Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Cerca de três centenas de jovens no 38º Circuito de Santa Marta de Portuzêlo
Classificações e fotos aqui

Cerca de três centenas de jovens atletas participaram no 38º Circuito de Ciclismo de Santa Marta de Portuzêlo, prova destinada às categorias de benjamins, iniciados, infantis, juvenis, cadetes e juniores. Rui Oliveira e Ana Azenha venceram em juniores, Pedro Preto e Diana Ferreira em cadetes, Bruno Machado e Jéssica Costa em juvenis, César Costa e Mariana Almeida em infantis, João Martins e Beatriz Roxo em iniciados e Luís Correia e Ana Monteiro em benjamins.

Organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzêlo, a clássica prova de ciclismo - por onde tem desfilado grandes nomes do passado e do presente da modalidade e jovens promessas do ciclismo - foi presenciada por muito público que aplaudiu e incentivou entusiasticamente os jovens atletas.
Pontuável para o Troféu Revelações ACM 2013 - Cision, a prova decorreu num ambiente de grande desportivismo, com momentos de grande espetacularidade e emoção, contando com a presença, entre outros, de Ana Azenha, Campeã Nacional de Pista em várias especialidades e vencedora da Taça de Portugal Femininas Ciclismo a Fundo 2013.
 
Na categoria de juniores, a vitória foi discutida ao sprint sendo mais forte no risco de meta Rui Oliveira (Escola de Ciclismo Venceslau Fernandes), relegando para o segundo posto o irmão gémeo Ivo Oliveira (Escola de Ciclismo Venceslau Fernandes), acabado de chegar dos mundiais de pista em Glasgow, onde conseguiu a medalha de bronze, na vertente de perseguição, e, no terceiro lugar classificou-se o galego Cristian Perez (Iturribero C.D.C.). Coletivamente a Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel venceu na categoria de juniores, deixando na segunda posição a formação espanhola Cambre C.C. e na terceira a Liberty Seguros / Feira / KTM.
 
Em Cadetes, foi outro ciclista da equipa Escola de Ciclismo Venceslau Fernandes a vencer o 38º Circuito de Santa Marta de Portuzêlo. Pedro Preto bateu ao sprint toda a concorrência e relegou para a segunda posição o ciclista da casa Iúri Leitão (Tensai / Santa Marta), no terceiro posto classificou-se Filipe Rocha (Liberty Seguros / Feira / KTM). Por equipas o triunfo foi da Liberty Seguros / Feira / KTM, seguida da formação da Tensai / Santa Marta e da Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel.
Nos juvenis, tal como sucedido dias antes no Prémio de Ciclismo de Rendufe e 28.º Circuito de Barcelos, a vitória final foi de Bruno Machado (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) que deixou nas posições seguintes Pedro Teixeira (Vitória / A.S.C. / Real Objetiva) e João Costa (C.C. Barcelos / AFF Electrodomésticos / Orbea).
 
César Costa (CRC / Afacycles / Vegas Cosmetics), em infantis, venceu ao sprint os 4,5 quilómetros do 38º Circuito de Santa Marta de Portuzêlo, classificando-se em segundo o colega de equipa Pedro Sampaio e em terceiro João Martins (C.C. Barcelos / AFF Electrodomésticos / Orbea).
Na prova de destreza de iniciados venceu João Martins (Escola de Ciclismo Arca de Noé - Gaia), ficando nas posições imediatas a dupla que veio da Galiza em representação do C.C. El Rosal, Yasir Silva e Luís Dias, segundo e terceiro classificados, respetivamente.
Ainda na prova de destreza mas da categoria de benjamins, o melhor foi Luís Correia (C.C. Marco / Escola Poeta José Monteiro), classificando-se em segundo e terceiro lugar outra dupla da formação Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel, Tomás Gaspar e José Silva.
 
A classificação coletiva dos escalões de escolas foi ganha pela Silva & Vinha / ADRAP / Sentir, seguida da Escola de Ciclismo Arca de Noé - Gaia e da Tensai / Santa Marta.
 
O 38º Circuito de Santa Marta de Portuzêlo contou com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Tensai, Auto Rabal, M.Rabal, Cision, Auto Rodolima, Lda., AutOliveira, ViaByke, Eugénia Lopes & Filhos, Lda - Distribuidor oficial CocaCola, Reclamos Vitória, Cruz Vermelha Portuguesa e Ciclismo a Fundo (revista oficial).

A próxima prova para os escalões de escolas organizada pela Associação de Ciclismo do Minho será o Prémio "Fafe - Sala de Visitas do Minho" (14 de setembro), encerrando a época de ciclismo de estrada de 2013 no dia 21 de setembro com o 6º Troféu Carlos Carvalho (Vila Nova de Famalicão). 

Actualizado em 15 Agosto 2013