Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Rui Lavarinhas, Nuno Inácio e a Saertex Portugal / Edaetech / Lavarinhas sagraram-se Campeões Nacionais de BTT Maratonas
Três títulos de Campeão Nacional, três de Vice-Campeão e três terceiros lugares é o excelente balanço da prestação de atletas e equipas do Minho no Campeonato Nacional de BTT Maratonas (XCM) disputado em Aveiro.

Depois do notável resultado dos minhotos nos campeonatos nacionais de Cross Country e de Down Hill (4 títulos de Campeão Nacional, 7 de Vice-Campeão e 5 terceiros lugares), os atletas minhotos, na sua esmagadora maioria formados em clubes da Associação de Ciclismo do Minho (ACM), também averbaram excelentes resultados e conquistaram nove medalhas no campeonato nacional de BTT Maratonas.
Nuno Inácio (master A), Rui Lavarinhas (master B) e a equipa Saertex Portugal / Edaetech / Lavarinhas (absolutos) alcançaram os títulos de Campeões Nacionais de BTT - XCM, enquanto David Vaz (elites), Carlos Lima (master C) e novamente a equipa Saertex Portugal / Edaetech / Lavarinhas (master) se sagraram Vice-Campeões Nacionais. No terceiro lugar do Campeonato Nacional de BTT Maratonas classificaram-se os minhotos Davide Machado (elites), Mónica Santos (elites) e Carlos Rocha (master A). A supremacia da equipa de Viana do Castelo Saertex Portugal / Edaetech / Lavarinhas voltou a evidenciar-se não apenas com os lugares do pódio mas também com o título coletivo que revalidou em absolutos e com o segundo lugar em master.
A Direção da Associação de Ciclismo do Minho felicitou, entretanto, os atletas minhotos e as suas equipas filiadas pelos resultados alcançados em mais um Campeonato Nacional, expressando a sua satisfação e orgulho pelo desempenho dos atletas minhotos e realçando que os mesmos são um estímulo para o prosseguimento do trabalho no âmbito da formação dos jovens atletas na região em que está inserida (distritos de Braga e Viana do Castelo).


Na categoria de elites, o vencedor foi Tiago Ferreira (Bicicletas Esteve), tendo o vianense David Vaz (Saertex Portugal/Edaetech/Lavarinhas) conquistado o título de Vice-Campeão Nacional. Natural da Póvoa de Lanhoso, Davide Machado (BTT Seia) ocupou o terceiro lugar do pódio, realçando-se ainda o nono lugar de Renato Ferreira (Saertex Portugal/Edaetech/Lavarinhas). Campeão Nacional em 2012 na categoria de Veteranos e Campeão do Minho em título em elites, o famalicense José Rodrigues (Haibike/Soniturismo/Bikeworld) não concluiu a prova.
A prova feminina assistiu à revalidação do título de Campeã Nacional por parte de Celina Carpinteiro (BTT Loulé/BPI), terminando em segundo Tânia Neves (Galitos Ciclismo/Teka/Madeivouga) e em terceiro Mónica Santos (Saertex Portugal/Edaetech/Lavarinhas). Ana Gonçalves (Campeã do Minho) e Patrícia Almeida, ambas da formação de Viana do Castelo, chegaram ao fim da Maratona, respetivamente, em quarto e sétimo lugares.
Nuno Inácio, da equipa famalicense Haibike/Soniturismo/Bike World, impôs-se entre os masters 30 vencendo o Campeonato Nacional com vantagem folgada para o segundo classificado, Nuno Vicente (BTT Seia). O vianense Carlos Rocha (Saertex Portugal/Edaetech/Lavarinhas) assegurou o terceiro lugar do pódio, enquanto Francisco Anjos (Team BTT Clube de Chaves), natural de Guimarães e Vice-Campeão Nacional em 2013 de Cross Country, concluiu a prova em sexto lugar e Carlos Ramos (Saertex Portugal/Edaetech/Lavarinhas), Campeão do Minho de Maratonas, em nono.


Rui Lavarinhas (Saertex Portugal/Edaetech/Lavarinhas), Campeão do Minho de Maratonas em 2013, venceu na categoria de master B juntando ao seu vasto palmarés mais um título de Campeão Nacional. José Rosa (Ser e Parecer – Team) terminou em segundo e Fernando Duarte CSRD Ota/CArb Boom/Ani) em terceiro, destacando-se também o quinto lugar alcançado pelo fafense Tierri Mendes (Haibike/Soniturismo/Bike World).
Adelino Cruz (BTT Loulé/BPI) venceu em master C, sagrando-se Vice-Campeão Nacional o vianense Carlos Lima (individual) que em 2013 ganhou o campeonato do Minho de maratonas disputado em Vila Nova de Famalicão. Os vianenses Joaquim Sá (ASC / Bike Zone) e Domingos Rufo (Saertex Portugal/Edaetech/Lavarinhas) terminaram a prova, respetivamente, em sétimo e nono lugares, realçando-se ainda em master C o desempenho de António Melo (Saertex Portugal/Edaetech/Lavarinhas) que terminou em 11º e do famalicense Benjamin Silva (Haibike/Soniturismo/Bike World) em 13º.
Filipa Fernandes (BTT Seia) ganhou em masters femininas, ocupando as restantes posições do pódio Teresa Fernandes (Clube XELB) e Carla Cabral (individual). Em quinto lugar classificou-se a bi-Campeã do Minho de BTT Maratonas Marina Leitão (Saertex Portugal/Edaetech/Lavarinhas), em sexto a barcelense Raquel Marques (Velo Clube de Bragança), em oitavo Ana Carvalho (Saertex Portugal/Edaetech/Lavarinhas) e em décimo a atleta de Ponte de Lima Liliana Lopes (ASC / Bike Zone) que este ano ficou em terceiro no nacional de Cross Country.
A Saertex Portugal/Edaetech/Lavarinhas foi a melhor equipa da competição revalidando o título de Campeã Nacional. Na classificação coletiva de master, o BTT Seia ficou em primeiro, a Saertex Portugal/Edaetech/Lavarinhas em segundo e o BTT Loulé / BPI em terceiro. A formação Haibike/Soniturismo/Bike World concluiu o nacional no quinto posto.


A competição de BTT Maratonas prossegue no dia 4 de agosto com a realização da Maratona BTT de Guimarães - Cidade Europeia do Desporto, iniciativa integrada na Taça Regional do Minho de BTT Maratonas - Reclamos Vitória e na programação de “Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto”. A iniciativa também se destina a praticantes desportivos informais que participam em atividades numa perspetiva de lazer, estando previstos percursos de Meia-Maratona e de Maratona.

Campeonato Nacional BTT XCM 2013 - Pódio Elites masculinos
Campeonato Nacional BTT XCM 2013 - Pódio Elites Femininas
Campeonato Nacional BTT XCM 2013 - Pódio Master A
Campeonato Nacional BTT XCM 2013 - Pódio Master B
Campeonato Nacional BTT XCM 2013 - Pódio Equipas
Actualizado em 21 Julho 2013