Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Minhotos em destaque no Campeonato Nacional de BTT Cross Country Olímpico
Cinco títulos de Campeão Nacional, três de Vice-Campeão e dois terceiros lugares é o excelente balanço da prestação de atletas e equipas do Minho no Campeonato Nacional de BTT Cross Country Olímpico disputado em Loulé. Joana Monteiro (elites), João Rocha e Diana Ferreira (juniores), Miguel Sousa (cadetes) e Francisco Anjos (master 40) são os atletas minhotos que conquistaram os títulos de Campeões Nacionais de BTT XCO.

Os atletas minhotos, na sua esmagadora maioria formados em clubes da Associação de Ciclismo do Minho (ACM), averbaram excelentes resultados e conquistaram dez medalhas na prova disputada no Algarve e que integrou o programa de Loulé 2015 – Cidade Europeia do Desporto.
Joana Monteiro (elites), João Rocha e Diana Ferreira (juniores), Miguel Sousa (cadetes) e Francisco Anjos (master 40) conquistaram os títulos de Campeões Nacionais de BTT - XCO, enquanto José Dias (sub 23), Marta Branco (cadetes) e Raquel Marques (master femininas) se sagraram Vice-Campeões Nacionais. No terceiro lugar dos campeonatos de Cross Country disputados em Loulé classificaram-se Ana Rita Vale (elites) e Mário Fernandes (master 40).
A Direção da Associação de Ciclismo do Minho felicitou os atletas minhotos e as suas equipas filiadas pelos resultados alcançados no Campeonato Nacional de Cross Country Olímpico. Expressando a sua satisfação e orgulho pelo desempenho dos atletas minhotos, a Direção da ACM realçou que os mesmos são um estímulo para o prosseguimento do trabalho no âmbito da formação dos jovens atletas, visando a existência de mais e melhor ciclismo na sua área de jurisdição (distritos de Braga e Viana do Castelo).
O pódio de elite masculina teve a composição esperada, tendo em conta os resultados nas provas da Taça de Portugal. David Rosa foi o mais forte, deixando Mário Costa (ASC/Focus Team/Vila do Conde) no segundo lugar e Ricardo Marinheiro (SL Benfica) na terceira posição. O minhoto Jacinto Fiúza (Batotas / Ponte de Lima) foi o sétimo classificado.
Apesar de ainda pertencer à categoria de Sub23, a famalicense Joana Monteiro (ASC/Focus Team/Vila do Conde) correu na categoria de elite e a sua aposta revelou-se bem-sucedida pois venceu o Campeonato Nacional de XCO. Joana Monteiro, Campeão de Sub23 em 2014, triunfou diante da experiente Celina Carpinteiro (BTT Loulé/BPI) enquanto a minhota Ana Rita Vale (Batotas / Ponte de Lima) fechou o pódio. A também minhota Joana Barbosa (BMC/Sram/Póvoa de Varzim), Campeão em elites em 2014, não concluiu a prova.
Gonçalo Amado (Quinta das Arcas/Interdesign/Xarão), minhoto por adoção, venceu a corrida de Sub23, superiorizando-se ao barcelense José Dias (Seissa/Roriz/Matias e Araújo/Frulact) que se sagrou Vice-Campeão Nacional. Roberto Ferreira (CC Gondomar/Gondobike) foi o terceiro classificando, destacando-se ainda o desempenho de Luís Pereira e José Mendes, ambos da equipa Joane BTT / Trilhos Bike, que concluíram a corrida no 6º e no 10º lugares, respetivamente. Entre as sub-23 o sinal mais foi dado por Ana Silvestre (Clube Xelb), que foi seguida por Ana Tomás (Viseu 2001/BTT 100 Rumo) e por Cláudia Costa (Maiatos/Reabnorte).
João Rocha (Rodabike/ACRG/Gondomar) e a bracarense Diana Ferreira (BMC/Sram/Póvoa de Varzim) sagraram-se Campeões Nacionais de juniores. Realce para o desempenho dos também minhotos Francisco Campos (Saertex Portugal | Edaetech), Pedro Fonseca e Miguel Duarte, estes dois últimos da equipa Seissa/A.C.R.Roriz/Matias & Araújo/Frulact, que terminaram na 5º, 6º e 10º posições.
O famalicense Miguel Sousa (CRC/Garbo/Vegas Cosmetics) e Raquel Queirós (ASC/Focus Team/Vila do Conde) conquistaram o título nacional em cadetes, categoria em que a vimaranense Marta Branco (ASC/Focus Team/Vila do Conde) se sagrou Vice-Campeã Nacional.
Marco Sousa (Róódinhas/Santos Silva) foi o melhor em master 30, escalão em que Hélder Braga e Aurélio Reis, ambos da equipa Seissa/A.C.R.Roriz/Matias & Araújo/Frulact), alcançaram o 4º e o 13º lugares.
Francisco Anjos (Saertex Portugal/Edaetech) trouxe de Loulé o título de Campeão Nacional de master 40, somando este resultado ao de Campeão Nacional de BTT Maratonas alcançado recentemente. Mário Fernandes (Rodabike/ACRG/Gondomar) foi o terceiro classificado e o vimaranense Francisco Branco (ASC/Focus Team/Vila do Conde) o 9º.
Em masters femininas venceu Teresa Fernandes (Clube Xelb), enquanto a barcelense Raquel Marques (ASC / Focus Team – Vila do Conde) se sagrou Vice-Campeã, depois de ter ganho recentemente o Campeonato Nacional de Maratonas. Liliana Lopes (ASC / Focus Team – Vila do Conde) terminou na quinta posição.
António Apolo ergueu os braços em master 50 e Fábio Luiz (Marrazes/Breijinho/Joficina/Bike Zone Leiria) foi o melhor paraciclista de classe D. A ASC/Focus Team/Vila do Conde conquistou o título coletivo.

Campeões Nacionais BTT XCO 2015
Campeonato Nacional BTT XCO 2015 - Pódio Elites (Masc.)
Campeonato Nacional BTT XCO 2015 - Pódio Elites (Fem.)
Campeonato Nacional BTT XCO 2015 - Pódio Sub 23
Campeonato Nacional BTT XCO 2015 - Pódio Juniores (Masc.)
Campeonato Nacional BTT XCO 2015 - Pódio Juniores (Fem.)
Campeonato Nacional BTT XCO 2015 - Pódio Cadetes (Masc.)
Campeonato Nacional BTT XCO 2015 - Pódio Cadetes (Fem.)
Campeonato Nacional BTT XCO 2015 - Pódio Master 40
Campeonato Nacional BTT XCO 2015 - Pódio Master (Fem.)
Actualizado em 14 Julho 2015