Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Balanço muito positivo da participação minhota nos Campeonatos Nacionais de BTT XCM
Quatro títulos de Campeão Nacional, quatro de Vice-Campeão e dois terceiros lugares é o excelente balanço da prestação de atletas e equipas do Minho no Campeonato Nacional de BTT Maratonas (XCM) disputado em Reguengos de Monsaraz. Filipe Machado e Raquel Marques (master 30), Francisco Anjos (master 40) e Carlos Lima (master 50) são os novos Campeões Nacionais do Minho.

Os atletas minhotos, na sua esmagadora maioria formados em clubes da Associação de Ciclismo do Minho (ACM), averbaram excelentes resultados e conquistaram dez medalhas no campeonato nacional de BTT XCM, acrescentando três medalhas ao pecúlio de 2014 em que arrecadaram três títulos de Campeão Nacional, dois de Vice-Campeão e dois terceiros lugares.
Filipe Machado e Raquel Marques (master 30), Francisco Anjos (master 40) e Carlos Lima (master 50) alcançaram os títulos de Campeões Nacionais de BTT - XCM, enquanto David Vaz (elites), João Teixeira (master 40) e a equipa Saertex Portugal | Edaetech (equipas elites e master) se sagraram Vice-Campeões Nacionais. No terceiro lugar dos campeonatos de BTT XCM disputados em Reguengos de Monsaraz classificaram-se José Rodrigues (elites) e Carlos Rocha (master 35).
A Direção da Associação de Ciclismo do Minho expressou, entretanto, a sua satisfação e orgulho pelo desempenho dos atletas e equipas minhotas, realçado que os mesmos são um estímulo para o prosseguimento do trabalho no âmbito da formação de atletas, visando a existência de mais e melhor ciclismo na sua área de jurisdição (distritos de Braga e Viana do Castelo).
Na prova de elites, o minhoto e campeão nacional de 2014, David Vaz (Saertex Portugal/Edaetech), deu boa replica mas Tiago Ferreira foi o mais forte nos 114 quilómetros da prova, vencendo com a vantagem de 2m13s em relação a David Vaz. Campeão do Minho em 2014, José Rodrigues (FC Famalicão/Bike Zone/Soniturismo) terminou na terceira posição, enquanto Renato Ferreira e Bruno Anselmo, ambos da equipa Saertex Portugal/Edaetech, concluíram a maratona no 5º lugar e no 13º lugares.
Celina Carpinteiro demonstrou superioridade entre as femininas, conseguindo o quarto título nacional consecutivo de XCM em elites. Mónica Santos (Saertex Portugal | Edaetech) e Patrícia Almeida (EDV-VianaCycles / EntrePortas / MyPharma) alcançaram, respetivamente, o 4º e o 7º lugares.
Em master 30, o limiano Filipe Machado (individual) conquistou o título de Campeão Nacional terminando a prova à frente de Ismael Graça (Ass. 20 Kms de Almeirim) e de Pedro Marques (BTT Seia). José Soro (EDV-VianaCycles / EntrePortas / MyPharma) foi o 5º classificado, Carlos Ramos (Saertex Portugal | Edaetech) o 6º, Godofredo Lobo (Saertex Portugal | Edaetech) o 8º e Tiago Vieira (EDV-VianaCycles / EntrePortas / MyPharma) o 9º.
A barcelense Raquel Marques (ASC / Focus Team – Vila do Conde) sagrou-se Campeã Nacional em master 30 femininos vencendo com uma vantagem confortável para Teresa Fernandes (XELB) e Andreia Freitas (BTT de Águeda / Blackjak). As minhotas Marina Leitão (Saertex Portugal | Edaetech) e Liliana Lopes (ASC / Focus Team – Vila do Conde) terminaram a prova no 4º e 5º lugares, respetivamente.
Nuno Inácio (Viveiros Vítor Lourenço/Sintra CC) impôs-se em masters 35, categoria em que o Campeão do Minho de BTT XCM, Carlos Rocha (Saertex Portugal | Edaetech), alcançou o 3º lugar do pódio. Pedro Dias (EDV-VianaCycles / EntrePortas / MyPharma) foi o 9º classificado e Humberto Castro (FC Famalicão/Bike Zone/Soniturismo) o 10º.
Francisco Anjos (Saertex Portugal/Edaetech) conquistou o título de Campeão Nacional em master 40, enquanto o seu colega de equipa João Teixeira se sagrou Vice-Campeão Nacional. Nesta categoria, os minhotos Rui Anjos (EDV-VianaCycles / EntrePortas / MyPharma) e Francisco Branco (ASC / Focus Team – Vila do Conde) conseguiram, respetivamente, o 5º e o 12º lugares.
Campeão Nacional em 2014 e Campeão do Minho em título, Carlos Lima (EDV-VianaCycles / EntrePortas / MyPharma) averbou em Reguengos de Monsaraz mais um título de Campeão Nacional de Maratonas na categoria de master 50. Os minhotos Joaquim Sá (ASC / Focus Team – Vila do Conde) e João Amaro (Bicicletas Lavarinhas) terminaram a maratona nos 7º  e 9º lugares.
José Rosa (Ser e Parecer Bike Team) venceu em masters 45, escalão em que Rodolfo Lopes (EDV-VianaCycles/EntrePortas/MyPharma) foi quarto classificado. Nos master 55 a vitória foi de Carlos Cabrita (BTT Loulé/BPI), tendo os minhotos Domingos Rufo (Saertex Portugal | Edaetech) e Benjamim Silva (ASC / Focus Team – Vila do Conde) ficado em 4º e 5º lugares.
Elisete Sousa (BTT Loulé/BPI) foi a campeã de masters 40 femininas e Tiago Craveiro (individual) em paraciclismo, prova em que o Campeão do Minho de XCO e XCM, Ricardo Gomes (FC Famalicão/Bike Zone/Soniturismo), desistiu devido a queda.
A formação Saertex Portugal | Edaetech sagrou-se Vice-Campeão Nacional nas classificações coletivas de elites e de masters, tendo a EDV-VianaCycles/EntrePortas/MyPharma sido a quarta classificada em masters.

Campeões Nacionais BTT XCM 2015
Campeonato Nacional BTT XCM 2015 - Pódio Elites
Campeonato Nacional BTT XCM 2015 - Pódio Master 30 (masc)
Campeonato Nacional BTT XCM 2015 - Pódio Master 30 (fem)
Campeonato Nacional BTT XCM 2015 - Pódio Master 35
Campeonato Nacional BTT XCM 2015 - Pódio Master 40
Campeonato Nacional BTT XCM 2015 - Pódio Master 50
Campeonato Nacional BTT XCM 2015 - Pódio Equipas (elites)
Campeonato Nacional BTT XCM 2015 - Pódio Equipas (master)
Actualizado em 7 Julho 2015