Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Jorge Magalhães venceu o 13º Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves
Classificações, fotos e video aqui

Jorge Magalhães venceu destacado o 13º Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves, prova para a categoria de juniores que homenageou a velha glória do ciclismo português e vencedor da Volta a Portugal de 1965. A atleta espanhola Maria Jesus Barros ganhou a classificação feminina.

Antes do arranque da competição, Peixoto Alves foi homenageado pela Associação de Ciclismo do Minho, Câmara Municipal de Braga e pela Junta de Freguesia de Palmeira, tendo recebido desta última a ampliação da primeira página do jornal A Bola de quando venceu a Volta a Portugal de 1965.
Ao passarem 50 anos desde que o palmeirense venceu a Volta a Portugal, associaram-se ao Circuito de Palmeira, além de Peixoto Alves, Delmino Pereira (Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo), Firmino Marques (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Braga), Sameiro Araújo (vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Braga), José António Peixoto, (Presidente da Junta de Freguesia de Palmeira), José Luís Ribeiro (Presidente da ACM) e vários autarcas e ex-autarcas.
Organizada pela Associação de Ciclismo do Minho, tendo como patrocinador principal a Junta de Freguesia de Palmeira, a prova bracarense - que já foi ganha, entre outros, pelo Campeão do Mundo Rui Costa - foi disputada por 64 corredores num percurso de 58 quilómetros percorridos debaixo de chuva que, mesmo assim, não afastou o público da festa do ciclismo.
Pontuável para o Troféu Revelações de Ciclismo de Estrada - Raiz Carisma, o 13º Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves teve início na EN 101 e final depois de uma seletiva subida que culminou junto à Igreja de Palmeira. A corrida foi bastante animada do primeiro ao último instante, em especial devido à existências de sete metas volantes nas várias freguesias ao longo do trajeto.
Jorge Magalhães (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) destacou-se do pelotão e chegou isolado à meta com uma vantagem 1:35 segundos para Fabio Silva (C.C. Avidos / Metalização A. Lemos, Lda.) e de 1:38 para Gonçalo Carvalho (Bairrada), respetivamente, segundo e terceiro classificados. Seguiram-se na classificação João Rocha (Bairrada), Bruno Coelho (Contifiel / Downinfor), António Rocha (Moreira Congelados / Feira / KTM), João Barbosa (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel). O pelotão chegou à meta, encabeçado por Francisco Campos (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel), com uma diferença superior a seis minutos em relação ao vencedor.
Bruno Coelho (Contifiel / Downinfor) venceu quatro metas volantes, Jorge Magalhães (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) duas e Francisco Campos (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) uma meta volante. Maria Jesus Barros (Spol C.C.) ganhou a classificação feminina.
A classificação coletiva foi ganha pela formação Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel, seguindo-se a equipa Bairrada e o Centro Ciclista de Avidos / Metalização A. Lemos, Lda.
Visivelmente satisfeito, José António Peixoto, Presidente da Junta de Freguesia de Palmeira, fez no final do 13º Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves “um balanço muito positivo” d iniciativa destacando que “a Junta de Freguesia de Palmeira tem gosto em dizer que tenta apoiar todas as modalidades desportivas. Neste caso em concreto estamos aqui para apoiar o ciclismo, tentando associar uma competição a um nome incontornável na modalidade, que é o Peixoto Alves”.
Sameiro Araújo, vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Braga, considera que esta prova “é muito importante porque vai ao encontro dos desejos dos habitantes de Palmeira e dos habitantes do concelho de Braga”. “Queremos que o desporto em Braga seja eclético. Que todas as pessoas possam praticar as modalidades que realmente gostam e que não estejam vocacionadas para uma ou duas modalidades. Braga será cada vez mais uma cidade eclética quer a nível da prática desportiva, quer a nível dos eventos desportivos. Penso que também é muito importante trazermos até Braga modalidades que não são tão conhecidas porque só assim as pessoas poderão ganhar interesse em praticar modalidades diferentes”, disse Sameiro Araújo.
O Presidente da Associação de Ciclismo do Minho, José Luís Ribeiro, salientou que “por estas ruas passam aqueles que serão os campeões do futuro e já passaram grandes campeões da atualidade como o Rui Costa, José Mendes e Tiago Machado. “Só há ciclismo profissional, só há ciclismo internacional, se antes fizermos este trabalho no ciclismo de formação e no ciclismo regional”, lembrou José Luís Ribeiro, acrescentando que gostaria que no futuro, “porque Braga merece, Palmeira merece e Peixoto Alves - referência deste Circuito - merece”, fosse criada uma escolinha de formação de jovens ciclistas.
O 13º Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves teve o patrocínio da Junta de Freguesia de Palmeira e o apoio das seguintes entidades: Federação Portuguesa de Ciclismo, Câmara Municipal de Braga, Freguesias de Adaúfe, Navarra e Santa Lucrécia de Algeriz, União de Freguesias de Merelim São Pedro e Frossos, União de Freguesias de Merelim São Paio, Panóias e Parada de Tibães, CisionArrecadações da QuintãRaiz Carisma, Herdmar, POPP Design, Ciclismo a fundo (revista oficial) e Roda na FrenteacmTV (www.acmtv.pt).
A próxima prova de ciclismo de estrada a organizar pela Associação de Ciclismo do Minho será o Prémio Freguesia de Golães / Troféu José Martins agendado para o dia 9 de maio. Pontuável para a Taça de Portugal de Juniores - Liberty Seguros e para o Troféu Revelações de Ciclismo de Estrada - Raiz Carisma, a prova arrancará, pelas 14h00, junto à Igreja de Golães e terminará nas imediações da Junta de Freguesia, pelas 16h10, incluindo o percurso uma meta volante em Arões Santa Cristina e passagens pelos concelhos de Fafe, Felgueiras e Póvoa de Lanhoso.


João Peixoto Alves - Vencedor da Volta a Portugal de 1965

 

João Peixoto Alves, natural de Palmeira (Braga), nasceu a 23 de Maio de 1941 e iniciou a sua atividade no ciclismo, como popular, no Futebol Clube do Porto.
Posteriormente representou o C. C. Aldoar e o Benfica, onde se tornou conhecido como um dos melhores ciclistas portugueses. A sua carreira como profissional iniciou-se em 1960 e terminou em 1966, quando se retirou, com 25 anos, deixando um lugar difícil de preencher no ciclismo e no Benfica.
Ao longo da carreira desportiva disputou 171 provas, tendo ganho 22. Conquistou os títulos de Campeão Nacional e Regional de Rampa, no último caso por quatro vezes.
Vencedor da Volta a Portugal de 1965, alcançou ainda dois segundos e um terceiro lugares na importante competição. Na prova “rainha” do ciclismo português ganhou ainda 9 etapas, foi portador da camisola amarela em 23 e ganhou o Prémio da Montanha e a Classificação por Pontos no ano de 1963.
Participou na Volta a França do Futuro em 1963 (7º na geral e 2º na Montanha) e em 1964, tendo ainda participado na Volta à Espanha (1962, 1963 e 1965), na Volta a S. Paulo (1962 e 1966), na Volta à Catalunha (1965) e no Campeonato do Mundo (1965 e 1966).
 

.

 

Video Roda na Frente (www.acmtv.pt)

 

Actualizado em 3 Maio 2015