Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
João Sousa ganhou o Trial Bike de Felgueiras (Open de Portugal)
Classificações e fotos aqui

O Campeão Nacional de Trial Bike, o minhoto João Sousa, venceu o Trial Bike de Felgueiras, segunda prova do Open de Portugal de Trial Bike disputada na zona desportiva daquela localidade. Para além da categoria de elites ganha por João Sousa, a prova conheceu os seguintes vencedores: Susana Martins (femininas), Jorge Ferreira (nível 3), João Novais (nível 2), Bruno Gonçalves (nível 1), Rui Perez (master) e Selma Correia (promoção). A última etapa do Open de Portugal de Trial Bike será disputada no dia 12 de outubro na Penha (Guimarães).

Sob a égide da Federação Portuguesa de Ciclismo, o Open de Portugal de Trial Bike é organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, SoPedal.com e Bicicleta Clube de Felgueiras.
Depois da primeira etapa do Open de Portugal ter sido disputado em Braga debaixo de persistente chuva que dificultou bastante o desempenho dos participantes, a etapa de Felgueiras realizou-se numa tarde com bom tempo, proporcionando os atletas um excelente espetáculo desportivo com emoção e espetacularidade do princípio ao fim.
O êxito do Trial Bike de Felgueiras, localidade que acolheu pela primeira vez uma competição desta vertente do ciclismo, poderá conduzir à criação de um Parque de Trial em Felgueiras, aumentando-se deste modo a oferta desportiva na localidade e potenciando-se o desenvolvimento do Trial Bike. Recorde-se que, a concretizar-se o projeto, esta será a segunda vez que eventos de Trial organizados pela Associação de Ciclismo do Minho conduzem à criação de parques da modalidade, já tendo ocorrido situação idêntica em Guimarães após a realização do primeiro Campeonato Nacional.
Na etapa de Felgueiras do Open de Portugal de Trial Bike, João Sousa, Campeão Nacional e vencedor da Taça de Portugal de 2012, não deu hipóteses à concorrência e venceu de forma clara na categoria de elites, deixando na segunda posição o espanhol Ivan Izquierdo e na terceira o seu irmão Daniel Sousa. A classificação geral do Open de Portugal é liderada por Ivan Izquierdo, ocupando José Sequeira o segundo posto e João Sousa o terceiro, estando a vitória final por decidir.
A Campeã do Minho Susana Martins voltou a vencer em femininos, enquanto o também Campeão Minhoto Jorge Ferreira (Sopedal.com) foi o melhor em nível 3, terminando na segunda posição o seu colega de equipa João Gomes e na terceira Mário Fonseca (Amigos da Montanha).
No nível 2 a vitória em Felgueiras foi de João Novais, seguindo-se na classificação Ricardo Simões (líder da classificação geral) e Luís Araújo.
Bruno Gonçalves foi o melhor em nível 1, enquanto Ruben Garcia Lopez terminou a prova em segundo e Simão Sousa em terceiro, liderando este último a geral do Open. Rui Perez voltou a vencer em master e Selma Correia venceu em promoção.
Susana Martins e Rui Perez são os únicos atletas com vitória assegurada no Open de Portugal, respetivamente, em femininos e master, enquanto nas restantes categorias será a prova a disputar na Penha a determinar a classificação final.
O Open de Portugal de Trial Bike tem o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo, IPDJ, Câmara Municipal de Braga, Câmara Municipal de Felgueiras, Irmandade da Penha, Cision, Inoxtubo, Reclamos Vitória, Embalagens Gonçalves, Premafe, Ciclismo + TV (televisão oficial da ACM), Bike Magazine (revista oficial) e Plano Nacional de Ética no Desporto.
Depois de Braga e Felgueiras, o Open de Portugal de Trial Bike terminará no dia 12 de outubro na Penha - Guimarães, numa prova que terá início às 14 horas e que será aberta à participação de atletas das categorias de competição e de todos os interessados que poderão participar integrados na categoria de promoção.
O Trial Bike é uma disciplina do ciclismo em que o fator principal é o equilíbrio e controlo da bicicleta em situações extremas.
O objetivo da competição é passar com a bicicleta por um percurso difícil e com obstáculos sinalizados, situados dentro de “zonas controladas” (secções), sem se poder tocar no solo com nenhuma parte do corpo e da bicicleta (exceto com os pneus), e dentro de um tempo estabelecido.
Berço do Trial Bike nacional, o Minho acolheu anteriormente o primeiro Campeonato Nacional (2010), diversas provas da Taça de Portugal e o 1º Campeonato Regional do Minho desta vertente do ciclismo.

 

Actualizado em 6 Outubro 2013