Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Êxito no 1º Passeio "José Mendes Bike Day"
Fotos: aqui

Mais de uma centena de pessoas participou no Passeio de Bicicleta "José Mendes Bike Day" que se realizou em Selho São Jorge (Pevidém - Guimarães) freguesia de onde é natural o ciclista profissional José Mendes, o primeiro vimaranense a participar no Tour de France. Os ciclistas profissionais Tiago Machado (Team Katusha) e Bruno Pires (Tinkoff - Saxo) também se associaram ao evento solidário cujas receitas reverteram para o Centro Juvenil de São José.

Apesar da chuva persistente, a participação no passeio 100% solidário superou as expetativas, revertendo a inscrição dos participantes para o Centro Juvenil de São José, uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sediada em Guimarães, dedicada ao acolhimento e inserção social de crianças e jovens sem o apoio familiar essencial ou em risco de exclusão social.
Com organização conjunta da Junta de Freguesia de Selho São Jorge e da Associação de Ciclismo do Minho, no final do Passeio “José Mendes Bike Day” foram sorteados diversos prémios oferecidos pelos parceiros da organização e pela própria equipa do ciclista José Mendes, a formação alemã Bora - Argon 18 que também fez questão de felicitar o atleta vimaranense, nas redes sociais, pela iniciativa solidária.
Angelino Salazar, Presidente da Junta de Freguesia de Selho São Jorge, realçou as qualidades desportivas e humanas de José Mendes, “um cidadão de Pevidém (Selho São Jorge) que é motivo de grande orgulho”. O atleta foi agraciado com uma distinção da Junta de Freguesia de Selho São Jorge e ficou prevista a realização do José Mendes Bike Day nos próximos anos.
Natural de Guimarães e formado em clubes da Associação de Ciclismo do Minho, José Mendes venceu a Volta a Portugal do Futuro em 2007, sagrou-se campeão nacional de contrarrelógio de juniores e cadetes e campeão nacional de estrada (Cadetes). O primeiro vimaranense a participar na Volta a França iniciou-se na modalidade no Centro Ciclista de Pevidém e conquistou, desde os escalões de formação, resultados de destaque, tanto ao serviço da Seleção Nacional como de clubes, vencendo diversas provas em Portugal e no estrangeiro.
Na história da modalidade José Mendes ficará também conhecido como o primeiro português a participar no Campeonato do Mundo de Ciclismo Universitário, em 2006, no qual ficou em 14º lugar no contrarrelógio individual e 17º na prova em linha.
O José Mendes Bike Day teve o apoio da Junta de Freguesia de Selho S. Jorge, Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo, Extremebike, Citykbike, Like Bike, Bikezone, Muc-Off, AgilStore, Openvision, Arrecadações da Quintã, Digitall e Hermotor – Ford.
As inscrições no Passeio de Bicicleta "José Mendes Bike Day" reverteram integralmente para o Centro Juvenil de São José (www.cjsj.pt), uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sediada em Guimarães, dedicada ao acolhimento e inserção social de crianças e jovens sem o apoio familiar essencial ou em risco de exclusão social.
Originário das antigas Oficinas de São José, fundadas no Convento das Capuchinhas, o Centro Juvenil de São José tem capacidade para acolher e ter à sua responsabilidade, no seu Lar de Infância e Juventude (LIJ), cerca de 40 crianças e Jovens dos 6 aos 18 anos.
Esta instituição de cariz social trabalha com os jovens a sua integração social, pautando-se pelo desenvolvimento dos mesmos em vários níveis: intelectual, físico e moral.
A conversão do convento em Lar para Jovens com muito poucos meios sociais e económicos, foi feita a partir de 1918 pela orientação e colaboração de D. Domingos da Silva Gonçalves, bispo da Guarda, fundador das Oficinas de São José, em Guimarães, no ano de 1915.
Esta instituição de ação social, visa estar a par de uma valorização pessoal, preparando os seus educandos para uma sã integração social, cultivando o desenvolvimento intelectual, físico, a formação espiritual, moral e religiosa, os valores do trabalho e da solidariedade, assim como os da cultura e da educação pelas belas artes, pela ecologia e pelo desporto.
 

Actualizado em 19 Outubro 2015