Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Diogo Ferreira triunfou no 14º Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves
Classificações e fotos: aqui

Diogo Ferreira venceu o 14º Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves, prova para a categoria de juniores que homenageou a velha glória do ciclismo português e vencedor da Volta a Portugal de 1965. Na prova pontuável para a Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã, a atleta espanhola Maria Jesus Barros ganhou a classificação feminina.

Organizada pela Associação de Ciclismo do Minho, tendo como patrocinador principal a Junta de Freguesia de Palmeira, a prova bracarense - que já foi ganha, entre outros, pelo Campeão do Mundo Rui Costa - foi disputada por 72 corredores num percurso de 72,7 quilómetros. À prova de homenagem ao palmeirense vencedor da Volta a Portugal de 1965, associaram-se, Peixoto Alves, Sameiro Araújo (vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Braga), José António Peixoto (Presidente da Junta de Freguesia de Palmeira), assim como vários autarcas, ex-autarcas e outras individualidades.
Pontuável para a Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã, o 14º Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves teve início na EN 101 e final depois de uma seletiva subida que culminou junto à Igreja de Palmeira. A corrida foi bastante animada do primeiro ao último instante, em especial devido à existências de oito metas volantes nas várias freguesias ao longo do trajeto.
Diogo Ferreira (Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense) destacou-se ligeiramente do pelotão e chegou sozinho à meta, superiorizando-se na parte final do percurso a Miguel Duarte (Tormetais / Azeméis é vida - ECBN) e João Rocha (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel), respetivamente, segundo e terceiro classificados.
"Foi um final de muita velocidade. Arranquei cedo e fiz tudo para alcançar a vitória. Estou muito feliz por ter vencido aqui. Já andava à procura de uma vitória assim há algum tempo, preparei-me bem para esta prova e sabia que se adequava às minhas caraterísticas, porque tinha um final forte", disse, no final, Diogo Ferreira.
Bruno Araújo (Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense) venceu duas metas volantes, tendo as restante sido ganhas por Edgar Fonte (Tensai / Sambiental / Santa Marta), Bruno Mateus (Tensai / Sambiental / Santa Marta), Nélson Pereira (Escola de Ciclismo Carlos Carvalho), Luís Pereira (Seissa/MGB Bikes/Matias e Araújo/Frulact), Diogo Ferreira (C.C.Barcelos/ AFF /Orbea / Onda) e Tiago Fernandes (Seissa/MGB Bikes/Matias e Araújo/Frulact).
A classificação coletiva foi ganha pela A.C.D.C. - Trofa, seguindo-se a equipa Sicasal/Liberty Seguros/Bombarralense e a Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel.
A corrida feminina foi ganha por Maria Jesus Barros (Concello do Porriño / Abanca), seguindo-se na classificação Andreia Alves (Academia Joaquim Agostinho / Femininas / UDO).
Visivelmente satisfeito, José António Peixoto, Presidente da Junta de Freguesia de Palmeira, fez no final do 14º Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves “um balanço muito positivo” da iniciativa. O autarca considera que o Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves é um “evento desportivo muito importante para Palmeira e para Braga”, acrescentando que a junta deve continuar a dar o seu contributo para que Palmeira seja dinâmica.
O 14º Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves teve o patrocínio da Junta de Freguesia de Palmeira e o apoio das seguintes entidades: Federação Portuguesa de Ciclismo, Câmara Municipal de Braga, Freguesias de Adaúfe, Navarra e Santa Lucrécia de Algeriz, União de Freguesias de Merelim São Pedro e Frossos, União de Freguesias de Merelim São Paio, Panóias e Parada de Tibães, Arrecadações da QuintãCisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP DesignSalvaggioSeissa, Controlsafe, Ciclismo a fundo (revista oficial) e Roda na Frente.
A próxima prova de ciclismo de estrada a organizar pela Associação de Ciclismo do Minho será o Prémio Freguesia de Golães / Troféu José Martins agendado para o dia 7 de maio. Pontuável para a Taça de Portugal de Juniores e para a Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã, a prova arrancará, pelas 14h00, junto à Igreja de Golães e terminará nas imediações da Junta de Freguesia, pelas 16h55, incluindo o percurso passagens pelos concelhos de Fafe, Felgueiras, Guimarães e Póvoa de Lanhoso. 

João Peixoto Alves - Vencedor da Volta a Portugal de 1965

 

João Peixoto Alves, natural de Palmeira (Braga), nasceu a 23 de Maio de 1941 e iniciou a sua atividade no ciclismo, como popular, no Futebol Clube do Porto.
Posteriormente representou o C. C. Aldoar e o Benfica, onde se tornou conhecido como um dos melhores ciclistas portugueses. A sua carreira como profissional iniciou-se em 1960 e terminou em 1966, quando se retirou, com 25 anos, deixando um lugar difícil de preencher no ciclismo e no Benfica.
Ao longo da carreira desportiva disputou 171 provas, tendo ganho 22. Conquistou os títulos de Campeão Nacional e Regional de Rampa, no último caso por quatro vezes.
Vencedor da Volta a Portugal de 1965, alcançou ainda dois segundos e um terceiro lugares na importante competição. Na prova “rainha” do ciclismo português ganhou ainda 9 etapas, foi portador da camisola amarela em 23 e ganhou o Prémio da Montanha e a Classificação por Pontos no ano de 1963.
Participou na Volta a França do Futuro em 1963 (7º na geral e 2º na Montanha) e em 1964, tendo ainda participado na Volta à Espanha (1962, 1963 e 1965), na Volta a S. Paulo (1962 e 1966), na Volta à Catalunha (1965) e no Campeonato do Mundo (1965 e 1966).

 

 

Video: Roda na Frente (www.rodanafrente.pt)

www.acmtv.pt

 

 

Actualizado em 3 Maio 2016