Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Cerca de um milhar de participantes no Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal (Guimarães, 24 de junho)
Fotos (mais fotos em breve): aqui

Cerca de um milhar de participantes marcou presença na décima edição do Passeio de Bicicleta “Dia 1 de Portugal” promovido pela Associação de Ciclismo do Minho no dia 24 de Junho em Guimarães.

 Com um balanço positivo, o Passeio de Bicicleta "Dia 1 de Portugal” reuniu na “festa do ciclismo de lazer” um número de participantes que superou as melhores expetativas. Aliando o desporto, a cultura e a história, o Passeio de Bicicleta "Dia 1 de Portugal", promovido com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e da Liberty Seguros, entre outras entidades, pretendeu incentivar a prática desportiva e a utilização da bicicleta como opção de mobilidade, para além de assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de Junho de 1128) que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".

A 10ª edição do Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal teve dois percursos de dificuldade baixa (passeio e mini passeio) e um trilho de BTT (promovido em parceria com a Erdal), procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física. No local de partida e chegada os atletas minhotos Jorge Ferreira e Filipe Gomes proporcionaram uma surpreendente exibição de Trial Bike, tendo sido promovida uma ação de sensibilização do Refood Guimarães e de divulgação da Spinning Clinic.
O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal, organizado desde 2009, tem a particularidade de gerar momentos de interação e de possibilitar a participação de toda a família. Ao momento da partida associaram-se Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Costa, Vereador do Desporto Câmara Municipal de Guimarães e Castro Antunes, Presidente da Junta de Freguesia de Azurém, entre outras individualidades.
A iniciativa foi de participação gratuita, tendo os participantes recebido uma t-shirt oficial oferecida pela Liberty Seguros e participado no sorteio de diversos prémios oferecidos pelos parceiros do evento.  Com partida junto ao Estádio D. Afonso Henriques, o percurso inicial do Passeio Dia 1 de Portugal percorreu o Centro Histórico de Guimarães pelos três grupos de inscritos. O Trilho de BTT, uma das três opções de participação, foi promovido em parceria com a ERDAL - Escolas de Referência de Desportos de Ar Livre e procurou proporcionar aos participantes paisagens únicas e deslumbrantes, muitas delas até agora inacessíveis em percursos de BTT.
Marino Fonseca, ex-ciclista profissional, foi um dos participantes, assim como um grupo participantes com bicicletas antigas e atletas de equipas e grupos da região
Embora maioritariamente provenientes de várias freguesias do concelho de Guimarães, o Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal registou a presença de participantes oriundos das localidades de Amarante, Amares, Aveiro, Barcelos, Braga, Caminha, Celorico de Basto, Espinho, Esmoriz, Esposende, Estarreja, Fafe, Felgueiras, Gondomar, Gouveia, Lousada, Maia, Marco de Canaveses, Matosinhos, Melgaço, Monção, Mondim de Basto, Oliveira de Azeméis, Ovar, Paços de Ferreira, Paredes, Paredes de Coura, Porto, Póvoa de Varzim, Ribeira de Pena, Santo Tirso, São João da Madeira, Seia, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia e Vizela.
O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal conta, entre outros, com os seguintes apoios: Câmara Municipal de GuimarãesFederação Portuguesa de CiclismoLiberty SegurosCisionArrecadações da QuintãRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP DesignTempo Livre / Centro de Medicina Desportiva de GuimarãesVitrus AmbienteAFAcycles, SalvaggioControlsafe, EyemotionGuimarpeixeHotel ibis - GuimarãesEnfcare - Serviços de Enfermagem, Lda., Interfios, Pevigel, FNAC - Guimarães, Odisseias, Junta de Freguesia da Costa e Remax GO (Azurém - Quintã / Guimarães).
Nas edições anteriores o Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal integrou a programação de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, de Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto, foi o evento escolhido pelo Comité Olímpico de Portugal para assinalar o Dia Olímpico (2013), integrou o programa oficial das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa (2014) e o programa do centenário do Centro Juvenil de São José (2015). Em 2018 assinala-se o décimo aniversário de realização ininterrupta do Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal.
Actualizado em 24 Junho 2018