Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Ivan Izquierdo conquistou na Penha o Open de Portugal de Trial Bike
Classificações e fotos aqui

Ivan Izquierdo conquistou na montanha da Penha o Open de Portugal de Trial Bike após a disputa da terceira e última prova que foi ganha pelo Campeão Nacional João Sousa. Os restantes vencedores da última etapa foram Jorge Ferreira (nível 3), Pedro Garcia (nível 2), Bruno Gonçalves (nível 1), Rui Perez (master), Selma Correia (promoção 1) e Pedro Sousa (promoção 2). Após a disputa de três provas e além de Ivan Izquierdo o Open de Portugal foi ganho por Susana Martins em femininos, Jorge Ferreira em nível 3, Ricardo Simões em nível 2, Simão Sousa em nível 1 e Rui Perez em master.

Sob a égide da Federação Portuguesa de Ciclismo, o Open de Portugal de Trial Bike foi organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, SoPedal.com e Bicicleta Clube de Felgueiras, integrando etapas em Braga, Felgueiras e na Penha (Guimarães).
O Open de Portugal de Trial Bike saldou-se num êxito e contribuiu não apenas para o desenvolvimento desta vertente do ciclismo e para o aumento do número de participantes como para a criação de um parque de Trial Bike permanente em Felgueiras, após o sucesso da etapa realizada naquela localidade. Recorde-se que com a concretização deste projeto será a segunda vez que eventos de Trial Bike organizados pela Associação de Ciclismo do Minho conduzem à criação de parques da modalidade, já tendo ocorrido situação idêntica em Guimarães após a realização do primeiro Campeonato Nacional (2010).
A prova da montanha da Penha foi disputada integralmente em zonas de obstáculos naturais junto ao Santuário a cujo esplendor se junta uma paisagem verdejante, fortemente pontuada pela imponência do granito e recantos singulares.
Com excelentes condições para a prática de diversas vertentes do ciclismo, a montanha da Penha - que se assume como o pulmão de Guimarães, com 60 hectares de área verde preservada, grutas, ermidas, miradouros, monumentos e um parque de campismo - esteve no centro da decisão do Open de Portugal de Trial Bike
A emoção e o espetáculo foram as tónicas dominantes da última prova do Open de Portugal com os atletas a proporcionarem um notável espetáculo desportivo.
O minhoto João Sousa, Campeão Nacional e vencedor da Taça de Portugal de 2012, venceu na categoria de elites, deixando na segunda posição o espanhol Ivan Izquierdo e na terceira o seu irmão Daniel Sousa. Nas contas finais do Open de Portugal sagrou-se vencedor Ivan Izquierdo, ocupando José Sequeira o segundo posto e João Sousa o terceiro.
O Campeão Minhoto Jorge Ferreira (Sopedal.com) foi o melhor em nível 3, terminando na segunda posição Mário Fonseca (Amigos da Montanha) e na terceira o José Anton (Stone Bike). Ao título de Campeão do Minho, Jorge Ferreira juntou agora a conquista do Open de Portugal, enquanto o segundo lugar foi ocupado por Mário Fonseca (Amigos da Montanha) e o terceiro por João Gomes (Sopedal.com).
No nível 2 a vitória na Penha foi de Pedro Garcia, seguindo-se na classificação Luís Araújo e Manuel Teixeira. Ricardo Simões foi o vencedor do Open de Portugal, ocupando as posições seguintes do pódio Vasco Carvalho e Manuel Teixeira.
Bruno Gonçalves foi o melhor em nível 1, enquanto Ruben Garcia Lopez terminou a prova em segundo e Simão Sousa em terceiro. Simão Sousa venceu a classificação geral do Open, à frente de Bruno Gonçalves e Ruben Garcia Lopez.
Rui Perez, que partiu com a vitória no Open de Portugal em master assegurada, somou nova vitória na Penha, enquanto Susana Martins, também ela vencedora do Open mas em femininos, acabou por não alinhar na última etapa apesar de ter marcado presença na Penha. Selma Correia venceu em promoção 1 e Pedro Sousa em promoção 2.
Refira-se que os prémios finais do Open de Portugal de Trial Bike, do Troféu Revelações ACM 2013 - Cision e dos Campeonatos e Taças Regionais do Minho serão entregues na Gala de Encerramento da Época Desportiva de 2013 em que também serão homenageados os atletas minhotos que se sagraram Campeões Nacionais em 2013 e que conquistaram resultados de relevo a nível internacional. Depois de Guimarães, Fafe, Viana do Castelo e Pevidém será agora a vez de Vila Nova de Famalicão (Casa das Artes) receber a Gala de Encerramento da ACM, estando a iniciada marcada para o dia 23 de novembro.
O Open de Portugal de Trial Bike contou com o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo, IPDJ, Câmara Municipal de Braga, Câmara Municipal de Felgueiras, Irmandade da Penha, Cision, Inoxtubo, Reclamos Vitória, Embalagens Gonçalves, PrefameCiclismo + TV (televisão oficial da ACM), Bike Magazine (revista oficial) e Plano Nacional de Ética no Desporto.
O Trial Bike é uma disciplina do ciclismo em que o fator principal é o equilíbrio e controlo da bicicleta em situações extremas.
O objetivo da competição é passar com a bicicleta por um percurso difícil e com obstáculos sinalizados, situados dentro de “zonas controladas” (secções), sem se poder tocar no solo com nenhuma parte do corpo e da bicicleta (exceto com os pneus), e dentro de um tempo estabelecido.
Berço do Trial Bike nacional, o Minho acolheu anteriormente o primeiro Campeonato Nacional (2010), diversas provas da Taça de Portugal e o 1º Campeonato Regional do Minho desta vertente do ciclismo.

Actualizado em 12 Outubro 2013