Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Campeão do Mundo na inauguração do Parque de Trial Bike de Felgueiras
Fotos aqui

O Campeão do Mundo de Trial Bike, Benito Ros, inaugurou o Parque de Trial Bike de Felgueiras, o segundo do País exclusivamente dedicado a esta vertente do ciclismo.

A inauguração foi presidida por Inácio Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Felgueiras, tendo contado com a presença do vereador do desporto, João Sousa, representantes da Associação de Ciclismo do Minho e da Federação Portuguesa de Ciclismo, Bicicleta Clube de Felgueiras, SoPedal.com e do foram Agrupamento de Escolas Manuel de Faria e Sousa, entre outras entidades.
Benito Ros descerrou a placa alusiva à inauguração e fez uma demonstração de Trial Bike perante os aplausos de muitos entusiastas que assistiram à inauguração do parque cujos obstáculos foram pintados por alunos do Agrupamento de Escolas Manuel de Faria e Sousa.
A par da inauguração do Parque de Trial Bike de Felgueiras, Benito Ros participou também num conjunto de atividades complementares promovidas pela SoPedal.com, nomeadamente, num jantar convívio com atletas de Trial Bike e em exibições e treinos realizados na Penha e no Parque de Trial Bike de Guimarães, tendo registado a presença de atletas de Guimarães, Barcelos, Braga, Porto, Vila Nova de Gaia, São João da Madeira, Almada, Sintra e Vigo, entre outras localidades.
O Parque de Trial Bike de Felgueiras surge após o êxito da realização naquela localidade, em Outubro último, de uma etapa do Open de Portugal de Trial Bike, tendo daí resultado uma conjugação de esforços e de vontades entre a Câmara Municipal de Felgueiras, Bicicleta Clube de Felgueiras, SoPedal.com, Premafe e a Associação de Ciclismo do Minho.
Instalado na zona desportiva de Felgueiras, a criação do Parque de Trial Bike pressupõe a dinamização da modalidade em Felgueiras através da criação de uma escolinha de formação e a promoção de diversas atividades, estando em perspetiva a realização no próximo ano de uma prova do calendário nacional.
"O Trial Bike tem ganho novos adeptos e já se tomou uma moda entre os mais jovens. Existem várias associações no concelho que praticam esta modalidade. Um parque como este permite, também, incentivar os jovens para a prática desportiva e constitui um fator de promoção de Felgueiras, porque há muitos atletas, oriundos de várias partes do país e até de Espanha, que procuram estes recintos", explicou Inácio Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Felgueiras.
Com um palmarés invejável (11 vezes Campeão do Mundo, vencedor de 4 edições da taça do mundo, Campeão Europeu, Campeão de Espanha por dez vezes e ainda 6 recordes registados no Guiness World Records), Benito Ros realçou que "a modalidade está a crescer e a ganhar adeptos em Espanha e Portugal, mas até aqui cada um procurava locais isolados para treinar. Com estes equipamentos municipais, agora é possível treinar em segurança porque as condições são excelentes".
Recorde-se que o Parque de Trial Bike de Felgueiras é o segundo do género a ser criado no País, estando dotado de condições para a prática desta vertente do ciclismo desde os níveis de iniciação até ao alto rendimento. Anteriormente foi criado um Parque idêntico em Guimarães que recria os obstáculos que fizeram parte do primeiro Campeonato Nacional de Trial Bike disputado no a 19 de Setembro de 2010 nas imediações do Castelo de Guimarães.
O Trial Bike é uma disciplina do ciclismo em que o fator principal é o equilíbrio e controlo da bicicleta em situações extremas.
O objetivo da competição é passar com a bicicleta por um percurso difícil e com obstáculos sinalizados, situados dentro de “zonas controladas” (secções), sem se poder tocar no solo com nenhuma parte do corpo e da bicicleta (exceto com os pneus), e dentro de um tempo estabelecido.
Berço do Trial Bike nacional, o Minho já acolheu o primeiro Campeonato Nacional, diversas provas da Taça de Portugal, o 1º Campeonato Regional do Minho e o Open de Portugal desta vertente do ciclismo.

Actualizado em 17 Dezembro 2013