Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Mais de mil participantes no Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal - Guimarães Cidade Europeia do Desporto
Fotos aqui
Video Ciclismo +TV aqui

Mais de mil participantes marcaram presença no Passeio de Bicicleta “Dia Um de Portugal” promovido pela Associação de Ciclismo do Minho no âmbito de “Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto”. A iniciativa em que o Comité Olímpico de Portugal assinalou o Dia Olímpico saldou-se num êxito.

Aliando o desporto e a cultura, o Passeio de Bicicleta "Dia Um de Portugal" pretendeu incentivar a prática desportiva e assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede de 1128 que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".
José Manuel Constantino, Delmino Pereira, Cândido Barbosa, Tiago Machado, Rui Lavarinhas, José Mendes, Palatsi, Adriano Paço, Ricardo Ribas, o jornalista da RTP Manuel Fernandes Silva, Dimitre Nikolov, José Rodrigues, Marino Fonseca, Ana Rita Vigário, Isabel Caetano, Ilda Pereira, José Luís Galdamez, Mário Miranda, Francisco Oliveira e José Fernandes, entre outros, foram algumas das presenças.
 A iniciativa da Associação de Ciclismo do Minho foi de participação gratuita, tendo os participantes recebido um diploma olímpico e uma t-shirt oficial de Guimarães 2013 oferecida pela Liberty Seguros. Na edição deste ano foram preparados dois percursos de dificuldade baixa (passeio e mini passeio), procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física. Com partida junto ao Estádio D. Afonso Henriques, o percurso inicial do Passeio Dia Um de Portugal foi efetuado no Centro Histórico de Guimarães pelos dois grupos de inscritos (Passeio e Mini Passeio).
O músico Marco Araújo, do Projeto Partilha, atuou ao vivo no Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal e disponibilizou no site da ACM (aqui) três temas originais para download gratuito. Os mais jovens também tiveram à disposição circuitos de bicicletas “RadicalPark by Specialized”.
Antes da partida, o Presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, leu para todos os participantes, a mensagem enviada pelo Presidente do Comité Olímpico Internacional onde se exultava o carácter universal do Olimpismo. "É uma celebração abrangente que atrai participantes independentemente da idade, género ou aptidão para o Desporto. É um dia que oferece os valores do Olimpismo e a alegria do Desporto às comunidades de todo o Mundo. É, também, uma grande oportunidade para envolver a juventude no Desporto. Esta é a beleza do Dia Olímpico - não importa a forma como é celebrado desde que ajude as pessoas a moverem-se, a aprenderem ou a descobrirem através do Desporto".
Embora maioritariamente provenientes de várias freguesias do concelho de Guimarães, o Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal registou a presença de participantes oriundos das localidades de Amares, Barcelos, Braga, Cantanhede, Celorico de Basto, Ermesinde, Fafe, Felgueiras, Gondomar, Leiria, Lousada, Maia, Marco de Canavezes, Matosinhos, Mogadouro, Mondim de Basto, Oliveira de Azeméis, Paços de Ferreira, Paredes, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Porto, Póvoa de Lanhoso, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, São João da Madeira, São Mamede de Infesta, Viana do Castelo, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia, Vila Real, Vila Verde e Vizela.
Aquando do Passeio foi promovida uma ação de recolha de bicicletas usadas no âmbito do projeto "Bicicleta Inclusiva" que visa formar jovens com deficiência mental e outras pessoas com baixas qualificações e/ou desempregados de longa duração para a reutilização de bicicletas. A recolha de bicicletas usadas será realizada no âmbito da iniciativa "Bicicleta Inclusiva" (na qual a Associação de Ciclismo do Minho é entidade parceira) promovida pela Desincoop no contexto do projeto de experimentação social LUCUS. Enquanto entidade coordenadora do LUCUS em Portugal, a Desincoop desenvolve um conjunto de ações, em parceria com outras organizações locais, com o objetivo de encontrar nichos de emprego ou ocupação remunerada para pessoas em especial situação de vulnerabilidade.
Evento oficial de Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto, o Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal contou com os seguintes apoios: Federação Portuguesa de Ciclismo, IPDJ, Liberty SegurosCision, Inoxtubo, Reclamos Vitória, RadicalPark, Ford - Hermotor, Bikezone, Rui Jorge - FotografiaEnfcare - Serviços de Enfermagem, Lda., SoPedal.com, TrilhosBike, Ima Extreme, Casa Mizé, MotoFundador, Vitrus Ambiente, CP - Comboios de Portugal, Ciclismo + TV (televisão oficial da ACM), Ciclismo a Fundo (revista oficial) e Plano Nacional de Ética no Desporto.

 

 

Video Ciclismo + TV 

 

 

 

 

 

Actualizado em 24 Junho 2013