Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Amâncio Passos distinguido pela Federação Portuguesa de Ciclismo
A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) atribuiu o título de sócio de mérito ao vimaranense Amâncio de Freitas Passos, dirigente associativo que já havia sido distinguido pela Associação de Ciclismo do Minho com o título de Vice-Presidente Honorário. A entrega da distinção ocorreu no passado sábado (04 de fevereiro) numa cerimónia promovida pela FPC, no Centro de Congressos de Aveiro. A iniciativa serviu ainda para a apresentação das equipas e o lançamento da época desportiva de ciclismo de estrada, assim como para a entrega dos Prémios APCP 2016.

Natural de Guimarães, onde nasceu a 18 de setembro de 1944, Amâncio de Freitas Passos desempenhou funções diretivas na Associação de Ciclismo do Minho desde a década de 80, nomeadamente como vice-presidente daquela que é a maior associação regional de ciclismo do País. Delmino Pereira, Presidente da FPC, entregou a distinção a Amâncio Passos na cerimónia que contou com a presença de atletas, dirigentes, autarcas e patrocinadores, entre outros, que se associaram à iniciativa.
“Esta distinção é motivo de grande regozijo pois reconhece o mérito do Vice-Presidente honorário da ACM, Amâncio Passos, e traduz também um incentivo e valorização do trabalho dos dirigentes desportivos voluntários”, afirmou José Luís Ribeiro, Presidente da Associação de Ciclismo do Minho, destacando que “Amâncio Passos é um exemplo motivador pela sua permanente disponibilidade, capacidade de trabalho, competência e pela juventude com que nos presenteia e surpreende constantemente”.
Recorde-se que a proposta de atribuição do título de sócio de mérito foi apresentada à Assembleia Geral da FPC pela Direção do órgão federativo, tendo o documento também sido subscrito pelos delegados do Minho. A distinção foi aprovada por unanimidade e aclamação na reunião da Assembleia-Geral da FPC realizada no dia 2 de abril de 2016. Além de Amâncio Passos foram distinguidos Basílio Angélico (Vila Real), Eduardo Guilherme (Setúbal), Joaquim Leite (Porto) e Saúl Jorge (Santarém).
O título de sócio de mérito é atribuído pela FPC às pessoas que, pelo seu valor e atuação, tenham prestado relevantes serviços ao ciclismo, nomeadamente como dirigentes de clubes ou associações regionais de ciclismo.
 
Actualizado em 4 Fevereiro 2017