Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
José Dias galardoado com troféu “O Minhoto”
O ciclista barcelense José Dias, a representar atualmente o DMT Racing Team by Marconi, Itália, foi galardoado com o Troféu “O Minhoto” na modalidade de ciclismo, numa cerimónia que decorreu em Celorico de Basto.

Para a atribuição do prémio destinado à categoria de ciclismo da Gala deste ano dos Troféus "O Minhoto" estavam nomeados os atletas André Carvalho (Hagens Berman Axeon, EUA); José Dias (DMT Racing Team by Marconi, Itália) e Marta Branco (Maiatos/Reabnorte).
 
De referir que “O Minhoto” Troféus Desportivos tem como objetivo reconhecer e premiar publicamente o mérito de atletas, clubes, dirigentes desportivos, treinadores e árbitros que mais se destacaram na prática das suas modalidades na região do Minho.
 
José Dias, ciclista da vertente de BTT, que alinha na equipa italiana DMT Racing Team by Marconi, tem 24 anos e antes de ingressar no clube italiano representou o Seissa/ACR Roriz/Matias&Araújo/Frulact.
 
José Dias é um atleta internacional pela seleção nacional de BTT XCO e XCM. Em 2018 sagrou-se vice-campeão do mundo em XCM, tendo sido terceiro no ano de 2017. Em 2018 foi ainda terceiro classificado no Campeonato Nacional de XCM e no Portugal Tour.
 
O júri desta iniciativa é constituído por vários órgãos de comunicação social nacionais e regionais, abrangendo muitos deles a totalidade dos municípios da região Minho e os restantes de âmbito nacional. Do júri fazem também parte duas dezenas de entidades ligadas ao desporto.
 

Na categoria de ciclismo, o Troféu "O Minhoto" já distinguiu os atletas como João Matias,  Alberto Amaral, André Vital, Bruno Borges, César Fonte, David Vaz, Gilberto Martins, João Matias, Joaquim Sampaio, José Gonçalves, José Mendes, José Rodrigues, Luís Leão Pinto, Paulo Barroso, Pedro Cardoso, Rui Lavarinhas, Rui Pinto, Rui Sousa e Tiago Machado. Recorde-se ainda que o Grande Prémio do Minho em ciclismo foi galardoado em 2001 com o trofeu “O Minhoto” na categoria “Evento Desportivo”, enquanto o Circuito de Santo António de Amares foi distinguido em 2010. O ciclista vimaranense Joaquim Sampaio já foi distinguido com o prémio "consagração" 

Actualizado em 11 Março 2019