Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Minhotos David Ribeiro e Iúri Leitão sagraram-se Vice-Campeões Nacionais
Dois títulos de Vice-Campeão Nacional, dois quartos e três quintos lugares é o balanço da prestação de atletas e equipas do Minho nos Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada das categorias de cadetes, juniores e femininos disputados na Curia, concelho de Anadia.

Depois dos bons resultados ao longo da época desportiva, os atletas minhotos, na sua esmagadora maioria formados em clubes da Associação de Ciclismo do Minho (ACM), também tiveram boas prestações no Campeonato Nacional de Fundo para juniores, cadetes e todas as categorias femininas.
David Ribeiro (juniores) e Iúri Leitão (cadetes) sagraram-se Vice-Campeões Nacionais, enquanto Mónica Santos (elites femininas) e Diana Ferreira (cadetes) alcançaram o quarto lugar e Ilda Pereira (elites femininas), Liliana Lopes (master femininas) e António Barradas (juniores) terminaram o nacional na quinta posição.
A Direção da Associação de Ciclismo do Minho felicitou, novamente, os atletas minhotos e as suas equipas filiadas pelos resultados alcançados em mais um Campeonato Nacional, manifestando a sua satisfação e orgulho pelo desempenho dos atletas minhotos, ao mesmo tempo que realçou serem os mesmos um estímulo para o prosseguimento do trabalho no âmbito da formação dos jovens atletas na região em que está inserida (distritos de Braga e Viana do Castelo).


Na corrida de atribuição do título nacional de juniores, ganha por César Martingil (CC José Maria Nicolau), o famalicense David Ribeiro (Liberty Seguros/Feira/KTM) sagrou-se Vice-Campeão Nacional, terminando a prova a 23 segundos do vencedor e à frente de Miguel Amorim (CC Bairrada) que chegou à meta quase um minuto depois do vencedor. Dos atletas minhotos destaque ainda para o 5º lugar de António Barradas (Seissa / ACR Roriz / Martias & Araújo / Frulact), o 19º do vimaranense José Silva (Escola de Ciclismo Carlos Carvalho), o 22º do famalicense João Fernandes (Centro Ciclista de Barcelos / AFF Electrodomésticos / Orbea), o 26º de Nuno Montanha (Seissa / ACR Roriz / Martias & Araújo / Frulact) e o 30º lugar de Pedro Gouveia (Centro Ciclista de Avidos / Metalização A. Lemos, Lda).


A discussão do Campeonato Nacional de Cadetes deu-se ao sprint com Filipe Rocha (Liberty Seguros/Feira/KTM) a superiorizar-se a um grupo muito restrito de corredores. O minhoto Iúri Leitão (Tensai – Santa Marta), cadete de primeiro ano que chegou a liderar a classificação da juventude na recente Volta a Portugal de Cadetes, sagrou-se Vice-Campeão Nacional na sua categoria, concluindo a corrida à frente de Daniel Viegas (CC José Maria Nicolau). André Carvalho (Escola de Ciclismo Carlos Carvalho), vencedor da segunda etapa da Volta a Portugal de Cadetes e sexto na classificação geral individual, terminou a corrida do Campeonato Nacional em 8º lugar enquanto o também famalicense Álvaro Ferreira (Centro Ciclista de Barcelos / AFF Electrodomésticos / Orbea), vencedor da camisola azul da Volta a Portugal, chegou à meta na 11ª posição, integrado no pelotão. Também no pelotão, concluíram a prova os minhotos Fábio Silva (Centro Ciclista de Avidos / Metalização A. Lemos, Lda), vencedor da camisola da juventude na Volta a Portugal, em 12º, Daniel Gonçalves (Seissa / ACR Roriz / Martias & Araújo / Frulact) em 27º e Diogo Ferreira (Tensai – Santa Marta) em 31º.


A prova de elites femininas foi ganha por Celina Carpinteiro (Ouribike/Ouriquense) que terminou com o mesmo tempo da segunda classificada, Daniela Reis (ACD Milharado), enquanto Ester Alves (CDC Navais/Póvoa de Varzim) ocupou o terceiro lugar do pódio. As minhotas Mónica Santos (Saertex Portugal / Edaetech / Lavarinhas) e Ilda Pereira (BTT Torcatense) concluíram o Campeonato Nacional, respetivamente, na quarta e quinta posições.
Em cadetes, a bracarense Diana Ferreira (CDC Navais - Póvoa de Varzim) foi a quarta classificada, numa corrida ganha por Beatriz Lopes (Ouribike/Ouriquense) e em que Andreia Alves (ACD Milharado) foi segunda e Soraia Silva (Anicolor) a terceira.


Em veteranas, Teresa Fernandes (Clube Xelb) sagrou-se campeã nacional, tendo a colega de equipa Elisete Sousa sido segunda e Célia Vieira (UC Leiria/Plastidom) a terceira classificada. Campeã Regional do Minho de BTT Maratonas, as atleta de Ponte de Lima Liliana Lopes (ASC – Vila do Conde) concluiu o Campeonato Nacional em quinto lugar e Ana Carvalho (Saertex Portugal / Edaetech / Lavarinhas) em sexto.
Ana Silvestre (BTT Seia) venceu em juniores, seguida da colega de equipa Ana Tomás e de Ana Inácio (Ouribike/Ouriquense).

Campeonato Nacional de Ciclismo de Estrada 2013 - Pódio Juniores
Campeonato Nacional de Ciclismo de Estrada 2013 - Pódio Cadetes
Campeonato Nacional de Ciclismo de Estrada 2013 - Pódio Cadetes
Actualizado em 27 Agosto 2013