Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Renato Ferreira, Carlos Rocha, Fábio Inácio e a Saertex Portugal / Edaetech / Lavarinhas sagraram-se Campeões Nacionais
Quatro títulos de Campeão Nacional, três de Vice-Campeão e quatro terceiros lugares é o excelente balanço da prestação de atletas e equipas do Minho no Campeonato Nacional de BTT Meia-Maratona e de Paraciclismo (Maratona) disputados na Vila da Palhaça, Oliveira do Bairro.

Depois dos notáveis resultados dos minhotos nos campeonatos nacionais de Cross Country e de Down Hill (4 títulos de Campeão Nacional, 7 de Vice-Campeão e 5 terceiros lugares) e no Campeonato Nacional de BTT Maratonas (3 títulos de Campeão Nacional, 3 de Vice-Campeão e 3 terceiros lugares), os atletas minhotos, na sua esmagadora maioria formados em clubes da Associação de Ciclismo do Minho (ACM), também averbaram excelentes resultados e conquistaram onze medalhas nos Campeonato Nacionais de Meia-Maratona e de Paraciclismo (XCM).
Renato Ferreira (elites), Carlos Rocha (master A) e a formação Saertex Portugal / Edaetech / Lavarinhas (equipas) alcançaram os títulos de Campeões Nacionais de BTT Meia-Maratona, enquanto Fábio Inácio conquistou o título nacional de BTT Maratonas em paraciclismo). Mónica Santos (elites), Rafael Assunção (sub 23) e Joaquim Sá (master C) sagraram-se Vice-Campeões Nacionais. No terceiro lugar do Campeonato Nacional de BTT Meia-Maratona classificaram-se os minhotos David Vaz (elites), Carlos Ramos (master A), Marina Leitão (master femininos) e Mário Fernandes (master B).
A Direção da Associação de Ciclismo do Minho felicitou, entretanto, os atletas minhotos e as suas equipas filiadas pelos resultados alcançados, expressando a sua satisfação e orgulho pelo desempenho dos atletas minhotos e realçando que os mesmos são um estímulo para o prosseguimento do trabalho no âmbito da formação dos jovens desportistas na região em que está inserida (distritos de Braga e Viana do Castelo).

A vitória na categoria de elites foi bastante renhida com Renato Ferreira (Saertex Portugal / Edaetech / Lavarinhas) a sentir forte oposição de Vítor Santos (Candibyke/Interdesign/Xarão) e de David Vaz (Saertex Portugal / Edaetech / Lavarinhas), segundo e terceiro classificados, a 6 e a 12 segundos. Natural de Guimarães, Marco Macedo (LivePlace by Palegessos / Bicicletas Santiago) terminou a corrida de elites em oitavo lugar.
Na prova de elites femininas, Vanessa Fernandes foi a vencedora com Mónica Santos (Saertex Portugal / Edaetech / Lavarinhas) a sagrar-se Vice-Campeão Nacional e Tânia Neves (Galitos Ciclismo/Teka/Madeivouga) a cortar a meta em terceiro.
Em sub 23 venceu Ricardo Marinheiro (individual), tendo Rafael Assunção (Saertex Portugal / Edaetech / Lavarinhas) conquistado o título de Vice-Campeão e Ricardo Carvalho (LivePlace by Palegessos/Bicicletas Santiago) terminado no terceiro degrau do pódio. A campeã de sub-23 foi Flávia Lopes.

O vianense Carlos Rocha (Saertex Portugal / Edaetech / Lavarinhas) alcançou o título nacional à frente de João Mariano (BTT Gardunha) e do seu colega de equipa Carlos Ramos com a diferença de tempo entre o primeiro e o quarto classificado a ser de apenas 3 segundos. Realce ainda para o oitavo lugar do barcelense Hélder Braga (Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact), o nono de João Barbosa (Famalicense Atlético Clube) e o 18º de Hugo Castro da equipa da Associação de Ciclismo do Minho Rodabike / ACRG / Gondomar.
Em veteranas venceu Juliana Lopes (BTT Seia) que concluiu a competição à frente de Ângela Gonçalves (BTT Gardunha) e de Marina Leitão (Saertex Portugal / Edaetech / Lavarinhas).
José Rosa (Ser e Parecer Team) foi o melhor master B, enquanto Fernando Duarte (CSRD Ota / Carb Boom / Anipura) foi segundo e Mário Fernandes, da equipa minhota Rodabike / ACRG / Gondomar, o terceiro. Destaque também para o 6º lugar do fafense Tierri Mendes) Haibike / Soniturismo / Bike World) e o 11º no vianense Vasco Sousa (Somamaratonas).
Em masters C impôs-se Celso Fernandes (Galitos Ciclismo/Teka/Madeivouga), alcançando-se o título de Vice-Campeão o vianense Joaquim Sá (ASC / Bike Zone) e o  terceiro lugar Manuel Costa (AVANÇA / Moreira Congelados / Topgel). O famalicense Benjamin Silva (Haibike / Soniturismo / Bike World) foi o 6º classificado.
Miguel Arsénio (Craks do Pedal/Município de Coruche) impôs-se entre os juniores, ao passo que no setor feminino desta categoria Ana Tomás (BTT Seia) foi a única participante.

O domínio da equipa minhota Saertex Portugal / Edaetech / Lavarinhas confirmou-se com a conquista do título de Campeã Nacional de Meia-Maratona, com vantagem confortável para as equipas LivePlace by Palegessos/Bicicletas Santiago e Somamaratonas, respetivamente, segunda e terceira classificadas.
No paraciclismo, Fábio Inácio (Saertex Portugal / Edaetech / Lavarinhas) deu seguimento ao domínio absoluto que vem demonstrando na classe D e juntou mais um título nacional ao palmarés.
Telmo Pinão (Efapel-Glassdrive) foi o mais forte na classe C2, Carlos Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) dominou em C5, enquanto Pedro Garcia (CSRD Ota/Carboom/Anipura) se sagrou campeão em C3 e José Castanheira (UD Lorvanense) em C4.
A competição de BTT Maratonas prossegue no dia 21 de setembro com a Maratona 5 Cumes - Barcelos (Taça de Portugal) seguindo-se, no dia 6 de outubro, a Maratona BTT do Gerês, terceira e última prova da Taça Regional do Minho de BTT Maratonas - Reclamos Vitória em que está prevista a inscrição nas habituais categorias de competição, de lazer e de paraciclismo.
 

Campeonato Nacional de Meia Maratona - Pódio Elites
Campeonato Nacional de Meia Maratona - Pódio Elites
Carlos Rocha (Campeão Nacional de Meia Maratona - Master A)
Renato Ferreira (Campeão Nacional de Meia Maratona - Elites)
Actualizado em 10 Setembro 2013