Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Ciclismo no Minho em 2015
No ano de 2015, a Associação de Ciclismo do Minho promoverá 47 competições desportivas das diversas vertentes de ciclismo, às quais acrescem cerca de meia centena de atividades de lazer (BTT e Ciclismo de Estrada).

O possível regresso do Grande Prémio do Minho, a organização do Campeonato Nacional de Ciclocrosse e de provas da Taça de Portugal de Cadetes, Juniores, Paraciclismo e de Maratonas são algumas novidades do calendário desportivo da Associação de Ciclismo do Minho (ACM) para a época de 2015. Serão ainda promovidos os Campeonatos do Minho de BTT XCO - Mapfre | Seguros, BTT DHI - Cision, BTT XCM - Arrecadações da Quintã, Trial Bike - Herdmar, Troféu Revelações de Ciclismo de Estrada - Raiz Carisma, Troféu Revelações de BTT XCO - Mapfre | Seguros, Troféu de Crono Escalada BTT e duas provas da Taça Inter-Regional Minho e Porto. Os calendários de Ciclismo para Todos (cicloturismo - btt e estrada) também surgem com novidades.
Não obstante as dificuldades resultantes da conjuntura atual, a ACM - a maior associação de ciclismo do País em termos de atletas, clubes e atividades - tentará promover em 2015 um calendário desportivo ambicioso e equilibrado que corresponda aos anseios dos seus filiados e que contribua para a expansão e consolidação da modalidade.
Os principais palcos das atividades de 2015 serão os concelhos de Amares, Arcos de Valdevez, Barcelos, Braga, Fafe, Felgueiras, Guimarães, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Viana do Castelo e Vila Nova de Famalicão.
A época desportiva arrancou no dia 11 de janeiro, em Fervença (Barcelos), com a realização do Campeonato Nacional de Ciclocrosse que atribuiu os primeiros títulos de Campeões Nacionais da época desportiva, encerrando a 21 de novembro com a sétima Gala de Encerramento da Época Desportiva da ACM.
 
Ciclismo de estrada

O calendário de ciclismo de estrada, para todos os escalões etários, começará a 14 de março, em Fafe, com uma corrida para o escalão de cadetes, o Prémio Cidade de Fafe (Prova de Abertura de Cadetes- Zona A / Troféu Revelações Estrada - Raiz Carisma). A 18 de abril o 13º Prémio A. C. R. Roriz integrará, para além dos escalões de escolas e de juniores, a 1ª prova da Taça Portugal - Cadetes - Liberty Seguros.
O Troféu Revelações Estrada - Raiz Carisma prosseguirá com o 13º Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves (juniores - 3 de maio), Prémio Junta de Freguesia de Golães / Troféu José Martins (juniores - 9 de maio, Taça de Portugal - Liberty Seguros), 18º Prémio Cidade de Viana do Castelo - Município Saudável (31 de maio - Encontro Inter-Regional Escolas Ciclismo e Taça de Portugal de Paraciclismo - Liberty Seguros), 27º Circuito de Avidos (cadetes e juniores - 6 de junho), 59º Circuito de Santo António - Amares (juniores - 14 de junho), 8º Troféu Carlos Carvalho (20 de junho), Prémio Festas da Cidade de Fafe (11 de julho), 14º Prémio de Ciclismo de Rendufe (8 de agosto), 30º Prémio Cidade de Barcelos (9 de agosto), 40º Circuito de Santa Marta Portuzelo (15 de agosto) e o Prémio Fafe - Sala de Visitas do Minho (12 de setembro). O 29º Grande Prémio do Minho, para elites e sub 23, está agendado para os dias 4 e 5 de julho.
 
BTT

Com créditos firmados no panorama nacional do BTT, o Campeonato do Minho de BTT XCO - Mapfre | Seguros e o Campeonato do Minho de BTT DHI - Cision assumirão em 2015 figurino idêntico aos anos anteriores, com a realização de 22 competições.
Em 2015, o Campeonato do Minho de BTT XCO - Mapfre | Seguros, destinado a todas as categorias e incluindo o “Troféu Revelações de BTT XCO - Mapfre | Seguros”, integrará 14 provas, sendo duas delas pontuáveis em simultâneo para a Taça Inter-Regional Minho e Porto.
Com ligeiras novidades em termos regulamentares, o Campeonato do Minho de Cross Country Olímpico começará com a realização do 3º BTT XCO Fafe Show Bike (15 de fevereiro), prosseguindo depois com 3º BTT XCO de Fragoso (1 de março), 1º BTT XCO Vila de Melgaço (19 de abril), 5º BTT XCO Os Braguinhas - Troféu Manuel Ferreira (3 de maio), 15º BTT Gondar Jovem / C.N.E. - Taça Manuel Abreu (10 de maio), 3º BTT XCO de Mesão Frio (24 de maio), 4º BTT XCO Citânia do Facho (14 de junho), 4º BTT XCO de Paredes de Coura (28 de junho), 9º BTT XCO de Felgueiras (19 de julho), 12º BTT de Creixomil - Barcelos (6 de setembro), 5º BTT XCO Torcatense (13 de setembro), 3º BTT XCO GaloCross (27 de setembro), 17º BTT XCO - ACRAP (18 de outubro) e o 11º BTT de Vila Franca (25 de outubro).
Quanto ao Down Hill, o Campeonato do Minho de BTT DHI - Cision, inicia-se a 8 de março em Fafe com o regresso da pista de Armil às competições de DHI, prosseguindo o campeonato na renovada e ampliada pista de Atães - Guimarães (29 de março), a estreia do Monte do Facho em competições de Down Hill com a realização do 1º BTT DHI Moto Galos (26 de abril), o 3º BTT DHI Vila de São Torcato (18 de maio), 16º BTT DHI - ACRAP (21 de junho), 1º BTT - DHI de Lustosa (12 de julho), 6º BTT DHI Penha (20 de setembro) e o 3º BTT DHI de Sendim (11 de outubro).
Aquando da realização em Fafe do certame Fafe Show Bike será promovida a Maratona BTT Fafe Show Bike, no dia 15 de março, integrada nos calendários da Taça de Portugal de XCM e no Campeonato do Minho de BTT XCM - Arrecadações da Quintã. A competição minhota desta vertente contempla ainda o 6º Raid do Facho BTT / Maratona XCM (12 de abril), Maratona de Ponte de Lima (7 de junho), Maratona BTT de Paredes de Coura (26 de julho) e a Maratona BTT - Berço do Alvarinho (4 de outubro).
O calendário de 2015 da Associação de Ciclismo do Minho surge ainda com a novidade do Troféu de Crono Escalada BTT que será disputado em duas etapas (8 de março e 26 de abril) nas freguesias de Vermoim e Sezures (Vila Nova de Famalicão).
Depois da organização de dois Campeonatos Nacionais de Trial Bike e de várias provas da Taça de Portugal, a ACM, principal impulsionadora desta vertente do ciclismo em Portugal, promoverá em 2015 o Campeonato do Minho de Trial Bike – Herdmar que inclui etapas em Felgueiras (22 de março), Arcos de Valdevez (31 de maio) e Braga (21 e junho).
 
Ciclismo para todos e provas abertas
 
O “Ciclismo para Todos”, nas vertentes de estrada/cicloturismo e de BTT, continuará a ser em 2015 uma das prioridades da Associação de Ciclismo do Minho, estando prevista a realização de cerca de meia centena de atividades.
A 7ª edição do Passeio de Bicicleta “Dia Um de Portugal” - a grande festa do ciclismo de lazer do Minho - será realizada no dia 24 de junho, destacando-se ainda no calendário de lazer o 2º Passeio - Policiamento de Proximidade Guimarães (19 de julho), 2º Passeio Braga - Semana Europeia Mobilidade (19 de setembro), Passeio de Bicicleta MIPP – Braga (11 de outubro), VI Bike Tour Tiago Machado e Passeio de Bicicleta José Mendes (novembro) e o 3º Passeio Noturno - Luzes Solidárias (5 de dezembro), entre outras atividades.
No calendário das “provas abertas” (lazer e competição), destacam-se a IV Resistência Limiana (18 de janeiro), Cicloturismo Fafe Show Bike (15 de março), 6º Passeio de Cicloturismo de Calvos (23 de maio), Circuito U.D.A.R de Quinchães (14 de junho), Passeio Festas da Cidade (11 de julho), Galos Urban Race (30 de agosto), Passeio de Cicloturismo Festas de São Martinho (7 de novembro).
Em 2015 a Associação de Ciclismo do Minho admite a realização de mais provas de ciclismo de estrada e de BTT, assim como de atividades de cicloturismo, continuando a promover e/ou colaborar na organização de atividades desportivas e exibições das várias vertentes do ciclismo.
A Gala de Encerramento da Época Desportiva de 2015 será realizada no dia 21 de novembro, altura em que serão homenageados os atletas minhotos que se sagrarem Campeões Nacionais e do Minho em 2015 e entregues os prémios finais dos diversos campeonatos.
 
Oficialização de eventos de ciclismo (lazer e competição)
 
No âmbito de ciclismo de lazer e das “provas abertas”, a ACM continuará a apostar na legalização de provas consideradas “clandestinas” considerando que, nos termos da legislação, os eventos desportivos competitivos e os que assumem natureza de manifestações desportivas de carácter lúdico devem ser oficializados pela respetiva federação.
As "provas abertas" diferenciam-se das de carácter lúdico quando nesses eventos seja estabelecida uma classificação entre os participantes (com ou sem atribuição de tempos) e/ou atribuídos prémios, pecuniários ou de qualquer outra espécie, segundo um critério baseado na ordem de chegada, no tempo despendido ou na distância percorrida.
A ACM representa nos distritos de Braga e Viana do Castelo a Federação Portuguesa de Ciclismo (única entidade detentora do Estatuto de Utilidade Pública Desportiva), competindo-lhe, nos termos da legislação, regular, organizar e fiscalizar a realização de eventos desportivos da respetiva modalidade, exercendo, em exclusivo, os poderes regulamentares, disciplinares e outros de natureza pública, estando assim incumbida de averiguar/fiscalizar se, em acontecimentos desportivos de ciclismo organizados por entidades independentes, se cumprem, entre outras, as regras de segurança mínimas e são respeitadas a verdade e a ética desportivas.
Nos termos da legislação, a competência de supervisão é aplicável não apenas aos eventos desportivos estritamente competitivos mas também aos que assumem natureza de manifestações desportivas de carácter lúdico.
De igual modo, em eventos realizados na via pública (no todo ou em parte) devem ser tidas em consideração as normas em vigor, entre as quais aquelas em que as federações desportivas devem emitir parecer sobre as atividades para efeitos, por exemplo, da emissão da autorização pelas autarquias.
As competências e poderes que, por força da lei e do estatuto de utilidade pública desportiva, assistem à FPC, impõem a esta instituição o dever, e não apenas o direito, de atuar em relação a eventos desportivos que não cumpram os normativos legais, tratando-se, portanto, do exercício dos poderes públicos que a lei reconhece às federações com estatuto de utilidade pública desportiva. Acresce que a entidade que promover eventos desportivos sem o cumprimento, entre outros, dos citados requisitos, incorre em sanções previstas na legislação.
Os organizadores de atividades de ciclismo (lazer e competição) nos distritos de Braga e Viana do Castelo deverão assim contatar a Associação de Ciclismo do Minho para proceder à oficialização das suas atividades (Rua das Violetas, nº 600, Urbanização da Atouguia, Bloco A, 2ª fase, 4810-059 Guimarães, Telefone: 253 416946, Telefax: 253 408839, Email: geral@acm.pt, Site: www.acm.pt).
 

Actualizado em 4 Fevereiro 2015