Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Minhotos David Vaz, Nuno Inácio e Fábio Inácio venceram a Taça de Portugal de Maratonas BTT Sport Zone
David Vaz e Fábio Inácio, ambos da equipa minhota Saertex Portugal/Edaetech/Bicicletas Lavarinhas, e Nuno Inácio (Haibike/Soniturismo/Bike World) venceram a Taça de Portugal de Maratonas BTT Sport Zone, respetivamente, nas categorias de Elites, Master A e Paraciclismo.

Na última etapa da competição, a Maratona do Festival Bike disputada em Santarém, David Vaz não precisou de pontuar para vencer a Taça de Portugal nas categorias de absoluto e elite já que tinha amealhado anteriormente os pontos suficientes para vencer.
A corrida de encerramento da época, fortemente endurecida pelo terreno lamacento, assistiu a um domínio claro entre os homens de Nuno Inácio, da equipa famalicense Haibike/Soniturismo/Bike World, já que este corredor ganhou com 4m31s de vantagem sobre o segundo classificado, Davide Machado (BTT Seia), e com 8m16s à melhor sobre o terceiro, Rui Torpes. Sem influência na geral absoluta, este resultado confirmou Nuno Inácio, Campeão Nacional e Vice-Campeão do Minho, como vencedor da Taça em masters A.
Na classificação geral da Taça de Portugal em absolutos masculinos, David Vaz ficou em primeiro e Nuno Inácio em segundo, destacando-se ainda o quinto lugar de José Rodrigues (Haibike/Soniturismo/Bike World) e o sétimo de Carlos Ramos (Saertex Portugal/Edaetech/Bicicletas Lavarinhas). Na geral de elites, também ela ganha por David Vaz, José Rodrigues foi o quinto classificado.
No setor feminino, Tânia Neves (Galitos/Teka/Madeivouga) foi a vencedora da Taça de Portugal mas teve de se aplicar e vencer em Santarém para alcançar a vitória final.
Entre as senhoras, Tânia Neves alcançou a terceira vitória consecutiva em provas da Taça, o que lhe permitiu suplantar Celina Carpinteiro (BTT Loulé/BPI) na geral absoluta e de elite. A segunda classificada na corrida de Santarém foi Vanessa Fernandes (Escola BTT de Almeirim), a 1m51s, e a terceira a estoniana Maaris Meier (Saertex Portugal/Edaetech/Bicicletas Lavarinhas), a 4m49s.
Maaris Meier terminou a Taça de Portugal no terceiro lugar em absolutos e no segundo em elites, destacando-se ainda a prestação na minhota Mónica Santos (Saertex Portugal/Edaetech/Bicicletas Lavarinhas), Vice-Campeã Nacional, que alcançou o quinto lugar nas duas categorias. As Campeãs do Minho Ana Gonçalves e Marina Leitão, ambas da Saertex Portugal/Edaetech/Bicicletas Lavarinhas, classificaram-se, respetivamente, em oitavo e décimo primeiro lugar.
Na categoria de Master A, ganha por Nuno Inácio, Carlos Ramos e Carlos Rocha, da Saertex Portugal/Edaetech/Bicicletas Lavarinhas, alcançaram a terceira e a décima segunda posição no raking da Taça de Portugal.
Os restantes vencedores da Taça de Portugal Sport Zone foram o master 40 José Rosa (Ser e Parecer Team), o master 50 Adelino Cruz (BTT Loulé/BPI), a master Juliana Lopes (BTT Seia) e, por equipas, o BTT Loulé/BPI, terminando a Saertex Portugal/Edaetech/Bicicletas Lavarinhas em terceiro lugar e a Haibike/Soniturismo/Bike World em quinto.
Realce ainda para os minhotos Tierri Mendes (Haibike/Soniturismo/Bike World) e José Pereira (SC Cepanense / Rinus) que concluírem a Taça de Portugal em Master B no quinto e sétimo lugares e para o desempenho de Benjamin Silva (Haibike/Soniturismo/Bike World) e António Melo (Saertex Portugal/Edaetech/Bicicletas Lavarinhas) em master C que terminaram a competição em sétimo e nono lugares.
A Maratona do Festival Bike permitiu também encontrar os vencedores da Taça de Portugal Sport Zone de Paraciclismo. O Campeão Nacional e do Minho Fábio Inácio (Saertex Portugal/Edaetech/Bicicletas Lavarinhas) - que em Santarém foi pela primeira vez batido por outro concorrente, Ricardo Gomes (Castro Mozinho/Martos/Bfour/HRV), vencedor da Taça do Minho de 2013 -  sagrou-se vencedor do troféu entre os atletas com deficiência auditiva. O melhor corredor com deficiência motora em Santarém foi Pedro Garcia (CSRD Ota/Carb Boom/Anipura), que também conquistou a Taça de Portugal na sua classe.

Actualizado em 21 Outubro 2013