Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
André Carvalho venceu o 59º Circuito de Santo António (Amares)
Classificações e fotos: aqui

André Carvalho, minhoto Campeão Nacional de Ciclismo de Estrada, venceu o 59º Circuito de Santo António de Amares, prova para a categoria de juniores integrada no programa das Festas d´Amares - Santo António 2015. A espanhola Maria Jesus Barros (Spol C.C.) foi a melhor atleta feminina.

Das mais antigas provas de ciclismo do País, o prestigiado Circuito de Santo António de Amares foi organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho, AFAA - Associação das Festas Antoninas de Amares e Câmara Municipal de Amares. Um pelotão de 62 corredores alinhou à partida para efetuar um percurso de 86 quilómetros com início e final na Praça do Comércio.
O 59º Circuito de Santo António de Amares foi disputado a alta velocidade (média de 41,951 km/h), com as constantes movimentações no pelotão, a emoção, a competitividade e o muito público ao longo do percurso a marcarem a prova.
Com frequentes tentativas de ataque desde o início da prova, um trio de corredores formado por André Carvalho (C.C. Avidos / Metalização A. Lemos, Lda.), Gonçalo Carvalho (Bairrada) e Jorge Magalhães (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) isolou-se na frente da corrida na segunda volta ao circuito.
O pelotão tardou a reagir e foi incapaz de anular a investida do trio do qual saiu o vencedor, o Campeão Nacional André Carvalho (C.C. Avidos / Metalização A. Lemos, Lda.). André Carvalho bateu no sprint Gonçalo Carvalho (Bairrada), segundo classificado, enquanto Jorge Magalhães (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) concluiu a prova com 6 segundos de atraso. O pelotão, encabeçado por Pedro Preto (Bairrada), chegou à meta 20 segundos depois do vencedor.
Pedro Preto (Bairrada), Gonçalo Carvalho (Bairrada) e André Carvalho (C.C. Avidos / Metalização A. Lemos, Lda.) foram os vencedores das três metas volantes, enquanto Maria Jesus Barros (CC Spol) foi a melhor no setor feminino.
O 59º Circuito de Santo António de Amares teve o apoio das seguintes entidades: Câmara Municipal de Amares, Federação Portuguesa de Ciclismo, CisionRaiz Carisma - Soluções de PublicidadePOPP Design, Guimatubos, Herdmar, Arrecadações da QuintãCiclismo a fundo (revista oficial), acmTV (www.acmtv.pt) e Roda na Frente.
Remontando ao ano de 1956, o Circuito de Santo António de Amares é considerado uma das mais antigas provas de ciclismo do país, sendo, desde 1979, uma organização conjunta da Associação de Ciclismo do Minho e da Câmara Municipal de Amares. A prova de ciclismo já foi distinguida com o Troféu “O Minhoto”, na categoria de “Evento Desportivo”.
A próxima prova de ciclismo de estrada a organizar pela Associação de Ciclismo do Minho será o 8º Troféu Carlos Carvalho agendado para o dia 20 de junho e destinado às categorias de escolas, cadetes e juniores.
 

Actualizado em 14 Junho 2015