Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Minhotos João Sousa, Jorge Ferreira e Bruno Gonçalves sagraram-se Campeões Nacionais de Trial Bike
Os atletas minhotos João Sousa, Jorge Ferreira e Bruno Gonçalves conquistaram em Santarém os títulos de Campeões Nacionais de Trial Bike nas categorias de elites, nível 3 e nível 1. Jorge Ferreira foi o único atleta a fazer o pleno nas provas de Trial Bike de 2013: Campeão Nacional, Campeão do Minho e vencedor do Open de Portugal.

Depois da realização do Campeonato do Minho (Fafe) e do Open de Portugal (Braga, Felgueiras e Penha), ambas as competições organizadas pela Associação do Ciclismo do Minho, o Trial Bike encerrou a época com a realização em Santarém, no Festival Bike, do Campeonato Nacional desta vertente do ciclismo.
O minhoto João Sousa, revalidou o título de Campeão Nacional vencendo na categoria de elites, deixando na segunda posição o seu irmão Daniel Sousa e na terceira José Sequeira, o Campeão do Minho em título e segundo classificado no Open de Portugal, competição ganha por Ivan Izquierdo e na qual João Sousa não foi além do terceiro lugar.
Jorge Ferreira (Sopedal.com) concluiu em Santarém uma época de êxitos juntando à conquista do Campeonato do Minho e do Open de Portugal a vitória no Campeonato Nacional em nível 3, ou seja, venceu todas as competições em que participou. Os restantes lugares do pódio em nível 3 também foram ocupadas por minhotos, nomeadamente por Mário Fonseca (Amigos da Montanha) em segundo e João Gomes (Sopedal.com) em terceiro, classificações que também alcançaram no Open de Portugal.
O vencedor no nível 2 foi Ricardo Simões, tal como tinha acontecido no Open de Portugal, mas não se sagrou Campeão Nacional, em virtude de não terem participado, pelo menos, três atletas nesta categoria.
Em nível 1, venceu o vila-verdense Bruno Gonçalves, terminando no segundo lugar Simão Sousa, vice-campeão do Minho e vencedor do Open de Portugal. Em terceiro lugar e com uma prestação a merecer registo classificou-se Diogo Ferreira (Sopedal.com), de apenas 8 anos e filho do Campeão Jorge Ferreira.
O Minho, berço do Trial Bike nacional, poderá acolher em 2014 o Campeonato Nacional de Trial Bike. A região acolheu anteriormente o primeiro Campeonato Nacional (2010), diversas provas da Taça de Portugal, o 1º Campeonato Regional do Minho e o Open de Portugal desta vertente do ciclismo. Recorde-se que o Open de Portugal de Trial Bike de 2013 se saldou num êxito e contribuiu não apenas para o desenvolvimento desta vertente do ciclismo e para o aumento do número de participantes como para a criação de um parque de Trial Bike permanente em Felgueiras, após o sucesso da etapa realizada naquela localidade. Com a concretização deste projeto será a segunda vez que eventos de Trial Bike organizados pela Associação de Ciclismo do Minho conduzem à criação de parques da modalidade, já tendo ocorrido situação idêntica em Guimarães após a realização do primeiro Campeonato Nacional (2010).
O Trial Bike é uma disciplina do ciclismo em que o fator principal é o equilíbrio e controlo da bicicleta em situações extremas.
O objetivo da competição é passar com a bicicleta por um percurso difícil e com obstáculos sinalizados, situados dentro de “zonas controladas” (secções), sem se poder tocar no solo com nenhuma parte do corpo e da bicicleta (exceto com os pneus), e dentro de um tempo estabelecido.

Actualizado em 20 Outubro 2013