Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
João Matias e ATC galardoados com o Troféu “O Minhoto”
O ciclista barcelense João Matias foi galardoado com o Troféu "O Minhoto de 2014" na modalidade ciclismo enquanto a Associação Teatro Construção, clube da Associação de Ciclismo do Minho, recebeu o prémio na categoria "desporto/cultura". As distinções foram entregues em cerimónia realizada em Amares, no decurso de uma iniciativa em que participaram muitas individualidades do mundo do desporto.

Para a atribuição do prémio destinado à categoria de ciclismo da 18ª Gala dos Troféus "O Minhoto" estavam nomeados os atletas João Matias (Ciclismo de Estrada - W52 / Quinta da Lixa), Joana Barbosa (BTT - CDC Navais) e Daniel Sousa (Trial Bike), enquanto para a categoria "desporto/cultura" estavam nomeados a Associação Teatro Construção (clube ACM), o CAVA - Clube de Amigos de Vieira e o Liberdade Futebol Clube.
O Famalicense Atlético Clube e a Escola Desportiva de Viana, ambos clubes da Associação de Ciclismo do Minho, estavam nomeados para o Grande Prémio de Júri Coletivo que foi atribuído ao Hóquei Clube de Braga.
“O Minhoto” Troféus Desportivos tem como objetivo reconhecer e premiar publicamente o mérito de atletas, clubes, dirigentes desportivos, treinadores e árbitros que mais se destacaram na prática das suas modalidades na região do Minho.
Na primeira fase de apuramento para os Troféu "O Minhoto", a Associação de Ciclismo propôs para a atribuição da distinção na categoria de ciclismo os atletas João Matias, Joana Barbosa e Luís Machado. A ACM propôs ainda Joana Monteiro, João Pereira e André Carvalho para o prémio revelação, António Luís Matias (treinador e dirigente), Francisco Marinho (árbitro), Grupo Desportivo Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzêlo e Associação Cultural e Recreativa de Roriz (clubes fomento desporto jovem), 35º Circuito de Santa Marta de Portuzêlo e Passeio de Bicicleta “Dia Um de Portugal” (eventos desportivos).
O júri desta iniciativa é constituído por mais de 100 órgãos de comunicação social (imprensa, rádio, televisão e digitais), abrangendo muitos deles a totalidade dos municípios da região Minho e os restantes de âmbito nacional. Do júri fazem também parte duas dezenas de entidades ligadas ao desporto.
João Matias, Campeão Nacional em 2014 de Pista nas especialidades de Scratch, Eliminação Individual e Pontos, é natural de Roriz (Barcelos), localidade onde se iniciou no ciclismo, nomeadamente, na Associação Cultural e Recreativa de Roriz - Pedal Clube, um dos clubes da Associação de Ciclismo do Minho. Ciclista da equipa profissional W52 / Quinta da Lixa,  João Matias foi 9º classificado no Campeonato da Europa de Pista em 2012 (Scratch - Sub 23) e já alcançou outros resultados de relevo.
Na categoria de ciclismo, o Troféu "O Minhoto" já distinguiu os atletas Alberto Amaral, André Vital, Bruno Borges, César Fonte, David Vaz, Gilberto Martins, João Matias, Joaquim Sampaio, José Gonçalves, José Mendes, José Rodrigues, Luís Leão Pinto, Paulo Barroso, Pedro Cardoso, Rui Lavarinhas, Rui Pinto, Rui Sousa e Tiago Machado. Recorde-se ainda que o Grande Prémio do Minho em ciclismo foi galardoado em 2001 com o trofeu “O Minhoto” na categoria “Evento Desportivo” - em cerimónia realizada em Vila Nova de Cerveira sob a presidência do então Ministro da Juventude e do Desporto, José Lello - enquanto o Circuito de Santo António de Amares foi distinguido em 2010. O ciclista vimaranense Joaquim Sampaio já foi distinguido com o prémio "consagração".

João Matias - Vencedor da 18ª edição do Troféu “O Minhoto” (ciclismo)
João Matias - Vencedor da 18ª edição do Troféu “O Minhoto” (ciclismo)
Actualizado em 3 Março 2015