Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Minhotos em destaque na Volta a Portugal de Cadetes
Os ciclistas minhotos Álvaro Ferreira e Fábio Silva conquistaram as camisolas azul (montanha) e branca (juventude) da 6º Volta a Portugal de Cadetes. Fábio Silva terminou no quarto lugar da classificação geral individual e André Carvalho, que venceu a segunda etapa e andou de amarelo, em sexto.

No decurso das três etapas cujos finais coincidiram com os locais de chegada de etapas da 75ª Volta a Portugal em Bicicleta, os ciclistas e clubes da Associação de Ciclismo do Minho estiveram em evidência.
Nas contas finais, o famalicense Álvaro Ferreira (Centro Ciclista de Barcelos / AFF Electrodomésticos / Orbea) conquistou a camisola azul, símbolo da liderança do Prémio da Montanha, classificação em que o conterrâneo André Carvalho (equipa mista: EC Venceslau Fernandes/Escola de Ciclismo Carlos Carvalho) ficou em segundo lugar.
Fábio Silva (Centro Ciclista de Avidos / Metalização A. Lemos, Lda.), também ele de Vila Nova de Famalicão, foi o melhor ciclista cadete de primeiro ano, vencendo a camisola branca da juventude, tendo Diogo Ferreira (Tensai – Santa Marta) terminado em quarto lugar. Na classificação final por pontos (camisola verde), André Carvalho foi o 4º classificado, Álvaro Ferreira o 9º e Fábio Silva o 11º.
Fábio Silva foi o melhor minhoto na classificação geral individual (camisola amarela), terminando a 6ª Volta a Portugal de Cadetes no quarto lugar, enquanto André Carvalho foi 6º, Álvaro Ferreira 10º e Diogo Ferreira o 16º.
A primeira etapa da Volta a Portugal de Cadetes (Figueira da Foz a Aveiro, 59,6 Kms) foi ganha por Francisco Campos (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) que vestiu a primeira camisola amarela da competição.
No dia seguinte, o famalicense André Carvalho (EC Venceslau Fernandes/Escola de Ciclismo Carlos Carvalho), neto do vencedor da Volta a Portugal de 1959, Carlos Carvalho, venceu isolado a segunda etapa da competição, ao longo de 67,4 quilómetros, entre a Trofa e o Alto de Santa Luzia, Viana do Castelo.
O corredor minhoto recorreu aos seus dotes de trepador para se distanciar da concorrência, atacando na subida para a meta, que coincidia com uma contagem de montanha de terceira categoria. “Foi uma vitória muito difícil, pois a etapa foi outra vez corrida com muito vento e houve algumas quedas na fase inicial. Estou nesta volta com uma equipa mista, porque temos poucos elementos, e não foi fácil controlar a corrida. Felizmente entrei na subida em condições de discutir a vitória e ataquei na rampa mais dura, que já conhecia porque vim cá treinar antes da Volta”, explicou André Carvalho, vencedor da Volta a Portugal de Cadetes em 2012 e que parece revelar o mesmo gene de trepador que permitiu ao avô conquistar a Volta a Portugal em 1959 e ser rei da montanha em cinco ocasiões.
Para a última etapa (Terras de Bouro a Fafe, 69,1 Kms), André Carvalho partiu com 13 segundos de vantagem para o segundo classificado mas não conseguiu resistir aos ataques da concorrência e, sem equipa capaz de defender a liderança, acabou a prova no sexto lugar da geral individual. Tiago Antunes (CC José Maria Nicolau) foi o vencedor da 6ª Volta a Portugal de Cadetes.

Álvaro Ferreira (CC Barcelos/AFF Electrodomésticos/Orbea) - Vencedor do Prémio da Montanha
Fábio Silva (CC Avidos / Metalização A. Lemos, Lda.) - Vencedor do Prémio da Juventude
André Carvalho (ECVF / Escola de Ciclismo Carlos Carvalho) - Vencedor da segunda etapa
ECVF / Escola de Ciclismo Carlos Carvalho (equipa mista)
Centro Ciclista de Barcelos / AFF Electrodomésticos / Orbea
Tensai - Santa Marta
Seissa / A.C.R.Roriz / Matias & Araújo / Frulact
Actualizado em 12 Agosto 2013