Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
ACM subscreveu o Código de Ética Desportiva
A Associação de Ciclismo do Minho subscreveu o Código de Ética no Desporto lançado pela Secretaria de Estado do Desporto e Juventude no âmbito do PNED - Plano Nacional de Ética no Desporto. O documento estabelece as normas de conduta que devem orientar a ação dos diferentes intervenientes no desporto.

Além de advogar os valores universais do desporto desde que foi criada, a Associação de Ciclismo do Minho incluiu nos últimos anos nos seus regulamentos e normas a defesa desses valores, nomeadamente, os preconizados pela Carta Olímpica, tendo inclusive lançado em 2009, com o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo, o “Jogo limpo - manifesto pela ética desportiva”, um compromisso público em defesa da ética desportiva e contra o doping que pode ser subscrito em www.acm.pt. Em simultâneo, a Associação de Ciclismo do Minho tem cooperado com o PNED - Plano Nacional de Ética no Desporto em diversas ações.
No Código de Ética Desportiva lançado pela Secretaria de Estado do Desporto e Juventude estão vertidas as normas de conduta que devem orientar a ação dos diferentes intervenientes no desporto, sejam os poderes tutelares, os praticantes, os professores, a Escola, os treinadores, os juízes e árbitros, os dirigentes, os agentes, os pais e encarregados de educação, os médicos e demais profissionais de saúde, as entidades e organizações desportivas, os espetadores e os meios de comunicação social.
Tendo como pressuposto que a prática desportiva se deve realizar em harmonia com os princípios da ética desportiva, o Código de Ética Desportiva permitirá reforçar a edificação de um desporto alicerçado num conjunto de valores aceites, compreendidos e vivenciados por todos os cidadãos, em particular pelos mais jovens.
O documento surgiu no âmbito da atuação do PNED - Plano Nacional de Ética no Desporto (lançado a 27 de Fevereiro de 2012, Ano Nacional de Ética no Desporto) que tem como missão a promoção de iniciativas que permitam promover os valores éticos no âmbito da prática desportiva, enquadrados em cinco eixos de atuação: Formação/Educação; Prática desportiva/Eventos; Publicações, Investigação e Plataformas digitais; Envolvimento de agentes e Concursos/Campanhas. 
O Código de Ética no Desporto lançado pela Secretaria de Estado do Desporto e Juventude pode ser subscrito em www.pned.pt.

Actualizado em 19 Julho 2014