Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Minhotos em evidência no Campeonato Nacional de DHI
Um título de Campeão Nacional, um de Vice-Campeão e cinco terceiros lugares é o balanço da prestação de atletas e equipas do Minho no Campeonato Nacional de BTT Down Hill (DHI) disputado em Porto de Mós. Luís Costa sagrou-se Campeão Nacional de juniores, categoria em que os atletas do Minho estiveram em especial evidência ao conquistarem os quatro primeiros lugares da classificação.

Os atletas minhotos, na sua esmagadora maioria formados em clubes da Associação de Ciclismo do Minho (ACM), conquistaram um total de sete medalhas no Nacional de DHI. Depois da excelente prestação dos atletas e clubes do Minho no Nacional de BTT Cross Country Olímpico (cinco títulos de Campeão Nacional, três de Vice-Campeão e dois terceiros lugares), no de Maratonas (quatro títulos de Campeão Nacional, quatro de Vice-Campeão e dois terceiros lugares) e no de Enduro (três títulos de Campeão Nacional, três de Vice-Campeão e um terceiro lugar) foi agora a vez dos pilotos de Down Hill averbarem excelentes resultados no Campeonato Nacional.
Luís Costa (juniores) alcançou o título de Campeão Nacional de BTT - DHI, enquanto Raúl Rodrigues (juniores) se sagrou Vice-Campeão Nacional. No terceiro lugar do Campeonato de BTT DHI disputado em Porto de Mós classificaram-se Firmino Silva (cadetes), Bruno Almeida (juniores), Ricardo Soares (master 30), José Rodrigues (master 50) e a formação Restauradores da Granja / Centro Óptico de Fafe (equipas).
A Direção da Associação de Ciclismo do Minho expressou, entretanto, a sua satisfação e orgulho pelo desempenho dos atletas e equipas minhotas, realçado que os mesmos são um estímulo para o prosseguimento do trabalho no âmbito da formação de atletas, visando a existência de mais e melhor ciclismo na sua área de jurisdição (distritos de Braga e Viana do Castelo).
A categoria de juniores foi aquela em que os atletas do Minho estiveram em particular evidência com os quatro primeiros lugares a serem ocupados pelos pilotos minhotos. O fafense Luís Costa (RG / Centro Óptico de Fafe), Vice-Campeão do Minho em 2014, conquistou o título de Campeão Nacional, enquanto Raúl Rodrigues (Desportivo Jorge Antunes) se sagrou Vice-Campeão. Bruno Almeida (Desportivo Jorge Antunes) obteve o terceiro melhor registo de tempo e Diogo Pinto (RG / Centro Óptico de Fafe), Campeão do Minho em 2014 em cadetes, foi o quarto classificado. Destaque também para o 6º lugar de Rui Ribeiro, o 12º de Carlos Martins e o 13º de Francisco Mateus, todos da equipa vizelense Desportivo Jorge Antunes.
Em cadetes, categoria em que venceu Tiago Ladeira (Casa do Povo de Abrunheira), Firmino Silva (Desportivo Jorge Antunes) foi o terceiro classificado, enquanto os seus colegas de equipa João Pereira e Rodrigo Rodrigues se classificaram em 5º e 10º lugares, respetivamente.
Campeão do Minho de master 30 desde 2010, o vimaranense Ricardo Soares (Desportivo Jorge Antunes) acrescentou ao seu palmarés mais um terceiro lugar do Campeonato Nacional de Down Hill ganho em 2015 por Hélder Padilha (Penacova DH / U.D. Lorvanense). Miguel Andrade (FAC - Famalicense Atlético Clube) foi o 6º classificado, Manuel Bessa (Desportivo Jorge Antunes) o 7º e Jorge Afonseca (RG / Centro Óptico de Fafe) o 8º.
José Rodrigues (RG / Centro Óptico de Fafe) subiu ao terceiro lugar do pódio em master 50, categoria em que venceu José Salgueiro (MCF / Xdream / Município de São Brás) e Augusto Pedrosa (Desportivo Jorge Antunes) foi o quarto classificado.
Na classificação coletiva, ganha pela equipa Penacova DH / U.D. Lorvanense, a formação Restauradores da Granja / Centro Óptico de Fafe, orientada por Carlos Santana, alcançou o terceiro lugar do pódio.
Na categoria de elites, em que venceu Vasco Bica (MS MAD / Team Racing Portugal), realce para o 5º lugar conquistado por Marcelo Augusto (Bicicleta Clube Felgueiras) e para o 8º do Campeão do Minho Fernando Silva (RG / Centro Óptico de Fafe). Vítor Martins (Desportivo Jorge Antunes) averbou o 13º melhor tempo na descida de Porto de Mós, Francisco Salgado (Desportivo Jorge Antunes) o 15º, José Costa (Bicicleta Clube Felgueiras) o 16º, Vítor Mayor (FAC - Famalicense Atlético Clube) o 20º, Alexandre Cunha (FAC - Famalicense Atlético Clube) o 30º e Rui Teixeira (RG / Centro Óptico de Fafe) o 31º.
Maurício Conceição (RG / Centro Óptico de Fafe) foi o sexto melhor atleta em master 40, escalão em que venceu Miguel Santos (MCF/XDream/Município de São Brás).
Filipa Peres (Penacova DH / U.D. Lorvanense) dominou a final feminina, Rui D´Almeida (individual) venceu em master 60 e Brett Wheeler a vertente de promoção na qual José Alberto Pereira (Desportivo Jorge Antunes) foi segundo classificado.
Entretanto, o Campeonato do Minho de BTT DHI - CISION regressa no dia 20 de setembro para a disputa na Montanha da Penha (Guimarães) do 6º BTT DHI Penha, encerrando a competição minhota com o 3º BTT DHI de Sendim a realizar no dia 11 de outubro em Felgueiras.

 

Campeonato Nacional BTT DHI 2015 - Pódio Juniores
Campeonato Nacional BTT DHI 2015 - Pódio Cadetes
Campeonato Nacional BTT DHI 2015 - Pódio Master 30
Campeonato Nacional BTT DHI 2015 - Pódio Master 50
Campeonato Nacional BTT DHI 2015 - Pódio Equipas
Campeonato Nacional BTT DHI 2015 - Pódio Promoção
Actualizado em 20 Julho 2015