Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Minhoto Pedro Lopes sagrou-se Campeão Nacional de BTT - Desporto Escolar
O jovem minhoto Pedro Lopes conquistou o título de Campeão Nacional de BTT XCO nos Campeonatos Nacionais de Desporto Escolar realizados em Lisboa que reuniram 2500 participantes de todo o país para disputar os títulos nacionais de 22 modalidades.

Atleta de Guimarães formado em clubes da Associação de Ciclismo do Minho, Pedro Lopes é estudante da Escola Secundária Santos Simões tendo representado no Campeonato Nacional o estabelecimento de ensino vimaranense e a Direção de Serviço Regional de Educação do Norte (DSR). O seu colega de escola Miguel Ângelo Fernandes terminou a corrida do nacional no 16º lugar.
Pedro Lopes, de 15 anos, tinha garantido o apuramento para a prova nacional de BTT do Desporto Escolar depois da fase regional em que teve de defrontar, em três provas, adversários das Coordenações Locais do Desporto Escolar de Braga, Viana do Castelo, Porto e Entre Douro e Vouga.
Chegado à prova de atribuição do título de Campeão Nacional, Pedro Lopes sagrou-se vencedor deixando atrás de si, com uma diferença de 53 segundos, Diogo Jacinto (ES Loulé) e, com mais 1m16s, Carlos Umbelino (Agrp. Escolas D. António Ataíde - Castanheira do Ribatejo). Com quase 10 minutos de atraso concluiu a prova o outro vimaranense Miguel Ângelo Fernandes.
Pedro Lopes iniciou-se no ciclismo em Guimarães e representa este ano a equipa de Viana do Castelo Tensai / Santa Marta competindo em ciclismo de estrada, BTT e Ciclocrosse.
Refira-se que a Associação de Ciclismo do Minho tem desenvolvido uma aposta no âmbito do desporto escolar tendo organizado este ano dois dos três encontros destinados às CLDE de Braga, Viana do Castelo, Porto e Entre Douro e Vouga, nomeadamente o 1º BTT Desporto Escolar de Fragoso (Barcelos) e o 2º BTT Desporto Escolar Arões Santa Cristina (Fafe).
Ao longo do ano, o Desporto Escolar proporciona a mais de 184.000 jovens a prática de 37 modalidades desportivas em todos os estabelecimentos de ensino do país, visando promover o acesso à prática desportiva regular de qualidade, com o objetivo de contribuir para a promoção do sucesso escolar dos alunos, de estilos de vida saudáveis e de valores e princípios associados a uma cidadania ativa.

Pedro Lopes no 2º BTT Desporto Escolar Arões Santa Cristina (Fafe)
Actualizado em 25 Maio 2015