Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Melgaço coroou Pedro Lopes como vencedor do 29º Grande Prémio do Minho
Classificações, fotos e outras informações: aqui

Com emoção até ao último metro, as três dificuldades de montanha existente na terceira e última etapa, Melgaço-Melgaço, não foram suficientes para impedir que Pedro Lopes se sagrasse vencedor da 29ª edição do Grande Prémio do Minho. A última etapa foi ganha por Guillermo Garcia (Bathco).

O jovem vimaranense da equipa Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact - que envergou a camisola amarela Empiqua no final da primeira etapa - conseguiu controlar as diversas tentativas dos seus concorrentes mais directos ao longo da etapa, mostrando grande determinação em vencer a classificação geral individual.
A última etapa foi disputada ao sprint com o espanhol Guillermo Garcia (Bathco) a impor-se a Diogo Vieira (Tensai/Sambiental/Santa Marta) e ao camisola amarela Pedro Lopes (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact), depois dos trio ter ganho ligeira vantagem sobre o restante pelotão.
A derradeira tirada disputou-se no “destino de natureza mais radical de Portugal”, numa região verdejante, tipicamente Minhota, de forte e fértil vegetação que possui um importante património histórico, cultural e arquitetónico, inserido no Parque Nacional da Peneda Gerês. Nos 106 quilómetro os ciclistas tiveram que enfrentar três contagens de montanha e duas metas volantes. Ainda não estavam percorridos 15 quilómetros quando ocorreu a primeira tentativa de fuga protagonizada pelo segundo classificado da Camisola Azul - Arrecadações da Quintã, Abel Álvarez (Bathco), que foi o primeiro a passar no Prémio de Montanha, secundado por Guillermo Garcia (Bathco), Pedro Lopes (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact) e por João Guerreiro (Sporting/Tavira/Formação Eng. Brito da Mana). Após a montanha a fuga foi anulada e tudo se manteve sereno até ao centro de Melgaço, onde estava instalada a primeira meta volante do dia, Meta José Abreu, com a abertura das hostilidades a ficar a cargo de Diogo Vieira (Tensai/Sambiental/Santa Marta), com o atleta da equipa de Santa Marta de Portuzelo a ser o primeiro a passar na meta, seguido de Santiago Lopez (Arte en Transfer) e Fábio Costa (CC Barcelos/AFF/Orbea/Onda). 
A emoção e competitividade mantiveram-se durante toda a etapa, tendo saltado do pelotão Fábio Costa (CC Barcelos/AFF/Orbea/Onda), António Ferreira (Moreira Congelados/Feira/Bicicletas Andrade) e Nélson Salgado (EC Carlos Carvalho), grupo posteriormente alargado na aproximação à segunda contagem de montanha, onde o primeiro a passar foi novamente Abel Álvarez (Bathco) que garantiu a liderança da camisola azul uma vez que Pedro Lopes (Seissa) não pontuou. 
A descida para Melgaço não alterou a estrutura do grupo da cabeça de corrida, sendo a segunda meta volante, Empiqua, ganha por Nélson Salgado (EC Carlos Carvalho), Pedro Pinto (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) e Fábio Costa (CC Barcelos/AFF/Orbea/Onda).
A terceira e última volta ao circuito iniciou-se com o grupo da frente a abordar a subida para a última meta de montanha e com as formações da Seissa e do Sporting a encetarem a perseguição que acabou por anular a fuga na aproximação à meta da montanha. O primeiro a passar foi Guillermo Garcia (Bathco), seguindo-se Pedro Lopes (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact), João Carneiro (Rádio Popular/Boavista Formação) e Jesus Rodriguez (CC Cidade de Lugo).
A abordagem à meta final foi feita em pelotão compacto, não sem que antes Leonel Firmino (Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense) vencesse a meta dos 5 quilómetros - Raiz Carisma e tentasse a sua sorte em solitário.
Na recta da meta, bem no coração da vila raiana, Guillermo Garcia (Bathco) superiorizou-se no sprint a Diogo Vieira (Tensai/Sambiental/Santa Marta) e a Pedro Lopes (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact).
Nas contas finais, Pedro Lopes (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact) venceu as classificações geral individual (Camisola Amarela – Empiqua), e a de melhor atleta da ACM (Camisola Branca – Força Minho). Diogo Vieira (Tensai/Sambiental/Santa Marta) conquistou a classificação geral dos pontos (Camisola Verde – ControlSafe), Abel Álvarez (Bathco) a classificação geral da montanha  (Camisola Azul – Arrecadações da Quintã). Afonso Silva (Sporting / Tavira / Formação Eng. Brito da Mana) venceu a classificação da juventude (Camisola Laranja – Cision). Por equipas venceu a Academia Joaquim Agostinho / UDO.
O 29º Grande Prémio do Minho, organizado pela Associação de Ciclismo do Minho em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, contou com o apoio da Câmara Municipal de Cabeceiras de BastoCâmara Municipal de Vieira do MinhoCâmara Municipal de MelgaçoEmpiqua (Camisola Amarela), Controlsafe (Camisola Verde), Arrecadações da Quintã (Camisola Azul), Cision - Portugal (Camisola Laranja), Força Minho (Camisola Branca), Raiz Carisma - Soluções de Publicidade (Meta 5 Kms), POPP DesignAFAcycles, Jopedois, Auto Terror, Guimarpeixe, Fafefuel, TransnosSaúde ConstanteSalvaggio, Escola de Condução S. Martinho, Guimatubos. Hotel ibis - GuimarãesCorreio do Minho e Ciclismo a fundo (revista oficial).

 

=====
Mais informações: aqui
Percursos, Lista de pré-inscritos regulamento e outro documentos: aqui
=====

 

Actualizado em 30 Julho 2017