Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Minhotos continuam a triunfar na 29ª edição do Grande Prémio do Minho
Classificações, fotos e outras informações: aqui

João Traila Diniz (Rádio Popular/Boavista Formação) gravou na tarde de hoje o seu nome na lista de vencedores de etapas do Grande Prémio do Minho, ao triunfar em Vieira do Minho, na penúltima tirada da competição. O vimaranense Pedro Lopes (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact) mantém a camisola amarela. Amanhã disputa-se a terceira e última etapa, na extensão de 106,1 kms, com início e final em Melgaço.

Em Vieira do Minho, “Terra de Encantos”, a etapa considerada mais dura do 29º Grande Prémio do Minho foi marcada por várias tentativas de fuga ao longo dos 103 quilómetros. Com uma passagem pela barragem do Ermal, a etapa integrou passagens por Eira Vedra, Serradela, Alto de Portela (Prémio de Montanha), descendo para Salamonde no regresso até Vieira do Minho.

A última fuga, iniciada a cerca de 20 quilómetros de Vieira do Minho, conseguiu vingar graças ao bom entendimento e entreajuda entre os quatro elementos que a compunham: João Diniz (Rádio Popular/Boavista Formação), Artur Chaves (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), Miguel Monteiro e Guilherme Valverde ambos da Academia Joaquim Agostinho. 
Na entrada para a recta da meta João Dinis revelou-se o mais forte e bateu no sprint Artur Chaves, enquanto Guilherme Valverde se superiorizou ao seu colega de equipa, já com uma diferença de 4 segundos para o vencedor.
Foram inúmeras as tentativas de fuga ao longo da tirada, com especial relevo para a de Diogo Vieira (Tensai /Sambiental/Santa Marta), vencedor da meta volante José Abreu (homenagem de familiares e amigos ao antigo dirigente da ACM) quando estavam decorridos 30 km no centro de Vieira do Minho. A Diogo Vieira juntaram-se Santiago Lopez (Arte en Transfer), Abel Álvarez (Bathco) o camisola amarela Pedro Lopes (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact), Afonso Silva (Sporting/Tavira/Formação Eng. Brito da Mana), João Carneiro (Rádio Popular/Boavista Formação) e Samuel Rodriguez (Bathco). Abel Álvarez (Bathco) foi o primeiro na contagem de montanha, seguindo-se Pedro Lopes (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact) e Diogo Vieira (Tensai /Sambiental/Santa Marta).
Feita a selecção no alto de Portela, o sexteto manteria a fuga até à entrada de Salamonde, com o pelotão a anular a iniciativa por essa altura. Já na segunda parte da etapa, João Dinis (Rádio Popular/Boavista Formação) e os atletas da Academia Joaquim Agostinho, Guilherme Valverde e Miguel Monteiro, saltaram do pelotão juntando-se posteriormente ao grupo de fugitivos Artur Chaves (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel).
A colaboração e entreajuda entre os elementos do quarteto foi determinante para o sucesso da fuga, com o duo João Dinis e Artur Chaves a serem mais rápidos na parte final, sendo a disputa da vitória no centro de Vieira do Minho limitada a estes dois ciclistas.
Mais forte no sprint, João Dinis venceu a tirada com o tempo de 2h54m14s, o mesmo de Artur Chaves, enquanto o duo da formação do Oeste gastou mais 4 segundos, chegando o pelotão 43 segundos depois, num grupo em que se encontravam os primeiros classificados da geral desta 29ª edição do Grande Prémio do Minho.
Pedro Lopes lidera as classificações geral individual (Camisola Amarela – Empiqua), dos pontos (Camisola Verde – ControlSafe), da montanha (Camisola Azul – Arrecadações da Quintã) e a de melhor atleta da ACM (Camisola Branca – Força Minho). Afonso Silva (Sporting / Tavira / Formação Eng. Brito da Mana) comanda a classificação da juventude (Camisola Laranja – Cision).
O terceiro e último dia terá a ligação Melgaço – Melgaço numa extensão de 106 quilómetros com três passagens pelo centro da vila raiana e onde se decidirá o vencedor desta edição do regresso da carismática prova minhota.
A terceira e última etapa (Melgaço - Melgaço) será disputada no dia 30 de julho (domingo) no “destino de natureza mais radical de Portugal”, uma região verdejante, tipicamente Minhota, de forte e fértil vegetação que possui um importante património histórico, cultural e arquitetónico, inserido no Parque Nacional da Peneda Gerês. Na extensão de 106,1 quilómetros, o percurso da última etapa integra três contagens de montanha e duas metas volantes. As metas de montanha serão discutidas em São Gregório (Km 22,1 - 13h34, Km 58,3 - 14h32 e Km 93,6 - 15h27) e as metas volantes aquando da passagem na meta (Km 32,7 - 13h51 e Km 68,8 - 14h48).

 

O 29º Grande Prémio do Minho, organizado pela Associação de Ciclismo do Minho em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, conta com o apoio da Câmara Municipal de Cabeceiras de BastoCâmara Municipal de Vieira do MinhoCâmara Municipal de MelgaçoEmpiqua (Camisola Amarela), Controlsafe (Camisola Verde), Arrecadações da Quintã (Camisola Azul), Cision - Portugal (Camisola Laranja), Força Minho (Camisola Branca), Raiz Carisma - Soluções de Publicidade (Meta 5 Kms), POPP DesignAFAcycles, Jopedois, Auto Terror, Guimarpeixe, Fafefuel, TransnosSaúde ConstanteSalvaggio, Escola de Condução S. Martinho, Guimatubos. Hotel ibis - GuimarãesCorreio do Minho e Ciclismo a fundo (revista oficial).
 

=====
Mais informações: aqui
Percursos, Lista de pré-inscritos regulamento e outro documentos: aqui
=====
Actualizado em 29 Julho 2017