Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Pedro Lopes é o primeiro líder do 29º Grande Prémio do Minho
Classificações, fotos e outras informações: aqui

O vimaranense Pedro Lopes é o primeiro camisola amarela da 29ª edição do Grande Prémio do Minho. O corredor do Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact cortou a meta, instalada no centro de Cabeceiras de Basto, depois de percorrer 88,3 km em 2h15m50s, superiorizando no sprint ao seu colega de fuga, Afonso Silva (Sporting/Tavira/Formação Eng. Brito da Mana). Amanhã disputa-se a segunda etapa, na extensão de 103, com início e final em Vieira do Minho.

A primeira etapa da 29ª edição do Grande Prémio do Minho, que ligou Cabeceiras de Basto a Cabeceiras de Basto, foi bastante animada, com diversas fugas a ocorrerem logo na fase inicial, não tendo qualquer atleta conseguido vingar os seus intentos. Ainda antes dos dez quilómetros teve lugar a primeira meta de montanha, com vitória de João Guerreiro, Sporting/Tavira/Formação Eng. Brito da Mana, sendo que o atleta algarvio viu a sua fuga anulada logo de seguida. Seguiu-se nova tentativa de fuga, desta feita protagonizada por Diogo Bandeira, Matos Cheirinhos/Vila Galé/Etopi, que foi o ciclista que mais tempo rodou sozinho ao longo da etapa, vendo a sua tentativa anulada à passagem por Travassós.
Ninguém baixou os braços, apesar do forte calor que se fez sentir, sucedendo-se as investidas que, contudo, resultarem infrutíferas.
A única meta volante do dia estava instalada em Fafe e foi disputada ao sprint com a vitória a sorrir a Pedro Teixeira, Maia, que foi o mais rápido do pelotão.
A fuga para a vitória ocorreu após o segundo prémio de montanha, sito no Alto da Lameira, na ligação de Fafe para Cabeceiras, saindo do pelotão Pedro Lopes (Seissa/KTM-Bikeseven/Matias&Araújo/Frulact), Afonso Silva (Sporting/Tavira/Formação Eng. Brito da Mana), João Carneiro (Rádio Popular/Boavista Formação) e Abel Alvarez (Bathco). O quarteto desceu a grande velocidade em direcção a Cabeceiras de Basto onde estava instalada a meta final, ganhando consecutivamente vantagem a um numeroso grupo intermédio, que chegou a cifrar-se em um minuto e trinta segundos, sendo que o pelotão chegou a rolar a mais de dois minutos de diferença. 
Na recta da meta o jovem vimaranense impôs-se ao sprint sobre o sportinguista Afonso Silva, com o boavisteiro João Carneiro a ser terceiro, enquanto o último elemento do quarteto, o espanhol Abel Alvarez foi o quarto classificado.
Pedro Lopes sai para a segunda etapa com a camisola amarela Empiqua, sendo também o líder da classificação por pontos (camisola verde – ControlSafe), da classificação da montanha (camisola azul - Arrecadações da Quintã) e também da camisola branca (Força Minho), destinada ao melhor ciclista minhoto. A excepção é a camisola laranja Cision, atribuída ao melhor júnior de primeiro ano, que foi para Afonso Silva.
O segundo dia reserva a ligação Vieira do Minho a Vieira do Minho num total de 103 quilómetros.
 
A segunda etapa (Vieira do Minho – Vieira do Minho) terá a extensão de 103 quilómetros e percorrerá uma “Terra de Encantos” em que as paisagens avassalam pela sua magnitude e pelo seu brilho. A etapa começará (13h00) e terminará (15h42) junto à Câmara Municipal de Vieira do Minho. Com uma passagem pela barragem do Ermal, a etapa integra uma contagem de montanha em Serradela (Km 53,4 - 14h24) e uma meta volante em Vieira do Minho (passagem pela meta ao - Km 36 - 13h56).
A terceira e última etapa (Melgaço - Melgaço) será disputada no dia 30 de julho (domingo) no “destino de natureza mais radical de Portugal”, uma região verdejante, tipicamente Minhota, de forte e fértil vegetação que possui um importante património histórico, cultural e arquitetónico, inserido no Parque Nacional da Peneda Gerês. Na extensão de 106,1 quilómetros, o percurso da última etapa integra três contagens de montanha e duas metas volantes. As metas de montanha serão discutidas em São Gregório (Km 22,1 - 13h34, Km 58,3 - 14h32 e Km 93,6 - 15h27) e as metas volantes aquando da passagem na meta (Km 32,7 - 13h51 e Km 68,8 - 14h48).
Tal como nas restantes etapas e percurso, para os quilómetros finais está em perspetiva um empolgante espetáculo desportivo ao qual não faltará certamente muito público para coroar o vencedor do 29º Grande Prémio do Minho em ciclismo.
O pelotão do 29º Grande Prémio do Minho será constituído pelas principais formações portuguesas e por seis formações espanholas, num total de 22 equipas.
Além das principais formações portuguesas, seis equipas espanholas marcarão presença: Fundacion Oscar Pereiro, Arte en Transfer – Leon, Bathco / CC Besaya, Clube Ciclista Cidade de Lugo, Codelse Cycling Team e Disgarsa - C.C. Colindres.
As equipas portuguesas inscritas são as seguintes: Academia Joaquim Agostinho / UDO, ACD Milharado / Escola Ciclismo Manuel Martins, Bairrada, C. C. Barcelos / AFF / Orbea / Onda, Escola de Ciclismo Carlos Carvalho, LA Alumínios / SGR Ambiente / C. C. A. Paio Pires, Maia, Matos Cheirinhos / Vila Galé / Etopi, Moreira Congelados / Feira / Bicicletas Andrade, RP / Boavista Formação, Seissa / KTM Bikeseven / Matias & Araújo / Frulact, Sicasal / Liberty Seguros / Bombarralense, Silva e Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel, Sporting / Tavira / Eng. Brito da Mana, Team Almodôvar e Tensai / Sambiental / Santa Marta - Bila Bikers / Carnes Silva / Cycleso.
O 29º Grande Prémio do Minho, organizado pela Associação de Ciclismo do Minho em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, conta com o apoio da Câmara Municipal de Cabeceiras de BastoCâmara Municipal de Vieira do MinhoCâmara Municipal de Melgaço, Empiqua (Camisola Amarela), Controlsafe (Camisola Verde), Arrecadações da Quintã (Camisola Azul), Cision - Portugal (Camisola Laranja), Força Minho (Camisola Branca), Raiz Carisma - Soluções de Publicidade (Meta 5 Kms), POPP DesignAFAcycles, Jopedois, Auto Terror, Guimarpeixe, Fafefuel, Transnos, Saúde ConstanteSalvaggio, Escola de Condução S. Martinho, Guimatubos. Hotel ibis - Guimarães, Correio do MinhoCiclismo a fundo (revista oficial).

=====
Mais informações: aqui
Percursos, Lista de pré-inscritos regulamento e outro documentos: aqui
=====
Actualizado em 28 Julho 2017