Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Minhoto José Mendes é o novo Campeão Nacional de Ciclismo de Estrada
Vimaranense José Mendes (Bora-Argon18) conquistou o título de Campeão Nacional de Ciclismo de Estrada em elites, dois dias depois de se ter sagrado vice-campeão nacional de contrarrelógio.

O ciclista vimaranense foi o mais forte ao cabo dos 177,1 quilómetros, resultantes de onze voltas circuito bracarense, que incluía as escaladas do Bom Jesus e do Sameiro. 
A corrida foi animada por um grupo de dez fugitivos, que não levou a iniciativa a bom porto devido à perseguição movida, na cabeça do pelotão, pela Efapel. 
Os corredores lusos das equipas estrangeiras aproveitaram a boleia do pelotão e mostraram-se na altura decisiva. Nelson Oliveira (Movistar) atacou no final da penúltima volta e José Mendes foi o único capaz de responder-lhe. O minhoto e o bairradino pedalaram juntos e, na hora da verdade, Mendes deixou Nelson Oliveira para trás, impedindo-o de fazer a dobradinha. 
O vencedor concluiu a corrida em 4h50m06s. Depois da conquista do título de contrarrelógio, Nelson Oliveira foi hoje o segundo classificado, a 18 segundos. Ricardo Vilela (Caja Rural-Seguros RGA) fechou o pódio, a 59 segundos. 
"É um título que sempre ambicionei, felizmente foi possível hoje. Dei tudo de mim e consegui a vitória. O Nelson está muito forte, mas no final calhou para o meu lado", disse o sempre humilde José Mendes. 
Natural de Guimarães e formado em clubes da Associação de Ciclismo do Minho, José Mendes venceu a Volta a Portugal do Futuro em 2007, sagrou-se campeão nacional de contrarrelógio de juniores e cadetes e campeão nacional de estrada (Cadetes). O primeiro vimaranense a participar na Volta a França iniciou-se na modalidade no Centro Ciclista de Pevidém e conquistou, desde os escalões de formação, resultados de destaque, tanto ao serviço da Seleção Nacional como de clubes, vencendo diversas provas em Portugal e no estrangeiro.
Na história da modalidade José Mendes ficará também conhecido como o primeiro português a participar no Campeonato do Mundo de Ciclismo Universitário, em 2006, no qual ficou em 14º lugar no contrarrelógio individual e 17º na prova em linha.
Actualizado em 26 Junho 2016