Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Passeio de BTT de Prazins Santa Eufémia
O Passeio de BTT de Prazins Santa Eufémia (Guimarães) realiza-se no dia 24 de maio, numa iniciativa da Associação Cultural e Desportiva Ases de Santa Eufémia que tem o apoio da Associação de Ciclismo do Minho.

A atividade é aberta à participação de todos os interessados, custando a inscrição 10 euros (com jersey) e 5 euros (sem jersey). Todos os participantes terão direito a seguro, reforço, banho, lavagem de bicicletas e habilitam-se ao sorteio de diversos sorteios.
O passeio terá início pelas 09h00 na sede da Associação Cultural e Desportiva Ases de Santa Eufémia, de onde os participantes partirão para cumprir um percurso de 35 quilómetros (dificuldade média) por estradas municipais e caminhos rurais da freguesia de Prazins Santa Eufémia e de localidades limítrofes.
As inscrições devem ser formalizadas através do endereço de email ases.staeufemia@gmail.com para onde deverá ser enviado o comprovativo da transferência do valor da inscrição para o NIB 0046 0123 00600191258 72 . Mais informações poderão ser obtidas através do seguinte contacto: 964 824 551.
O Passeio de Bicicleta de Prazins Santa Eufémia tem o apoio da Associação de Ciclismo do Minho, Junta de Freguesia de Prazins Santa Eufémia, Corpo Nacional de Escutas (Agrupamento nº 323) e do comércio e indústria local.
Fundada em 1978, a Associação Cultural Desportiva e Recreativa Ases de Santa Eufémia está sedeada em Prazins Santa Eufémia, uma freguesia do concelho de Guimarães, inserida na área rural das Taipas, situada entre o rio Ave e o rio Selho, numa região tipicamente minhota.
O território da freguesia abarca um airoso trecho da bacia orográfica do Ave, à margem esquerda (e ocidental) daquele curso de água. Tratando-se de uma área paroquial predominantemente rural, detém ainda assim uma razoável taxa de ocupação demográfica, fazendo-se sentir a influência do importante foco de industrialização que é a bacia do Ave e, sobretudo, da vizinha zona das Taipas - S. João da Ponte.
Segundo a publicação "Guimarães - Nas Raízes da Identidade..." (Silva, João Belmiro Pinto da), nas origens etimológicas de "Prazins" andará uma "villa Placidi", já documentada pelos meados do século X e de plausível sobrevivência romana, a julgar pelo étimo antroponímico, embora esse determinativo talvez provenha homónima Santo Tirso. O autor A. Jesus da Costa identifica, por seu turno, uma "villa Felici", noticiada em documento de 1059, com a freguesia de Santa Eufémia de Prazins, aduzindo a favor dessa interpretação o facto de, nas Inquirições de 1220 e 1258, a mesma se chamar "Sancta Eufemia de Fiiz" e de "Felicis ripa Avis". Comprova-se, desta forma, a grande ancianidade da organização paroquial, bastante anterior à nacionalidade. Do seu património religioso e civil são de destacar a Igreja oitocentista e a Casa da Laje.
Há um pouco mais de cem anos, Augusto Vieira registou a toponímia, enquanto a tradição oral popular perpetue também uma sugestiva microtoponímia, de onde se destacam, pelo seu cunho arqueológico, os "espécimes" Casa da Velha e Cidade de Santa Eufemia (alusivos a remoto povoado fortificado castrejo da Idade do Ferro, segundo A.C.F. Silva).

Actualizado em 21 Maio 2015