posto
Na prova feminina, a vitória foi para Rafaela (Maiatos), enquanto Joana Santos e Rute Silva, ambos do Tomatubikers/Toyota Macedo & Macedo, preencheram os restantes lugares do pódio.
 
Tomatubikers / Toyota Macedo & Macedo venceu por equipas
 
A formação Tomatubikers / Toyota – Macedo & Macedo foi a grande vencedora por equipas do 1º BTT XCO Trilhos Cónegos. Na segunda posição ficou a AXPO/FirtsBike Team/Vila do Conde, enquanto a Saertex Portugal/Edaetech concluiu a prova de Moreira de Cónegos em terceiro.
Para António Costa, diretor desportivo do conjunto de Vila Nova de Famalicão, a vitória é um prémio merecido: “é algo pelo qual andamos a lutar há tanto tempo. Começamos nestas andanças com as Escolas, com jovens de 10 e 11 anos, agora eles já andam na Universidade e continuam a correr pela equipa. São jovens da nossa Escola e da zona, nunca fomos buscar miúdos de fora e é com eles que queremos chegar longe”.
 
Domarsa/Code/Santa Cruz/Bicicastro evidenciou-se em escolas
 
O Domarsa/CODE/Santa Cruz/Bicicastro foi a grande vencedora da prova de Escolas do 1º BTT Trilhos Cónegos, conquistando dois primeiros lugares, em Infantis e Pupilos. Na segunda posição ficou o Bila Bikers/Carnes Silva/Cycles Oliveira e a fechar o pódio a Seissa/KTM-Bikeseven/Matias &Araújo/Frulact.
Na classificação individual, Miguel Lopes, da Bila Bikers/Carnes Silva/Cycles Oliveira venceu a prova de Pupilo-Benjamins, deixando nos lugares imediatos Tomás Vigário, do Domarsa/CODE/Santa Cruz/Bicicastro e Daniel Silva, da Escola BTT Matosinhos.
Em femininos, a vitória foi para Mariana Ribeiro, BMC/Póvoa de Varzim/CDC Navais, enquanto Matilde Correia, Bila Bikers/Carnes Silva/Cycles Oliveira foi segunda e Matilde Fernandes, Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact terminou na terceira posição.
Em Iniciados venceu Pedro Martins, da Bila Bikers/Carnes Silva/Cycles Oliveira. O seu colega de equipa António Pinheiro foi segundo, enquanto Dinis Carreiras, da Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact terminou na terceira posição.
Já na prova feminina a vitória foi para Lara Azevedo, da Escola BTT Matosinhos, tendo Rita Fontinhas (Maiatos) ficado em segundo e Leonor Silva (Tomatubikers/Toyota -Macedo & Macedo) em terceiro.
Em infantis venceu João Vigário, da Domarsa/CODE/Santa Cruz/Bicicastro, tendo deixado nos lugares imediatos Hugo Ramalho (Maiatos) e Rui Sabino (União de Ciclismo da Trofa).
A atleta do Maiatos Margarida Vasconcelos venceu a prova feminina dos Infantis, enquanto Sofia Sousa (Bila Bikers/Carnes Silva/Cycles Oliveira) terminou na segunda posição e Alexandra Moreira (Escola BTT Matosinhos) fechou o pódio.
Na categoria de Juvenis a vitória foi para João Martins, da Seissa/KTM -Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact, que deixou na segunda Lucas Ferreira, da Bila Bikers/Carnes Silva/Cycles Oliveira. Bruno Lopes, da Seissa/KTM -Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact terminou na terceira posição.
Beatriz Silva, da equipa da BMC/Póvoa de Varzim/CDC Navais venceu a prova feminina, deixando nos lugares imediatos Matilde Fraga (Bila Bikers/Carnes Silva/Cycles Oliveira e Margarida Fernandes (Bila Bikers/Carnes Silva/Cycles Oliveira.
 
David Silva satisfeito com a vitória 
 
David Alves, diretor da formação Domarsa/Code/Santa Cruz/Bicicastro, mostrou-se satisfeito com a vitória depois de ter obtido um segundo lugar na primeira prova da época em Paredes de Coura.
“Este primeiro lugar é fruto do trabalho destes jovens atletas. É uma evolução positiva deste grupo que treina com muito empenho e dedicação e que nas provas dá o seu melhor. Desta vez conquistamos o primeiro lugar por equipas”.
Quanto à prova em si, David Alves considerou que “o percurso era difícil e muito técnico. As zonas de subidas eram muito difíceis e as descidas muito técnicas, quase que não houve retas, mas mesmo assim os miúdos conseguiram fazer uma boa prova”.
David Alves diz-se satisfeito com os resultados, mas refere que “o mais importante é que ninguém se magoou. Nas Escolas o importante é que eles aprendam, se divirtam e não se magoem. Os resultados são secundários, sabem bem, moralizam os atletas, são o prémio do trabalho deles nos treinos e nas provas, mas o importante é que eles se divirtam e não se magoem”.
 
Anabela Pereira da Silva realça a importância do XCO Trilhos Cónegos
 
Anabela Pereira da Silva, da Farmácia Pereira da Silva, mostrou-se satisfeita com a forma como decorreu este 1º BTT XCO Trilhos Cónegos, considerando importante a realização destes eventos para Moreira de Cónegos. “A realização destes eventos é importante para Moreira de Cónegos, chama gente e incentiva as pessoas para a prática do desporto”.
A Farmácia Pereira da Silva foi o principal patrocinador do 1º BTT XCO Trilhos Cónegos e Anabela Pereira da Silva explica: “a nossa principal aposta é na saúde e o desporto favorece a saúde, por isso, decidimos dar o nosso contributo e como há pessoas competentes e responsáveis para organizar estes eventos, nós apoiamos”.
De resto, Joaquim Pereira da Silva, dono da Farmácia Pereira da Silva, é um conhecido amante e ex-praticante da modalidade e, por isso, “é sensível à realização destas provas”.
 
Rui Pinto (Morávia) faz balanço positivo
 
Rui Pinto, da Morávia - Associação Juvenil de Moreira de Cónegos, faz um balanço positivo do 1º BTT XCO Trilhos Cónegos.
“O balanço só pode ser considerado positivo. Tivemos aqui muita gente, mais do que inicialmente estávamos à espera quer para participar, quer a assistir às provas. O tempo também ajudou e ninguém se magoou, o que também é muito importante”, começou por afirmar aquele responsável.
Rui Pinto salientou ainda que “também tivemos três atletas locais a participar na prova, na classe de Promoção. Um jovem de 14 anos e dois masters 40. Isso também é importante porque pode incentivar as pessoas de Moreira de Cónegos a ingressarem na modalidade”
O responsável da Morávia confessou que “foi uma prova de que muito trabalho”, mas garante “estamos cansados, mas determinados em dar continuidade a este Trilhos Cónegos. Já estamos a pensar na prova do próximo ano”.

 

O 1º BTT Trilhos Cónegos contou com o apoio do Município de Guimarães, Farmácia Pereira da Silva, Federação Portuguesa de CiclismoScore TechRaiz Carisma - Soluções de PublicidadeCisionArrecadações da QuintãPOPP Design e AFAcycles

O ano de 2019, com a realização do 1º BTT Trilhos Cónegos, assinalou o regresso do BTT Cross Country Olímpico à vila vimaranense de Moreira de Cónegos e novamente numa organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e da Morávia.
Depois de três edições da prova de Moreira de Cónegos integradas no Campeonato do Minho de BTT (2006, 2007 e 2008), a vila vimaranense acolheu em 2011 o Campeonato Nacional de BTT XCO em que o atleta olímpico David Rosa e Irina Coelho foram os vencedores em elites. Nessa competição, quatro títulos de Campeão Nacional, quatro de Vice-Campeão e três terceiros lugares foi o excelente balanço da prestação de atletas e equipas do Minho. Joana Monteiro (juniores), Joana Barbosa (sub 23), Sérgio Valente (veteranos A) e Rui Lavarinhas (veteranos B ) foram os minhotos que conquistaram os títulos de Campeões Nacionais de BTT - XCO em Moreira de Cónegos.
No ano seguinte Moreira de Cónegos recebeu o XCO Internacional de Moreira de Cónegos - Troféu Objetivo 2012, competição que contribuiu para a qualificação de Portugal para os Jogos Olímpicos de Londres. David Rosa e Lucia Vazquez Crespo foram os vencedores em elites.
Em 2010 Moreira de Cónegos recebeu o final da última e decisiva etapa da 5ª Volta a Portugal de Juniores. João Leal (Crédito Agrícola/Alcobaça) sagrou-se vencedor da competição tendo Carlos Ribeiro (Silva & Vinha/ADRAP) triunfado na última etapa que ligou Guimarães a Moreira de Cónegos, numa etapa com a extensão de 96,6 quilómetros que começou no Multiusos de Guimarães.
 
 
 
Actualizado em 14 Abril 2019