Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Rui Carvalho venceu o 11º Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves - Taça de Portugal de Juniores
Classificações e fotos aqui
Video Ciclismo +TV aqui

Rui Carvalho venceu o 11º Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves, quarta etapa da Taça de Portugal de Juniores disputada em Palmeira (Braga).

O 11º Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves foi organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, com o patrocínio da Junta de Freguesia de Palmeira, tendo registado a presença de muito público ao longo de todo o percurso. Com início no Centro Cívico e chegada junto à igreja de Palmeira, a prova de homenagem a Peixoto Alves, vencedor da Volta a Portugal de 1965, contou à partida com a presença de 114 corredores.
Rui Carvalho (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) venceu a quarta prova da Taça de Portugal de Juniores, concluindo isolado os 86,2 quilómetros da prova. César Martingil (CC José Maria Nicolau) manteve o primeiro posto na geral da Taça de Portugal.
O ciclista da equipa penafidelense deixou todos os rivais para trás para conquistar um triunfo em solitário, cortando o risco de meta com 2h12m46s, tendo pedalado à média de 40,673 km/h. Paulo Silva (Liberty Seguros/Feira/KTM) foi o segundo classificado, a 16 segundos, e Nelson Silva (CC Bairrada) fechou o pódio, a 21 segundos do vencedor. Por equipas impôs-se a Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel.
As cinco metas volantes do 11º Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves - Taça de Portugal de Juniores foram ganhas por Tiago Machado (Alcobaça CC / Crédito Agrícola), João Fernandes (CC Barcelos/AFF Electrodomésticos/Orbea), Rui Carvalho (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel), Ivo Silva (Liberty Seguros / Feira / KTM) e Paulo Silva Liberty Seguros / Feira / KTM).
César Martingil partiu para esta corrida no comando da Taça de Portugal, com uma vantagem confortável de 73 pontos sobre David Ribeiro (Liberty Seguros/Feira/KTM). No entanto, a correr na região minhota, de onde é natural, o ciclista da equipa feirense conseguiu diminuir a diferença para o corredor da formação ribatejana. David Ribeiro foi o quinto classificado e Martingil foi o nono.
Quando falta apenas uma prova para encerrar as contas da Taça de Portugal de Juniores, César Martingil lidera com 230 pontos, mais 53 do que David Ribeiro, que continua no segundo lugar da geral. O terceiro é Nelson Silva (CC Bairrada), a 65 pontos do primeiro.
A Taça de Portugal de Juniores termina no dia 30 de junho com uma prova a disputar na região de Aveiro.
O 11º Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves - Taça de Portugal de Juniores teve o patrocínio da Junta de Freguesia de Palmeira e o apoio das seguintes entidades: IPDJCisionReclamos VitóriaCiclismo a Fundo (revista oficial), Ciclismo + TV (televisão oficial da ACM), Bombeiros Voluntários de Braga e do comércio e indústria local.
João Peixoto Alves, natural de Palmeira (Braga), nasceu a 23 de Maio de 1941 e iniciou a sua atividade no ciclismo, como popular, no Futebol Clube do Porto.
Posteriormente representou o C. C. Aldoar e o Benfica, onde se tornou conhecido como um dos melhores ciclistas portugueses. A sua carreira como profissional iniciou-se em 1960 e terminou em 1966, quando se retirou, com 25 anos, deixando um lugar difícil de preencher no ciclismo e no Benfica.
Ao longo da carreira desportiva disputou 171 provas, tendo ganho 22. Conquistou os títulos de Campeão Nacional e Regional de Rampa, no último caso por quatro vezes.
Vencedor da Volta a Portugal de 1965, alcançou ainda dois segundos e um terceiro lugares na importante competição. Na prova “rainha” do ciclismo português ganhou ainda 9 etapas, foi portador da camisola amarela em 23 e ganhou o Prémio da Montanha e a Classificação por Pontos no ano de 1963.
Participou na Volta a França do Futuro em 1963 (7º na geral e 2º na Montanha) e em 1964, tendo ainda participado na Volta à Espanha (1962, 1963 e 1965), na Volta a S. Paulo (1962 e 1966), na Volta à Catalunha (1965) e no Campeonato do Mundo (1965 e 1966).
 

  • • Cartaz (pdf)
  • • Percurso
Actualizado em 14 Maio 2013