Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Tiago Ferreira venceu a Maratona BTT Fafe - Lameirinha
Classificações, fotos e video aqui

O Campeão Nacional de BTT Maratonas, Tiago Ferreira, venceu a Maratona BTT Fafe - Lameirinha, primeira etapa do Campeonato do Minho de BTT XCM - Arrecadações da Quintã promovida no âmbito do Fafe Show Bike. Para além de Tiago Ferreira, a maratona conheceu também os seguintes vencedores: Ana Rita Vale (elites femininas), José Albino Soro (master 30), Vítor Teixeira (master 40), Carlos Lima (master 50), Ana Gonçalves (master femininas), EDV-Veb / Vianacycles (equipas), José Manuel Pereira e Sandrina Carneiro (promoção). A meia maratona, vertente de promoção, foi ganha por Óscar Osório e Marta Branco.

Organizada pela Gigagraf - Eventos, a Maratona foi disputada no concelho de Fafe, tendo como pontos de partida e de chegada o Parque da Cidade em Fafe, contemplando percursos de Maratona e de Meia-Maratona.
Cerca de meio milhar de betetistas, procedentes de várias localidades de Portugal e de Espanha, participaram na iniciativa que contou com a colaboração de mais de uma centena de voluntários e que terminou com um balanço muito positivo. Da Maratona BTT Fafe - Lameirinha destacou-se não apenas o nível competitivo e organizativo mas também o número e a forma de participação das centenas de atletas da vertente de promoção/lazer e a beleza do percurso.
A Maratona BTT Fafe - Lameirinha foi uma das grandes apostas da 2ª edição do Fafe Show Bike, a grande feira de referência do setor do ciclismo na região norte que voltou a ter como epicentro o Pavilhão Multiusos de Fafe e que, para além da exposição, integrou atividades desportivas de lazer e de competição.
Na vertente de competição da Maratona BTT Fafe - Lameirinha, o Campeão Nacional de maratonas, Tiago Ferreira (Team Protek) foi o primeiro a regressar ao ponto de partida para vencer destacado a Maratona na categoria de elites, com uma vantagem superior a 5 minutos para Jacinto Fiúza (Batotas/Ponte de Lima) e José Rodrigues (UCVNF / Soniturismo / Bike World) que concluíram a prova ao sprint, respetivamente na segunda e terceira posições.
Ana Rita Vale (Batotas/Ponte de Lima), em elites femininas, venceu a Maratona com uma vantagem considerável para a segunda e terceira classificadas, respetivamente, Raquel Marques (Asc / Focus Team) e Leandra Gomes (BTT Torcatense).
José Albino Soro (EDV-Veb / Vianacycles), em master 30, foi o vencedor terminando a prova à frente de Filipe Brito (Tomatubikers/P. Desejos/VRC Warehouse Technologies) e de Tiago Jorge Faria Vieira (EDV-Veb / Vianacycles), enquanto em master 40 a vitória pertenceu a Vítor Teixeira (Nast/Motocar/Servigás), seguindo-se na classificação João Lopes Teixeira (Pedalsempre/Movenoticias/Solindellysys) e Tierri Mendes (Vitória SC / AMC Invest).
Em master 50, Carlos Lima (EDV-Veb / Vianacycles), Campeão do Minho e vencedor da Taça do Minho de 2013 de Maratonas, venceu de forma clara, enquanto Joaquim Sá (Asc / Focus Team) terminou em segundo e Manuel Carvalhosa (Ama | Martos | Hrv | Bfour) em terceiro.
Campeã do Minho de 2013 em elites, Ana Gonçalves (Saertex Portugal | Edaetech) foi a melhor veterana, concluindo a prova à frente de Marina Leitão (Saertex Portugal | Edaetech) e de Adelaide Lopes (ACD Azagães - Mindol).
Na classificação por equipas, a EDV-Veb / Vianacycles foi a vencedor da Maratona BTT Fafe – Lameirinha, terminando em segundo a Saertex Portugal | Edaetech e em terceiro a Asc / Focus Team.
Na vertente de lazer, o primeiro a vencer as dificuldades do percurso da maratona foi José Manuel Pereira (S. R. Cepanense - BTT Rinus), terminando depois o trajeto Tiago Ribeiro (individual) e Sérgio Fernandes (Mouquimbiketeam/Afacycles).  Sandrina Carneiro (Giga BTT) terminou em primeiro a maratona de lazer, à frente de Cláudia Costa (Mouquimbiketeam/Afacycles).
Ainda no lazer mas na Meia-Maratona, os primeiros atletas do sexo masculino a concluir o percurso foram Óscar Osório (individual), Francisco Neves (Batotas / Ponte de Lima) e Tiago Borges (C.P.tranquilidade)) enquanto as primeiras atletas foram Marta Branco (JoaneBTT/Trilhosbike) e Cristina Salgado (Bravos da Montanha).
A próxima etapa do Campeonato do Minho de BTT XCM - Arrecadações da Quintã será a Maratona BTT Raid do Facho agendada para o dia 6 de abril.
A Maratona BTT Fafe - Lameirinha pretende ser uma maratona de referência no panorama nacional, aproveitando para criar uma simbiose perfeita entre a grande marca de Fafe no mundo, o rally e o BTT, proporcionando aos participantes desfrutarem de um evento único.
A Maratona BTT Fafe - Lameirinha teve o apoio da Câmara Municipal de Fafe, Naturfafe, Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, Bike Magazine, Jornal O Jogo, RCA, Intermarché e Arrecadações da Quintã.

 

 

 

)

Actualizado em 10 Março 2014